LIVROS EXAME DE ARTILHEIROS (1744) E EXAME DE BOMBEIROS (1748): alguns problemas relacionados com Os Elementos de Euclides
Palavras-chave:
Exame de Artilheiros, Exame de Bombeiros, Os Elementos, Alpoim, História da MatemáticaResumo
Este trabalho tem como objetivo apresentar os resultados de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) denominado “Livros Exame de Artilheiros (1744) e Exame de Bombeiros (1748): alguns problemas relacionados com Os Elementos de Euclides”. O TCC foi parte da pesquisa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) denominado “Problemas geométricos da História da Matemática em livros didáticos”, realizado pelo Grupo de Pesquisa História da Matemática e Educação Matemática da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Dentro dos contextos de História da Matemática e História da Educação Matemática, foram abordados os livros didáticos Exame de Artilheiros (1744) e o Exame de Bombeiros (1748), ambos de José Fernandes Pinto Alpoim (1700 – 1765), buscando identificar o uso da Geometria e as possíveis relações dessas obras com Os Elementos de Euclides. Apresentaremos brevemente sobre a vida de Alpoim, suas obras e alguns problemas encontrados nos livros de Alpoim que fazem menções ou que possuem conexões com a obra de Euclides. Os resultados alcançados foram de grande valia, pois visa estreitar as relações da História da Matemática em livros didáticos. Salienta-se que alguns dos problemas apresentados foram encontrados em outros trabalhos como o de Meneses (2007) e alguns problemas foram traduzidos pelos próprios autores.
Downloads
Referências
ALPOIM, J. F. P. Exame de Artilheiros, 1744. Reprodução fac-similiar, Rio de Janeiro: Xerox, 1987.
ALPOIM, J. F. P. Exame de Bombeiros. Madri: Officina de Francisco Martinez Abad, 1748.
AMATI, W. M. A contribuição de José Fernandes Pinto Alpoim no ensino das técnicas aplicadas a Geometria e a ciência no Exame de Bombeiros. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). São Paulo, 2010. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/bitstream/handle/13232/1/Wladimir%20Mendes%20Amati.pdf. Acesso em: 15 dez. 2022.
EUCLIDES. Os Elementos. Tradução e introdução de Irineu Bicudo. Editora UNESP. São Paulo, 2009.
GOULART, Thais Maria Barbosa. Os “Elementos” de Euclides visitam o ensino fundamental: análise de tarefas matemáticas pautadas na história da matemática e desenvolvidas no software GeoGebra. 198 f. 2020. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2020.
JULIANI, F. Análise Matemática do Exame de Bombeiros (José Fernades Pinto Alpoim). VIII Seminário Nacional de História da Matemática, 2009. Belém, Pará. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/309458993_Analise_Matematica_do_Exame_de_Bombeiros_Jose_Fernades_Pinto_Alpoim. Acesso em: 15 dez. 2022.
MENESES, R. S. Uma história da geometria escolar no Brasil: de disciplina a conteúdo de ensino. Dissertação de Mestrado em Educação Matemática. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.
MONTEIRO, I. A. O desenvolvimento histórico do ensino de Geometria no Brasil. Universidade Estadual paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Instituto de Biociências exatas. Unesp – SP, 2015.
PIVA, T. C. C.; SANTOS, N. P. O brigadeiro José Fernandes Pinto Alpoim: o cálculo do número de balas de canhão empilhadas na obra Exame de Artilheiros. Revista Brasileira de História da Matemática. Vol. 11, n° 21, p. 107-120. Março, 2011. Disponível em: https://rbhm.org.br/index.php/RBHM/article/view/138/122. Acesso em: 15 dez. 2022.
SENA, R. M.; DORNELES, B. V. Ensino de geometria: rumos da pesquisa (1991-2011). Revista Revemat, Florianópolis, v. 08, n. 1, p. 138-155, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/1981-1322.2013v8n1p138/25095. Acesso em: 15 dez. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Anais - Seminário Nacional de História da Matemática
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.