UMA SITUAÇÃO DIDÁTICA ENVOLVENDO O TABULEIRO DE XADREZ DE JOHN NAPIER PARA O ENSINO DE MULTIPLICAÇÃO

Autores

Palavras-chave:

Tabuleiro de Xadrez, Teoria das Situações Didáticas, Didática Matemática, Multiplicação, História da Matem´´atica

Resumo

na proposta da construção de uma interface entre a História da Matemática e o ensino, objetivamos neste estudo realizar uma proposta de situação didática voltada para a formação de professores de matemática, envolvendo a manipulação da operação de multiplicação no instrumento matemático Tabuleiro de Xadrez, de John Napier, o qual tem sua descrição no tratado Rabdologiae, publicado no século XVII. Para isso, fizemos uso metodológico das fases dialéticas da Teoria das Situações Didáticas (TSD), de Brousseau, especificamente das etapas “adidáticas”, que proporcionam aos professores uma posição mais crítica em relação à situação problema, contribuindo para uma compreensão de ordem epistemológica e matemática, proposta pela interface. Dessa forma, a articulação entre a TSD e a interface pode contribuir para o estudo das possíveis potencialidades didáticas que emergem da manipulação do Tabuleiro de Xadrez no cálculo da operação de multiplicação, como conceitos de progressão geométrica (PG), conversões binárias, manipulação da adição presente na multiplicação, entre outros que possam ressignificar esta operação. Contudo, para que essas percepções sejam validadas, é necessária uma aplicação, visando à observação das ações que são potenciais didáticos, levando em consideração o movimento do pensamento na formação desses e de outros conceitos, o que deverá ser realizado mais à frente, com a continuação desta pesquisa.

Biografia do Autor

Jeniffer Pires de Almeida, Universidade Estadual do Ceará

Licenciada em Matemática (2022) pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Especialista em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES). Faz parte do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM). Desenvolve pesquisa na área de História da Matemática e sua relação com a Educação Matemática, em particular na confecção de atividades para o ensino de Aritmética, via instrumentos matemáticos históricos, voltado para formação de professores de matemática. 

Ana Carolina Costa Pereira, Universidade Estadual do Ceará

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará, mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e pós-doutorado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atua como docente adjunta do curso de Licenciatura em Matemática e do Programa de Pós-graduação em Educação, ambos da Universidade Estadual do Ceará; e do Programa de Pós-Graduação de Ensino em Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Ela é Coordenadora do Curso de licenciatura em Matemática, modalidade semi-presencial da UECE/EAD, Coordenadora da área da Matemática do Projeto Areninha junto a Secretaria de Educação do Município de Fortaleza, Coordenadora do Curso de Especialização em Ensino de Matemática realizado em parceria com a Fundação Lemann e a Universidade de Stanford, líder do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM) e editora do Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (BOCEHM). É vice-diretora da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, regional do Ceará (SBEMCE) e Secretária Executiva da Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat). Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase em História de Matemática, atuando principalmente na formação de professores de matemática e na interface entre história e ensino de matemática.

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Publicado

2023-03-31

Como Citar

PIRES DE ALMEIDA, Jeniffer; PEREIRA, Ana Carolina Costa. UMA SITUAÇÃO DIDÁTICA ENVOLVENDO O TABULEIRO DE XADREZ DE JOHN NAPIER PARA O ENSINO DE MULTIPLICAÇÃO. Anais - Seminário Nacional de História da Matemática, [s. l.], v. 15, 2023. Disponível em: https://snhm.com.br/anais/article/view/106. Acesso em: 7 jul. 2024.

Edição

Seção

Comunicação Científica