INOVAÇÕES NA ARITMÉTICA COMERCIAL DA EUROPA DO SÉCULO XIII

Autores

Palavras-chave:

Aritmética do século XIII, Aritmética Comercial, Leonardo Fibonacci, Liber Abaci

Resumo

Leonardo Fibonacci (1180 – 1250) após suas viagens pelo oriente retorna para Pisa na Itália, decidido a reunir os conhecimentos adquiridos no mediterrâneo, materializando-se em um livro intitulado de Liber Abaci escrito em 1202 que quer dizer Livro do Cálculo. Este livro toma grandes posições no século XIII chamando a atenção de líderes importantes como o rei Frederico II (1194 – 1250), contribuindo em áreas como o comércio e os serviços urbanos. Assim, objetivamos apresentar o contexto encontrado por Leonardo Fibonacci no século XIII e as inovações trazidas por ele para a Aritmética Comercial em seu Liber Abaci. Para tanto, fizemos uma revisão bibliográfica, onde, encontramos os trabalhos de Castillo (2007), Leonardo Pisano (1857), Potro (2012) e Schramm (2001), o que nos possibilitou investigar tanto o contexto como os capítulos VIII, IX, X e XI da obra de Leonardo Fibonacci, que tratam da Aritmética Comercial. A partir da pesquisa, pudemos observar que o entrelaçamento dos acontecimentos dos fatos proporciona um contexto propício às inovações apresentadas por este matemático italiano, as quais, residem em organização, sistematização e generalização de técnicas de Aritmética Comercial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José dos Santos Guimarães Filho, Universidade Federal do Pará - UFPA

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade do Estado do Pará - UEPA (2013). Participou do Programa de Pós-Graduação lato sensu em Educação Matemática da Universidade do Estado do Pará - UEPA (incompleto). Possui Mestrado em Educação em Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação stricto sensu do Instituto de Educação Matemática e Científica - IEMCI da Universidade Federal do Pará - UFPA. Participa do Grupo de Estudos e Pesquisa em História e Ensino da Matemática - GEHEM do Instituto de Educação Matemática. Trabalhou como Professor Substituto da Universidade Federal do Pará - Campos Universitário do Tocantins/Cametá de 2018 à 2020. Atualmente é Doutorando em Educação em Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação stricto sensu do Instituto de Educação Matemática e Científica - IEMCI da Universidade Federal do Pará - UFPA.

João Cláudio Brandemberg, Universidade Federal do Pará - UFPA

Possui graduação em licenciatura plena em Matemática pela Universidade Federal do Pará(1992), mestrado em Matematica pela Universidade Federal do Pará(1998) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte(2009). Atualmente é Professor Associado iV da Universidade Federal do Pará, Revisor de periódico da Boletim Cearense de Educação e História da Matemática - BOCEHM e Revisor de periódico da REAMEC - Revista da Rede Amazônica em Educação em Ciências e Matemática. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Álgebra. Atuando principalmente nos seguintes temas:Educação, Pensamento matemático avançado, Imagem conceitual, História da Matemática, Ensino de Álgebra.

Referências

BRITO, A. J. Matemática na idade média: entre o místico e o científico. Revista Brasileira de História da Matemática, Especial no 1, p. 127-141, 2007.

BOYER, C. B. História da Matemática. Tradução: Elza F. Gomide. São Paulo, SP: Edgard Blücher, 1974.

CASTILLO, R. M. Fibonacci: El Primer Matemático Medieval. 2ª ed. Coleção – La matemática em sus personajes. Espaha: Nivola, 2007.

DEVLIN, K. The Man of Numbers: Fibonacci’s arithmetic revolution. Volume 59, Number 5. Book Review. May, 2012

EVES, H. Introdução à História da Matemática. 5ª ed. – Tradução Hygino H. Domingues. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2011.

GARBI, G. G. O Romance das Equações Algébricas. 3ª ed ver. e ampl. São Paulo, SP: Ed. Livraria da Física, 2009.

LEONARDO PISANO. Liber Abbaci. Secundo la lezione del codice magliabrchiano, C. I, 2616, Badia Fiorentina, nº 73, Roma: 1857.

OLIVEIRA, J. J. Sequências de Fibonacci: possibilidades de aplicações no ensino básico. UFBA. Salvador, BA, 2013.

POTRO, B, C. El desarrollo del comercio medieval y su repercusión en las técnicas mercantiles: Ejemplos castellanos. Pecvnia, n. 15 (julio-diciembre), 2012, p. 201- 220.

SCHRAMM, M. Frederick II of Hohenstaufen and Arabic Science. Science in Context 14(1/2), 2001, p. 289-312.

SIGLER, L. E. Fibonacci’s Liber Abaci: a translation into modern english of Leonardo Pisano’s book of calculation. New York: Ed. Springer, 2002.

VASCONCELOS, F. A. História Das Matemáticas na Antiguidade. Lisboa: Livrarias Aillaud e Bertrand, 1925.

Downloads

Publicado

2023-03-31

Como Citar

GUIMARÃES FILHO, José dos Santos; BRANDEMBERG, João Cláudio. INOVAÇÕES NA ARITMÉTICA COMERCIAL DA EUROPA DO SÉCULO XIII. Anais - Seminário Nacional de História da Matemática, [s. l.], v. 15, 2023. Disponível em: https://snhm.com.br/anais/article/view/40. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Comunicação Científica