HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E ETNOMATEMÁTICA: ARTICULAÇÕES POSSÍVEIS PARA O ENSINO DO TEOREMA DE TALES
Palavras-chave:
História da Matemática, Etnomatemática, Proposta de Ensino, Teorema de TalesResumo
A partir da articulação entre duas tendências em Educação Matemática, a História da Matemática e Etnomatemática, o objetivo aqui é compreender alguns dos efeitos de uma proposta para o ensino do Teorema de Tales nos processos de ensino e de aprendizagem dos estudantes participantes da proposta. A articulação é proposta com base nas teorizações pós-estruturalistas de Michel Foucault e Ludwig Wittgenstein. Como instrumento para a coleta de dados, aplicou-se junto aos estudantes participantes, um questionário com onze perguntas, das quais uma é analisada neste texto. Para a análise utilizou-se a análise genealógica na perspectiva foucaultiana, assumindo as manifestações dos estudantes como enunciações e procurando determinar as condições de existência do discurso ao qual tais enunciações estão inseridas. Como resultados, verifica-se que a atividade desenvolvida durante a proposta para o ensino do Teorema de Tales motivou a participação dos estudantes, por meio da criação de hipóteses, e oportunizou a participação de todos, uma vez que todas as ideias trazidas à tona foram ouvidas, debatidas e testadas.
Downloads
Referências
D’AMBROSIO, U. Ethnomathematics and its place in the history and pedagogy of mathematics. FLM Publishing Association. v. 5, n. 1. p. 44 – 48, feb. 1985.
D’AMBROSIO, U. Etnomatemática – elo entre as tradições e a modernidade. 2ª ed. 3. reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
FOUCAULT, M. Microfísica do poder. Org. e trad. Roberto Machado. 7ª ed. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1979.
FOUCAULT, M. A arqueologia do saber. Trad. Luiz Felipe Baeta Neves. 3. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1987.
FOUCAULT, M. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Tradução de Ligia M. Pondé Vassallo. 9. ed. Petrópolis: Vozes, 1991.
LARA, I. C. M. de. O ensino da matemática por meio da história da matemática: possíveisarticulações com aEtnomatemática.VIDYA, Santa Maria, v. 33, n. 2, p. 51-62, jul/dez. 2013.
LARA, I. C. M. de.Formas de vida e jogos de linguagem: a Etnomatemática como método depesquisa e de ensino.Com a Palavra o Professor, Vitória da Conquista, v.4, n.9,p. 36-54,maio/ago.2019
MIGUEL, A.; MIORIM, M. A. História na Educação Matemática: propostas e desafios. 2. ed. 1. reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.
SAITO, F. História da Matemática e suas (re)construções contextuais. São Paulo: Livraria da Física, 2015.
SANTOS, J. B. P. dos. ETNOMATEMÁTICA & HISTÓRIA DA MATEMÁTICA: movimentos de contraconduta na Educação Básica. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. 304 f. 2020.
SANTOS, J. B. P. dos.; LARA, I. C. M. de. O algoritmo da multiplicação: possibilidades de diferentes formas de matematizar. ACTIO: DOCÊNCIA EM CIÊNCIAS, v. 4, p. 629-651, 2019
SANTOS, J. B. P. dos.; LARA, I. C. M. de HISTÓRIA DA MATEMÁTICAE ETNOMATEMÁTICA: O ENSINO DE PROGRESSÕES ARITMÉTICAS. REVISTA DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E MATEMÁTICA, v. 11, p. 1-20, 2021a
SANTOS, J. B. P. dos.; LARA, I. C. M. de. O Ensino de Logaritmos: uma proposta que articula História da Matemática e Etnomatemática. HIPÁTIA - REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA, EDUCAÇÃO E MATEMÁTICA, v. 6, p. 181-198, 2021b
WITTGENSTEIN, L. O Livro Castanho. Trad. Jose Marques. Edições 70: Rio de Janeiro, 1958.
WITTGENSTEIN, L. Investigações Filosóficas. 2. ed. São Paulo: Abril Cultural, 1979.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Anais - Seminário Nacional de História da Matemática
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.