HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E ETNOMATEMÁTICA: ARTICULAÇÕES POSSÍVEIS PARA O ENSINO DO TEOREMA DE TALES

Autores

Palavras-chave:

História da Matemática, Etnomatemática, Proposta de Ensino, Teorema de Tales

Resumo

A partir da articulação entre duas tendências em Educação Matemática, a História da Matemática e Etnomatemática, o objetivo aqui é compreender alguns dos efeitos de uma proposta para o ensino do Teorema de Tales nos processos de ensino e de aprendizagem dos estudantes participantes da proposta. A articulação é proposta com base nas teorizações pós-estruturalistas de Michel Foucault e Ludwig Wittgenstein. Como instrumento para a coleta de dados, aplicou-se junto aos estudantes participantes, um questionário com onze perguntas, das quais uma é analisada neste texto. Para a análise utilizou-se a análise genealógica na perspectiva foucaultiana, assumindo as manifestações dos estudantes como enunciações e procurando determinar as condições de existência do discurso ao qual tais enunciações estão inseridas. Como resultados, verifica-se que a atividade desenvolvida durante a proposta para o ensino do Teorema de Tales motivou a participação dos estudantes, por meio da criação de hipóteses, e oportunizou a participação de todos, uma vez que todas as ideias trazidas à tona foram ouvidas, debatidas e testadas.

Biografia do Autor

Juliana Batista Pereira dos Santos, Escola Estadual de Ensino Médio Bibiano de Almeida - Rio Grande/RS

Possui Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel/2010). Doutora em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS/2020). É Especialista em Educação Matemática (2012) e Mestre em Educação em Ciências (2014), ambos pela Universidade Federal de Santa Maria. Participou de projetos de pesquisa como PIBID (2008-2010) e OBEDUC (2011-2014). Atualmente é professora de Matemática da Rede Estadual de Educação do Rio Grande do Sul, com atuação no Ensino Fundamental e professora preceptora do Programa Residência Pedagógica (Edital 15/2022/FURG), no subprojeto de Matemática. E membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Etnomatemática (GEPEPUCRS), vinculado à Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Isabel Cristina Machado de Lara, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007), Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001) e possui graduação em Matemática - Licenciatura Plena pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1993). Realizou seu Pós-Doutoramento no Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2011). Atualmente é professora da Escola Politécnica da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e professora permanente do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Matemática e do Programa de Pós Graduação em Educação. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Discalculia do Desenvolvimento (GEPEDPUCRS) e o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Etnomatemática (GEPEPUCRS). É coordenadora da Red Internacional de Etnomatemática - RedINET ? da região Sul do Brasil. Realiza palestras, oficinas e minicursos atuando, principalmente, nos seguintes temas: tendências atuais no ensino da Matemática; Etnomatemática; Modelagem Matemática; História da Matemática; dificuldades e transtornos de aprendizagem em Matemática; Resolução de Problemas; uso de jogos.

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Publicado

2023-03-31

Como Citar

SANTOS, Juliana Batista Pereira dos; LARA, Isabel Cristina Machado de. HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E ETNOMATEMÁTICA: ARTICULAÇÕES POSSÍVEIS PARA O ENSINO DO TEOREMA DE TALES. Anais - Seminário Nacional de História da Matemática, [s. l.], v. 15, 2023. Disponível em: https://snhm.com.br/anais/article/view/37. Acesso em: 8 jul. 2024.

Edição

Seção

Comunicação Científica