O DESENVOLVIMENTO DAS EQUAÇÕES DIFERENCIAIS, DESDE O FINAL DO SÉCULO XVII ATÉ MEADOS DO SÉCULO XVIII

Autores

Palavras-chave:

Equações Diferenciais, História da Matemática, Leibniz, Bernoulli, Euler

Resumo

Este trabalho é um breve relato acerca do desenvolvimento das Equações Diferenciais, desde a Acta Eruditorum, periódico no qual relatou o termo pela primeira vez em um artigo de Leibniz, no final do século XVII até meados do século XVIII, com estudos mais aprofundados acerca do assunto, uma vez que já tinham ciência das ferramentas a serem utilizadas para resolver problemas sobre fenômenos naturais. O objetivo deste trabalho é apontar alguns estudiosos das matemáticas do período citado anteriormente, que contribuíram com as Equações Diferenciais, identificando os problemas que provocaram tal feito. As fontes utilizadas para a escrita estão fundamentadas nos estudos da Acta Eruditorum de 1684 autoral de Leibniz, que é uma fonte primária; os escritos de Kline (1992), Wussing (1998), Rossi (2001), para tratar sobre a história da ciência e história da matemática; Miceli (2013) para contribuições acerca dos contextos históricos da Idade Moderna, visto que é o contexto em que as Equações Diferenciais foram apresentadas ao público e tratar sobre a investigação histórica na matemática proposta, utilizamos Mendes (2009, 2015 e 2022). As equações diferenciais são uma área de pesquisa em Matemática, portanto desejamos que os/as leitores/as e estudantes observem a maneira não linear do desenvolvimento histórico que difere dos que estão inseridos nos currículos dos cursos.

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Biografia do Autor

Anna Karla Silva do Nascimento, Universidade Federal do Cariri

Licenciada em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2009). Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2013). Doutoranda do programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Docente da Universidade Federal do Cariri. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação, Ciências e Mídias Digitais (EDUCMÍDIA). Membro do do Grupo de Pesquisa sobre Práticas Socioculturais e Educação Matemática (GPSEM/UFPA). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em História da Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: matemática, jogo africano, educação matemática, geometrias não euclidianas e História da Matemática.

Iran Abreu Mendes, Universidade Federal do Pará

Bolsista Produtividade em Pesquisa Nível 1C do CNPq, Possui graduação em Licenciatura em Matemática e em Licenciatura em Ciências, ambas pela Universidade Federal do Pará (1983), Especialização em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Pará (1995), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1997), Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2001) e Pós-doutorado em Educação Matemática pela UNESP/Rio Claro (2008). Atualmente é professor Titular do Instituto de Educação Matemática e Científica da Universidade Federal do Pará (IEMCI), onde atua como pesquisador do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemáticas. Tem experiência no ensino de Cálculo, Geometria Analítica e Euclidiana, História da Matemática, História da Educação Matemática, Didática da Matemática e Fundamentos Epistemológicos da Matemática. Desenvolve pesquisas sobre: Epistemologia da Matemática, História da Matemática, História da Educação Matemática, História para o Ensino de Matemática, Práticas Socioculturais e Educação Matemática, Diversidade Cultural e Educação Matemática. Líder do Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática (GPSEM/UFPA).

Referências

D. J. Struik (editor), A Source Book in Mathematics (1200-1800), Harvard University Press, Cambridge, Mass., 1969.

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MENDES, I. A. Matemática e investigação em sala de aula: tecendo redes cognitivas na aprendizagem. 2. ed. São Paulo: Livraria da Física, 2009.

MENDES, I. A. Usos da História no Ensino de Matemática: Reflexões teóricas e experiênciasentre trajetórias profissionais, epistemologias e ensino. São Paulo: Livraria da Física, 2015.

MENDES, I. A. História da Matemática no ensino: entre trajetórias profissionais, epistemologias e ensino. São Paulo: Livraria da Física, 2022.

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WUSSING, Hans. Lecciones de Historia de las Matemáticas. 1998.

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Publicado

2023-03-31

Como Citar

NASCIMENTO, Anna Karla Silva do; MENDES, Iran Abreu. O DESENVOLVIMENTO DAS EQUAÇÕES DIFERENCIAIS, DESDE O FINAL DO SÉCULO XVII ATÉ MEADOS DO SÉCULO XVIII. Anais - Seminário Nacional de História da Matemática, [s. l.], v. 15, 2023. Disponível em: https://snhm.com.br/anais/article/view/60. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Comunicação Científica