HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: atividades históricas na sala de aula

Autores

Palavras-chave:

História na Educação Matemática, Licenciatura em Matemática, História da Matemática, Atividades históricas

Resumo

O presente trabalho tem como objetivos apresentar os resultados de um trabalho com atividades históricas em uma disciplina de História da Matemática, no curso de Licenciatura em Matemática e discutir sobre a possibilidade de utilização dessas atividades na Educação Básica, a partir do olhar de futuros professores de Matemática. A experiência com atividades históricas foi realizada na disciplina de História da Matemática, ministrada pela autora, com os estudantes do 4º ao 8º período do Curso de Licenciatura em Matemática, do Campus IV da UFPB (Rio Tinto-PB). Foram utilizadas atividades referentes às unidades temáticas Álgebra e Trigonometria, envolvendo resolução de equações de 1º e 2º graus, criação de tabelas de cordas e transformação da corda em seno; em seguida os estudantes da licenciatura, emitiram suas opiniões sobre a possibilidade de utilização de atividades históricas na Educação Básica. Observou-se que ao terem contato com a Matemática a partir do material histórico, os estudantes da licenciatura perceberam que a História da Matemática permite uma melhor compreensão de determinados conceitos, procedimentos, modos de pensar e de se expressar matematicamente; e o confronto de ideias e desafiam os estudantes. Esse argumento reforça a escolha de utilização da História da Matemática como uma forma de ensinar matemática.

Biografia do Autor

Graciana Ferreira Dias, Universidade Federal da Paraíba

Licenciada em Matemática pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte -UFRN. Professora do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal da Paraíba (Campus IV - Rio Tinto). Orienta trabalhos e projetos com ênfase em História da Matemática e Etnomatemática. Tem experiência com formação de professores. Atualmente é líder do Grupo de Pesquisa POTIS ? Pesquisas Interculturais e Educação Matemática. 

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Publicado

2023-03-31

Como Citar

DIAS, Graciana Ferreira. HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: atividades históricas na sala de aula. Anais - Seminário Nacional de História da Matemática, [s. l.], v. 15, 2023. Disponível em: https://snhm.com.br/anais/article/view/56. Acesso em: 8 jul. 2024.

Edição

Seção

Comunicação Científica