Uma breve apresentação sobre a história da matemática em PPCS de licenciatura em matemática do Instituto Federal do Maranhão
Palavras-chave:
História da Matemática, Projeto Pedagógico de Curso, Licenciatura em Matemática, Instituto Federal do MaranhãoResumo
O presente trabalho se refere a uma pesquisa de cunho qualitativo, bibliográfico e documental e estuda e analisa Projetos Pedagógicos de Cursos de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal do Maranhão no que se refere à presença da História da Matemática na forma de disciplinas e conteúdos ementários. Tece como objetivo geral de pesquisa apresentar uma discussão sobre a História da Matemática em Projetos Pedagógicos de Cursos de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal do Maranhão. Foi realizado uma busca no site e-Mec para identificação dos Campus que ofertam cursos regulares, no formato presencial e em funcionamento no Instituto Federal do Maranhão, de onde diagnosticou-se sete Campus, a saber: Açailândia, Buriticupu, Caxias, Codó, Monte Castelo, São João dos Patos e Zé Doca. A partir desse ponto buscou-se nos sites de cada Campus os Projetos Pedagógicos dos Cursos de onde se empreenderam leituras e estudos para tecer uma apresentação e discussão acerca da presença da História da Matemática em cada Curso e caracterizá-la. Os resultados são expostos em quadros e discutidos de onde infere-se que a História da Matemática é trabalhada na forma de disciplinas em seis desses Campus e de forma mais conceitual em um deles. De maneira geral, as disciplinas estão distribuídas do 1º ao 8º período em cursos de duração de quatro anos com uma carga horária média de 55 horas e tem como pontos de interesse a História evolutiva da Matemática, a História da Educação Matemática, a Filosofia da Matemática e da Educação Matemática, não percebe-se, ainda, apoio ementário acerca da inserção didática da História da Matemática na Educação Básica.
Downloads
Referências
ANDRADE, K. G; DE SOUZA, T. B. História da matemática no brasil: Principais marcos da evolução da pesquisa cientifica matemática no Brasil. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, v. 6, n. 18, p. 05-20, 2019. Disponível em: <https://core.ac.uk/download/pdf/287240944.pdf.> Acesso em: 12/10/2022
ARAMAN, E. M. de O.; BATISTA, I. de L. Contribuições da história da matemática para a construção dos saberes do professor de matemática. Bolema, Rio Claro, v.27, n.45, p.1-30, abr. 2013. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php? script=sci_arttext&pid=S0103-636X2013000100002&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em:04/10/2022.
BARONI, R. L. S; NOBRE, S. R. A pesquisa em história da matemática e suas relações com a educação matemática. In: BICUDO: Maria Aparecida Viggiani. Pesquisa em educação matemática: concepções & perspectivas. São Paulo: UNESP, 1999. p. 129-136. (Coleção Seminários & Debates)
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução CNE/CES n. 3, de 7 de novembro de 2001. Diretrizes curriculares nacionais dos cursos de graduação em enfermagem. Brasília, 2001.
CARDOSO, I. de A. R. A universidade da comunhão paulista: o projeto de criação da Universidade de São Paulo. São Paulo: Autores Associados/Cortez, 1982.
D‟AMBROSIO, U. História da Matemática e Educação. Cadernos CEDES 40. História e Educação Matemática. Campinas, SP: Papirus, 1996, p. 7-17.<http://cattai.mat.br/site/files/ensino/uneb/pfreire/docs/HistoriaDaMatematica/Ubiratan_DAmbrosio_doisTextos.pdf>.Acesso em: 04 nov. 2022
D’AMBRÓSIO, U. Uma história concisa da matemática no Brasil. 2. ed. Petrópolis,
RJ: Vozes, 2011.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6.ed. Editora Atlas SA, São Paulo. 2008.
KNECHTEL, M. do R. Metodologia da pesquisa em educação: uma abordagem teórico-prática dialogada. Curitiba: Intersaberes, 2014 Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/10660 Acesso: 04/11/2022
MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2017.
MIGUEL, A.; MIORIM, M. Â. História na educação matemática: propostas e desafios. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2011. (Tendências em Educação Matemática). Disponível em:< https://books.google.com.br/books?hl=pt>. Acesso em:
/11/2022
PENIN, S. T. de S. A formação de professores e a responsabilidade das universidades. Estudos Avançados, São Paulo, v. 15, n. 42, p. 317-332, 2001. Disponível em:< https://www.scielo.br/j/ea/a/64HST3Cf8HysdcDqrPBm4Lw/?lang=pt>. Acesso em: 10/10/2022
PIRES, R. da C. A presença de Nicolas Bourbaki na Universidade de São Paulo. Tese (Doutorado em Educação). 2006. 578f. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.
SILVA, C. P. da. A matemática no Brasil: história de seu desenvolvimento. 3. Ed. São Paulo: Blucher,2003.
STAMATO, J. M. A. A Disciplina História da Matemática e a Formação do Professor de Matemática: Dados e Circunstâncias de sua Implantação na Universidade Estadual Paulista, campi de Rio Claro, São José do Rio Preto e Presidente Prudente. Dissertação (Dissertação em Educação Matemática). Universidade Estadual Paulista Rio Claro. 2003.
VALENTE, W. R. Oito temas sobre História da educação matemática. REMATEC, Natal, v.8, n.12, p.22-50, jan.-jun. 2013. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/160384. Acesso em:02/11/2022
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Anais - Seminário Nacional de História da Matemática
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.