Uma breve apresentação sobre a história da matemática em PPCS de licenciatura em matemática do Instituto Federal do Maranhão

Autores

Palavras-chave:

História da Matemática, Projeto Pedagógico de Curso, Licenciatura em Matemática, Instituto Federal do Maranhão

Resumo

O presente trabalho se refere a uma pesquisa de cunho qualitativo, bibliográfico e documental e estuda e analisa Projetos Pedagógicos de Cursos de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal do Maranhão no que se refere à presença da História da Matemática na forma de disciplinas e conteúdos ementários. Tece como objetivo geral de pesquisa apresentar uma discussão sobre a História da Matemática em Projetos Pedagógicos de Cursos de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal do Maranhão. Foi realizado uma busca no site e-Mec para identificação dos Campus que ofertam cursos regulares, no formato presencial e em funcionamento no Instituto Federal do Maranhão, de onde diagnosticou-se sete Campus, a saber: Açailândia, Buriticupu, Caxias, Codó, Monte Castelo, São João dos Patos e Zé Doca. A partir desse ponto buscou-se nos sites de cada Campus os Projetos Pedagógicos dos Cursos de onde se empreenderam leituras e estudos para tecer uma apresentação e discussão acerca da presença da História da Matemática em cada Curso e caracterizá-la. Os resultados são expostos em quadros e discutidos de onde infere-se que a História da Matemática é trabalhada na forma de disciplinas em seis desses Campus e de forma mais conceitual em um deles. De maneira geral, as disciplinas estão distribuídas do 1º ao 8º período em cursos de duração de quatro anos com uma carga horária média de 55 horas e tem como pontos de interesse a História evolutiva da Matemática, a História da Educação Matemática, a Filosofia da Matemática e da Educação Matemática, não percebe-se, ainda, apoio ementário acerca da inserção didática da História da Matemática na Educação Básica.

Biografia do Autor

Leticia Baluz, Universidade Federal do Maranhão

Mestranda em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Maranhão, pós-Graduanda em Ensino de Matemática e Graduada em Licenciatura em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão ? IFMA, Campus São Luís ? Monte Castelo. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática do IFMA ? GEPEMA. Tem experiência em Educação, Educação Matemática, Ensino e Aprendizagem em Matemática, Metodologia do Ensino de Matemática.

Benjamim Cardoso da Silva Neto, Instituto Federal do Maranhão/Universidade Federal do Maranhão

Licenciado em Matemática (IFPI - Campus Floriano, 2011), Especialista em Metodologia do Ensino de Matemática (Faculdade Montenegro, 2013), Mestre em Educação para Ciências e Matemática (IFG - Jataí, 2016), Doutor em Educação em Ciências e Matemática (IEMCI-UFPA, 2021), Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do IFMA - Campus São Raimundo das Mangabeiras. Participa do Grupo de Pesquisa sobre Práticas Socioculturais e Educação Matemática - GPSEM (IEMCI - UFPA) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática - GEPEM (IFMA - Monte Castelo). Professor colaborador do Mestrado Profissional em Matemática do IFPI - Campus Floriano. Pesquisa e estuda sobre História para o Ensino de Matemática, Criações didáticas em História da Matemática, Etnomatemática, Metodologias para o ensino Matemática, Abordagens sobre informações históricas que envolvam conhecimentos matemáticos para a Educação Básica e Tendências em Educação Matemática.

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Publicado

2023-03-31

Como Citar

BALUZ, Leticia; SILVA NETO, Benjamim Cardoso da. Uma breve apresentação sobre a história da matemática em PPCS de licenciatura em matemática do Instituto Federal do Maranhão. Anais - Seminário Nacional de História da Matemática, [s. l.], v. 15, 2023. Disponível em: https://snhm.com.br/anais/article/view/50. Acesso em: 8 jul. 2024.

Edição

Seção

Comunicação Científica