UM RECORTE DO HARMONICES MUNDI DE JOHANNES KEPLER: Potencialidades para o ensino de poliedros

Autores

Palavras-chave:

Textos históricos, Matemática, Potencialidades, Kepler, Poliedros

Resumo

Neste texto buscamos trazer uma proposta do uso de textos históricos, mostrando como este pode contribuir para o processo de ensino e aprendizagem de matemática. Objetivamos apresentar um exemplo desta proposta, a partir das potencialidades para o ensino de poliedros presentes na obra Harmonices Mundi (1619) de Johannes Kepler (1571-1630) para a exploração dos conteúdos. Para tanto, trazemos aspectos biográficos e do momento histórico da vivencia de Johannes Kepler, buscando contextualizar a publicação e a escrita do seu Harmonices Mundi, posteriormente uma síntese sobre o que é apresentado na referida obra de Kepler, e um recorte da obra direcionado ao estudo de poliedros existentes nos capítulos II e V, e em seguida discutindo os potenciais didáticos do texto para o ensino de poliedros. Por fim trazemos nossas considerações onde inferimos que nosso texto relevante, pois a partir deste, podemos perceber que o estudo de poliedros está diretamente ligado ao contexto histórico da humanidade, e ainda que o conteúdo de nosso estudo pode ser utilizado em aulas de geometria, principalmente no estudo dos poliedros, despertando, possivelmente, em nossos estudantes uma maior atenção aos conteúdos matemáticos estudados.

Biografia do Autor

João Nazareno Pantoja Corrêa, Universidade Federal do Pará

Discente a nível de Doutorado do Curso de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemáticas do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade do Estado do Pará (2009), especialização em Metodologia do Ensino com ênfase em Matemática pela Faculdade Latino Americana de Educação (2012), especialização em Planejamento, Implementação da Gestão da Educação a Distância pela Universidade Federal Fluminense (2015), especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática pela Universidade Federal Fluminense (2019), Mestrado em Ensino de Matemática pelo Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática da Universidade do Estado do Pará (2019). Atualmente é Professor de Matemática no Ensino Médio da Secretaria de Estado de Educação do Pará (SEDUC-PA) no município de Barcarena (PA). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em História e Ensino de Matemática (GEHEM/UFPA). Tem experiência nas áreas de Tecnologias na Educação e de Matemática com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Metodologias para o Ensino de Matemática, Tecnologias no Ensino de Matemática e História da Matemática.

João Cláudio Brandemberg, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em licenciatura plena em Matemática pela Universidade Federal do Pará(1992), mestrado em Matematica pela Universidade Federal do Pará(1998) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte(2009). Atualmente é Professor Associado iV da Universidade Federal do Pará, Revisor de periódico da Boletim Cearense de Educação e História da Matemática - BOCEHM e Revisor de periódico da REAMEC - Revista da Rede Amazônica em Educação em Ciências e Matemática. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Álgebra. Atuando principalmente nos seguintes temas:Educação, Pensamento matemático avançado, Imagem conceitual, História da Matemática, Ensino de Álgebra.

Referências

BRANDEMBERG, J. C. História e Ensino de Matemática. Revista Exitus (online); Volume 7, Número 2, 16-30. UFOPA, 2017a.

BRANDEMBERG, J. C. Uma Introdução ao Christophori Clavii Epitome Arithmeticae Practicae (1614). BOCEHM (online); Volume 4, Número 112, 81-92. UECE, 2017b.

BRANDEMBERG, J. C. Una propuesta para el uso de historia en la enseñanza de las matemáticas: sobre la potencialidad didáctica de los textos históricos y el desarrollo de conceptos. Revista PARADIGMA, v. XLI, Nº Extra 1; 266-284, abril de 2020.

BRANDEMBERG, J. C. Sobre Textos Históricos e o Ensino de Conteúdos Matemáticos. Em: Investigações Científicas Envolvendo a História da Matemática sob o Olhar da Pluralidade. Curitiba, PR: CRV, 2021.

CASEMIRO, R. Consonâncias planetárias: apresentação e fundamentação da terceira lei do movimento planetário no livro V do Harmonices Mundi (1619) de Johannes Kepler (1571-1630). 168 f. Dissertação (Mestrado em História da Ciência) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.

CASPAR, M. Kepler. Trad. inglesa de C. Doris Hellman. Nova Iorque, Dover

Publications, 1993.

GUIMARÃES FILHO, J. S.; BRANDEMBERG, J. C. Um estudo do Liber Quadratorum (1225) e suas potencialidades para o ensino de Matemática. Revista de Educação Matemática e Cultura – REMATEC/Ano 12/n. 26, 71 – 85, 2017.

KEPLER, J. Harmonices Mundi Libri V, 1619.

KOESTLER, A. Los Sonambulos. Historia de la cambiante cosmovisión del hombre. Trad. Alberto Luis Bixio. México, Consejo Nacional de Ciencia y Tecnología, 1981.

PEREIRA, P. S. F.; BRANDEMBERG, J. C. Discutindo Potencialidades de Textos Antigos para o Ensino Fundamental em Matemática. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, v. 9, p. 227-241, 2022.

SERRÃO M. M.; BRANDEMBERG, J. C. Problemas Matemáticos da Antiguidade como Estratégia para o Ensino de Equações no 9º ano da Educação Básica. Rematec, Natal, ano 9/n.16/ p. 130 – 147, 2014.

Downloads

Publicado

2023-03-31

Como Citar

CORRÊA, João Nazareno Pantoja; BRANDEMBERG, João Cláudio. UM RECORTE DO HARMONICES MUNDI DE JOHANNES KEPLER: Potencialidades para o ensino de poliedros. Anais - Seminário Nacional de História da Matemática, [s. l.], v. 15, 2023. Disponível em: https://snhm.com.br/anais/article/view/68. Acesso em: 8 jul. 2024.

Edição

Seção

Comunicação Científica

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)