UM RECORTE DO HARMONICES MUNDI DE JOHANNES KEPLER: Potencialidades para o ensino de poliedros
Palavras-chave:
Textos históricos, Matemática, Potencialidades, Kepler, PoliedrosResumo
Neste texto buscamos trazer uma proposta do uso de textos históricos, mostrando como este pode contribuir para o processo de ensino e aprendizagem de matemática. Objetivamos apresentar um exemplo desta proposta, a partir das potencialidades para o ensino de poliedros presentes na obra Harmonices Mundi (1619) de Johannes Kepler (1571-1630) para a exploração dos conteúdos. Para tanto, trazemos aspectos biográficos e do momento histórico da vivencia de Johannes Kepler, buscando contextualizar a publicação e a escrita do seu Harmonices Mundi, posteriormente uma síntese sobre o que é apresentado na referida obra de Kepler, e um recorte da obra direcionado ao estudo de poliedros existentes nos capítulos II e V, e em seguida discutindo os potenciais didáticos do texto para o ensino de poliedros. Por fim trazemos nossas considerações onde inferimos que nosso texto relevante, pois a partir deste, podemos perceber que o estudo de poliedros está diretamente ligado ao contexto histórico da humanidade, e ainda que o conteúdo de nosso estudo pode ser utilizado em aulas de geometria, principalmente no estudo dos poliedros, despertando, possivelmente, em nossos estudantes uma maior atenção aos conteúdos matemáticos estudados.
Downloads
Referências
BRANDEMBERG, J. C. História e Ensino de Matemática. Revista Exitus (online); Volume 7, Número 2, 16-30. UFOPA, 2017a.
BRANDEMBERG, J. C. Uma Introdução ao Christophori Clavii Epitome Arithmeticae Practicae (1614). BOCEHM (online); Volume 4, Número 112, 81-92. UECE, 2017b.
BRANDEMBERG, J. C. Una propuesta para el uso de historia en la enseñanza de las matemáticas: sobre la potencialidad didáctica de los textos históricos y el desarrollo de conceptos. Revista PARADIGMA, v. XLI, Nº Extra 1; 266-284, abril de 2020.
BRANDEMBERG, J. C. Sobre Textos Históricos e o Ensino de Conteúdos Matemáticos. Em: Investigações Científicas Envolvendo a História da Matemática sob o Olhar da Pluralidade. Curitiba, PR: CRV, 2021.
CASEMIRO, R. Consonâncias planetárias: apresentação e fundamentação da terceira lei do movimento planetário no livro V do Harmonices Mundi (1619) de Johannes Kepler (1571-1630). 168 f. Dissertação (Mestrado em História da Ciência) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.
CASPAR, M. Kepler. Trad. inglesa de C. Doris Hellman. Nova Iorque, Dover
Publications, 1993.
GUIMARÃES FILHO, J. S.; BRANDEMBERG, J. C. Um estudo do Liber Quadratorum (1225) e suas potencialidades para o ensino de Matemática. Revista de Educação Matemática e Cultura – REMATEC/Ano 12/n. 26, 71 – 85, 2017.
KEPLER, J. Harmonices Mundi Libri V, 1619.
KOESTLER, A. Los Sonambulos. Historia de la cambiante cosmovisión del hombre. Trad. Alberto Luis Bixio. México, Consejo Nacional de Ciencia y Tecnología, 1981.
PEREIRA, P. S. F.; BRANDEMBERG, J. C. Discutindo Potencialidades de Textos Antigos para o Ensino Fundamental em Matemática. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, v. 9, p. 227-241, 2022.
SERRÃO M. M.; BRANDEMBERG, J. C. Problemas Matemáticos da Antiguidade como Estratégia para o Ensino de Equações no 9º ano da Educação Básica. Rematec, Natal, ano 9/n.16/ p. 130 – 147, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Anais - Seminário Nacional de História da Matemática
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.