NÚMEROS PRIMOS: recortes históricos e atividades para o ensino

Autores

Palavras-chave:

História da Matemática, Números Primos, Recortes Históricos dos Números Primos, Atividades com História e Matemática

Resumo

Nesse trabalho objetiva-se associar a história da matemática ao ensino de conteúdos matemáticos, em específico, recortes da história dos números primos e atividades que exploram informações constantes no texto, observado que o tema escolhido consta nos documentos oficiais da educação brasileira.  O trabalho é balizado pelo diagrama metodológico proposto por Chaquiam (2022a), restrito ao contexto epistemológico, científico e técnico. A partir da revisão bibliográfica a respeito da história dos números primos, com a finalidade de identificar personagens e suas contribuições, foi elaborado um diagrama que balizou a escrita do texto e que também pode proporcionar uma visão geral dos personagens envolvidos, ordenados temporalmente.  As atividades foram elaboradas a partir dos conteúdos matemáticos constantes no próprio texto ou com a possibilidade de comparação com o constante nos livros didáticos de matemática.  Para além da utilização do texto durante a apresentação dos conteúdos matemáticos, é importante ressaltar que o desenvolvimento das pesquisas contribuiu para solidificação de conceitos históricos e matemáticos relacionados a temática, bem como a elaboração de um recurso didático para sala de aula.  Por fim, os recortes históricos apresentados integrarão um conjunto composto de oito textos que envolvem história e matemática.

Biografia do Autor

Ruan Wenderson Oliveira Sousa, Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Graduando do curdo de Licenciatura em Matemática na Universidade do Estado do Pará (UEPA). Participou do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática (GPEMAT). Atualmente é participante do Grupo de Pesquisa em História, Educação e Matemática na Amazônia (GHEMAZ) coordenados por Miguel Chaquiam e Natanael Freitas Cabral Estagiário do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) concluído.

Lucicleia Chagas Magno, Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Bolsista da UEPA

Miguel Chaquiam, Universidade do Estado do Pará

Doutor em Educação (UFRN), Mestre em Matemática (UFPA), Especialista em Matemática (UNESPA), Licenciado em Matemática (CESEP).    Foi professor na Educação Basíca por 18 anos, atua como professor no ensino superior a mais de 35 anos, coordena o Grupo de Pesquisa em História, Educação e Matemática na Amazônia (GHEMAZ) e integra o Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática da Universidade do Estado do Pará (UEPA).

Referências

ALENCAR FILHO, Edgard. Teoria Elementar dos Números. São Paulo: Nobel, 1981;

BENTLEY, Peter. O livro dos números: uma história ilustrada da Matemática. Rio de janeiro: Zahar, 1972;

CHAQUIAM, M. História e Matemática: um elo e quatro contextos. Revista COCAR, n. 14, Edição Especial – Dossiê Tendências de Educação Matemática; julho de 2022.

CHAQUIAM, M. História e Matemática Integradas por meio de um Diagrama Metodológico. Revista PARADIGMA, v. XLI, Nº Extra 1; abril de 2020 / 197-211.

CHAQUIAM, M. Ensaios Temáticos: História e Matemática em sala de aula. Belém: SBEM-PA, 2017.

CHAQUIAM, M. Um diagrama, um texto. In: MENDES, I. A. & CHAQUIAM, M. História nas aulas de Matemática: fundamentos e sugestões didáticas para professores. Belém: SBHMat, 2016, p. 77 - 125.

CHAQUIAM, M. História da matemática em sala de aula: proposta para integração aos conteúdos matemáticos. Natal: Livraria da Física, 2015.

ERASMUS+, Programme of the Euripean Union. Tio Petrus e a Conjectura de Goldbch. The art of Maths. Parte V. Literatura e Matemática. Revisão: Associação brasileira de Matemátics. Disponível em: https://artofmaths.eu/PT_TOOL_55.pdf;

GUSMÃO, Gustavo. Porque a descoberta do maior número primo da história importa? Exame. São Paulo. 20 de jan. 2019. Disponível em: https://exame.com/ciencia/por-que-a-descoberta-do-maior-numero-primo-da-historia-importa/. Acesso em: 12 de dez. 2022;

KATZ, Victor J. História da Matemática. Tradução e Revisão Jorge Nuno Silva. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2010.

LEITE, Paulo Ferreira. Números de Fermat. São Paulo: Revista professor de Matemática, 1985 N° 7-2° semestre pp. 23-25. Disponível em: https://rpm.org.br/cdrpm/7/5.htm

MARINHO, Adília. Vida & Obra de Christian Goldbach. Clube de Matemática. Sociedade Portuguesa de Matemática, 18 de mar. 2021. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/referencia-site-abnt/#:~:text=Para%20fazer%20refer%C3%AAncias%20de%20sites,%2C%20m%C3%AAs%20e%20ano)%22. Acesso em: 15 de dez. 2022;

MENDES, I. A. Usos da História no Ensino da Matemática: Reflexões Teóricas e Experiências. São Paulo: Livraria da Física. 2022.

MENDES, I. A.; CHAQUIAM, M. História nas aulas de Matemática: fundamentos e sugestões didáticas para professores. Belém: SBHMat, 2016.

ROQUE, T; CARVALHO, J B P. Tópicos de História da Matemática Rio de Janeiro: SBM, 2012

VIANA, Marcelo. Números primos de Mersenne, visando o infinito. Folha de São Paulo. Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). Disponível em: https://impa.br/noticias/numeros-primos-de-mersenne-visando-o-infinito/. Acesso em: 15 de dez. 2022.

Downloads

Publicado

2023-03-31

Como Citar

SOUSA, Ruan Wenderson Oliveira; MAGNO, Lucicleia Chagas; CHAQUIAM, Miguel. NÚMEROS PRIMOS: recortes históricos e atividades para o ensino. Anais - Seminário Nacional de História da Matemática, [s. l.], v. 15, 2023. Disponível em: https://snhm.com.br/anais/article/view/103. Acesso em: 8 jul. 2024.

Edição

Seção

Comunicação Científica