NÚMEROS PRIMOS: recortes históricos e atividades para o ensino
Palavras-chave:
História da Matemática, Números Primos, Recortes Históricos dos Números Primos, Atividades com História e MatemáticaResumo
Nesse trabalho objetiva-se associar a história da matemática ao ensino de conteúdos matemáticos, em específico, recortes da história dos números primos e atividades que exploram informações constantes no texto, observado que o tema escolhido consta nos documentos oficiais da educação brasileira. O trabalho é balizado pelo diagrama metodológico proposto por Chaquiam (2022a), restrito ao contexto epistemológico, científico e técnico. A partir da revisão bibliográfica a respeito da história dos números primos, com a finalidade de identificar personagens e suas contribuições, foi elaborado um diagrama que balizou a escrita do texto e que também pode proporcionar uma visão geral dos personagens envolvidos, ordenados temporalmente. As atividades foram elaboradas a partir dos conteúdos matemáticos constantes no próprio texto ou com a possibilidade de comparação com o constante nos livros didáticos de matemática. Para além da utilização do texto durante a apresentação dos conteúdos matemáticos, é importante ressaltar que o desenvolvimento das pesquisas contribuiu para solidificação de conceitos históricos e matemáticos relacionados a temática, bem como a elaboração de um recurso didático para sala de aula. Por fim, os recortes históricos apresentados integrarão um conjunto composto de oito textos que envolvem história e matemática.
Downloads
Referências
ALENCAR FILHO, Edgard. Teoria Elementar dos Números. São Paulo: Nobel, 1981;
BENTLEY, Peter. O livro dos números: uma história ilustrada da Matemática. Rio de janeiro: Zahar, 1972;
CHAQUIAM, M. História e Matemática: um elo e quatro contextos. Revista COCAR, n. 14, Edição Especial – Dossiê Tendências de Educação Matemática; julho de 2022.
CHAQUIAM, M. História e Matemática Integradas por meio de um Diagrama Metodológico. Revista PARADIGMA, v. XLI, Nº Extra 1; abril de 2020 / 197-211.
CHAQUIAM, M. Ensaios Temáticos: História e Matemática em sala de aula. Belém: SBEM-PA, 2017.
CHAQUIAM, M. Um diagrama, um texto. In: MENDES, I. A. & CHAQUIAM, M. História nas aulas de Matemática: fundamentos e sugestões didáticas para professores. Belém: SBHMat, 2016, p. 77 - 125.
CHAQUIAM, M. História da matemática em sala de aula: proposta para integração aos conteúdos matemáticos. Natal: Livraria da Física, 2015.
ERASMUS+, Programme of the Euripean Union. Tio Petrus e a Conjectura de Goldbch. The art of Maths. Parte V. Literatura e Matemática. Revisão: Associação brasileira de Matemátics. Disponível em: https://artofmaths.eu/PT_TOOL_55.pdf;
GUSMÃO, Gustavo. Porque a descoberta do maior número primo da história importa? Exame. São Paulo. 20 de jan. 2019. Disponível em: https://exame.com/ciencia/por-que-a-descoberta-do-maior-numero-primo-da-historia-importa/. Acesso em: 12 de dez. 2022;
KATZ, Victor J. História da Matemática. Tradução e Revisão Jorge Nuno Silva. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2010.
LEITE, Paulo Ferreira. Números de Fermat. São Paulo: Revista professor de Matemática, 1985 N° 7-2° semestre pp. 23-25. Disponível em: https://rpm.org.br/cdrpm/7/5.htm
MARINHO, Adília. Vida & Obra de Christian Goldbach. Clube de Matemática. Sociedade Portuguesa de Matemática, 18 de mar. 2021. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/referencia-site-abnt/#:~:text=Para%20fazer%20refer%C3%AAncias%20de%20sites,%2C%20m%C3%AAs%20e%20ano)%22. Acesso em: 15 de dez. 2022;
MENDES, I. A. Usos da História no Ensino da Matemática: Reflexões Teóricas e Experiências. São Paulo: Livraria da Física. 2022.
MENDES, I. A.; CHAQUIAM, M. História nas aulas de Matemática: fundamentos e sugestões didáticas para professores. Belém: SBHMat, 2016.
ROQUE, T; CARVALHO, J B P. Tópicos de História da Matemática Rio de Janeiro: SBM, 2012
VIANA, Marcelo. Números primos de Mersenne, visando o infinito. Folha de São Paulo. Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). Disponível em: https://impa.br/noticias/numeros-primos-de-mersenne-visando-o-infinito/. Acesso em: 15 de dez. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Anais - Seminário Nacional de História da Matemática
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.