RAÇA E GÊNERO NO AMBIENTE ESCOLAR E NO ENSINO DA MATEMÁTICA: sob uma perspectiva decolonial

Autores

Palavras-chave:

Educação Matemática, Decolonialidade, Gênero, Raça, História do Ensino de Matemática

Resumo

Este artigo, de abordagem qualitativa e do tipo bibliográfico, visa contextualizar como a colonialidade enquanto forma de poder está presente nas diversas áreas da vida social, perpassando, inclusive, o campo da educação. Nesse sentido, busca-se problematizar como o padrão de poder mundial eurocentrado também atinge as categorias de raça e gênero no ambiente escolar e no ensino de matemática. Buscamos apresentar um breve panorama da educação brasileira sob o enfoque de gênero e raça, destacando instrução oferecida às meninas desde o Período Imperial, além de um breve destaque sobre história da educação dos negros no Brasil. Para realizar esta investigação foram consultados artigos e livros sobre o histórico da instrução feminina no Brasil, além de  teses e dissertações desenvolvidas dentro das temáticas da História da Matemática e Educação Matemática e, ainda, artigos  sobre a temática da colonialidade e história da educação dos negros no Brasil. Tais materiais possibilitaram a realização de um breve panorama da educação brasileira sob o enfoque de gênero e raça.  A análise do material consultado, mostra que o racismo e os estereótipos de gêneros são marcas deixadas pela colonização na sociedade e na educação brasileira, e particularmente, no ensino de matemática. Por isso, devemos descolonizar o currículo e a forma de ensinar na sala de aula.

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Biografia do Autor

Gisele Leite da Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006) e mestrado em Matemática pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (2009). Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGE\UFRJ). Professora da Universidade Federal de Itajubá.

Mariana Feiteiro Cavalari , Universidade Federal de Itajubá

Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) em 2004, mestre em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) Câmpus Rio Claro em 2007 e doutora em Educação Matemática pela mesma instituição em 2012. Realizou uma pesquisa, na condição de Affiliate Academic, no Institute of Education da University College London (IOE-UCL), por um ano (03/2018 - 02/2019). Foi professora de Matemática em escolas da Educação Básica no Estado de São Paulo e desde 2009, é professora da Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI. Atuando no Instituto de Matemática e Computação desta instituição, leciona, sobretudo, as disciplinas de Prática de Ensino de Matemática, Estágio Supervisionado e História da Matemática. É membro permanente do corpo docente do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Líder do Grupo de Pesquisa em Práticas Formativas e Educativas em Ciências e Matemática (PFECiM) da UNIFEI. Foi Membro da Diretoria da Sociedade Brasileira de História da Matemática por dois mandados (2015-2019 e 2019-2023) e atualmente é presidente da SBHMat (2023-2027). Suas áreas de pesquisa são: História da Matemática; História das Mulheres e Gênero na Matemática e; articulações entre História da Matemática e Educação Matemática.

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Publicado

2023-03-31

Como Citar

SILVA, Gisele Leite da; CAVALARI , Mariana Feiteiro. RAÇA E GÊNERO NO AMBIENTE ESCOLAR E NO ENSINO DA MATEMÁTICA: sob uma perspectiva decolonial. Anais - Seminário Nacional de História da Matemática, [s. l.], v. 15, 2023. Disponível em: https://snhm.com.br/anais/article/view/83. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Comunicação Científica