RAÇA E GÊNERO NO AMBIENTE ESCOLAR E NO ENSINO DA MATEMÁTICA: sob uma perspectiva decolonial
Palavras-chave:
Educação Matemática, Decolonialidade, Gênero, Raça, História do Ensino de MatemáticaResumo
Este artigo, de abordagem qualitativa e do tipo bibliográfico, visa contextualizar como a colonialidade enquanto forma de poder está presente nas diversas áreas da vida social, perpassando, inclusive, o campo da educação. Nesse sentido, busca-se problematizar como o padrão de poder mundial eurocentrado também atinge as categorias de raça e gênero no ambiente escolar e no ensino de matemática. Buscamos apresentar um breve panorama da educação brasileira sob o enfoque de gênero e raça, destacando instrução oferecida às meninas desde o Período Imperial, além de um breve destaque sobre história da educação dos negros no Brasil. Para realizar esta investigação foram consultados artigos e livros sobre o histórico da instrução feminina no Brasil, além de teses e dissertações desenvolvidas dentro das temáticas da História da Matemática e Educação Matemática e, ainda, artigos sobre a temática da colonialidade e história da educação dos negros no Brasil. Tais materiais possibilitaram a realização de um breve panorama da educação brasileira sob o enfoque de gênero e raça. A análise do material consultado, mostra que o racismo e os estereótipos de gêneros são marcas deixadas pela colonização na sociedade e na educação brasileira, e particularmente, no ensino de matemática. Por isso, devemos descolonizar o currículo e a forma de ensinar na sala de aula.
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