HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NOS LIVROS DIDÁTICOS: uma análise de coleções do PNLD 2018 e 2020

Autores

  • Marcello Amadeo marcello.amadeo@gmail.com
    Universidade do Estado do Rio de Janeiro
    http://lattes.cnpq.br/7754626154787692
  • Aline Bernardes aline.bernardes@uniriotec.br
    UNIRIO
  • Wilza Maria Teixeira wilza_maria@yahoo.com.br
    Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

História da Matemática, História da Matemática no ensino, Livros Didáticos, PNLD, Ensino fundamental, Anos Finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio

Resumo

A integração entre a história da matemática e o ensino de matemática é uma temática amplamente debatida nas últimas décadas. É comum encontrar inserções históricas nos livros didáticos de matemática. Através deles, os estudantes costumam ter o primeiro contato com a história da matemática. Além disso, sabemos que os livros didáticos são referências importantes para que os professores planejem suas aulas. Graças ao PNLD, que distribui os livros didáticos para as escolas públicas de ensino, as informações históricas inseridas nesses livros alcançam um grande quantitativo de estudantes e de professores. Neste contexto, nosso grupo de pesquisa CHEMat tem se engajado em investigar que história da matemática chega para os estudantes da educação básica. Nesta pesquisa, analisamos três coleções de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental aprovadas pelo PNLD 2020 e três coleções do Ensino Médio aprovadas pelo PNLD 2018, a partir de uma pesquisa documental. Foram identificadas 400 inserções de HdM nos 21 livros analisados. Dentre os resultados, destacamos que a história narrada nestes livros é predominantemente eurocêntrica e masculina. As inserções parecem privilegiar uma história dos matemáticos, uma vez que se concentram em informações biográficas e pouco exploram as práticas matemáticas desses indivíduos. Em relação à função didática desempenhada pela história nas inserções, a maioria presta-se a trazer curiosidades, nomes e datas, conferindo à história um papel periférico na aprendizagem dos conceitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcello Amadeo, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professor assistente da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) na Escola de Matemática, coordenador do Estágio Supervisionado da Licenciatura em Matemática (Presencial) da UNIRIO, coordenador do Programa de Residência Pedagógica da UNIRIO/CAPES e membro do grupo de pesquisa CHEMat (Coletivo de História no Ensino de Matemática). Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade de São Paulo (2009) e mestrado em Ensino de Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013). Atualmente, cursa o Doutorado em Ensino e História da Matemática e da Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), sob a orientação do Prof. Dr. Gert Schubring, na linha de pesquisa em História da Matemática e da Física. Atua nas áreas de História da Matemática, Educação de Matemática e Formação de Professores. As pesquisas atuais estão centradas nas práticas matemáticas associadas à geometria analítica nos séc. 17 e 18; e no uso de história da matemática no ensino a partir dos livros didáticos do PNLD. 

Aline Bernardes, UNIRIO

 

 

Wilza Maria Teixeira, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Licenciada em Matemática pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ (2017). Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática - PEMAT - na Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Linha de Pesquisa: História da Matemática e da Física. 

Referências

ABREU, Livia et al. A história da matemática nos livros-texto de Cajori, Eves, Boyer e Struik: um ensaio de revisão. Revista Brasileira de História da Ciência, n. 1, 2020.

BENEDITO, Leandro; BERNARDES, Aline. Ensino de funções e as metarregras do discurso: refletindo sobre a definição atual de função a partir de algumas definições históricas. Revista De História Da Educação Matemática, v. 5, n. 2, 2019.

BERNARDES, Aline; HAUBRICHS, Cleber; AMADEO, Marcello. Narrativas e usos da História da Matemática nos livros didáticos do PNLD 2018. In: Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia (SNHCT), 18º, 2022, São Paulo. Anais eletrônicos [...] São Paulo: SBHC, 2022. p. 71 - 83.

CARLINI, Elisângela Miranda Pereira; CAVALARI, Mariana Feiteiro. As funções didáticas da história da matemática nos livros didáticos de matemática do ensino médio. Hipátia – Revista Brasileira de História, Educação e Matemática, v. 2, n. 2, p. 73-88, dez. 2017.

FRIED, Michael N. History of mathematics in mathematics education. In: MATTHEWS, M. R. (Ed.). International Handbook of Research in History, Philosophy and Science Teaching. Dordrecht, Heidelberg, New York, London: Springer, 2014. p. 669-703.

FURINGHETTI, Fulvia. Rethinking history and epistemology in mathematics education. International Journal of Mathematical Education in Science and Technology, v. 51, n. 6, p. 967-994, 2020.

GRATTAN-GUINNESS, Ivor. The mathematics of the past: distinguishing its history from our heritage. Historia Mathematica, v. 31, p. 163-185, 2004.

HAUBRICHS, Cleber; AMADEO, Marcello. História da Matemática nas Coleções do PNLD 2018. HIPÁTIA – Revista Brasileira de História, Educação e Matemática, v. 6, n. 2, p. 199-214, 2021.

HAUBRICHS, Cleber; BERNARDES, Aline. Inserções de história em livros didáticos de matemática: elaborando um instrumento de coleta de dados. In: Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia (SNHCT), 17º, 2020, Rio de Janeiro. Anais eletrônicos [...] Rio de Janeiro: SBHC, 2020. p. 1 - 14.

MALHEIROS, Bruno Taranto. Metodologia da Pesquisa em Educação. Rio de Janeiro: LTC, 2011.

PINSARD, Jonatan. Soluções geométricas para equações quadráticas inspiradas em episódios da HdM. Orientador: Cleber Haubrichs. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto Federal do Rio de Janeiro, 2022. Nilópolis, p. 96, 2022.

ROQUE, Tatiana. História da matemática: uma visão crítica, desfazendo mitos e lendas. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 2012.

ROQUE Tatiana. Desmascarando a equação. A história no ensino de que matemática? Revista Brasileira de História da Ciência, Rio de Janeiro, v. 7, n. 2, dez 2014, p.167-185.

SAITO, Fumikazu. História da Matemática e suas (re)construções contextuais. São Paulo: Livraria da Física, 2015.

SAITO, Fumikazu. A Pesquisa Histórica e Filosófica na Educação Matemática. Revista Eventos Pedagógicos, v. 9, n. 2, p. 604-618, 2018.

SANTOS, Jandir Luiz Pereira dos. Uma proposta de ensino para o teorema de Pitágoras a partir de uma perspectiva histórica. Orientadora: Aline Bernardes. Dissertação de Mestrado – Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT). Rio de Janeiro, p. 86, 2021.

TEIXEIRA, Wilza Maria Adão Lopes; BERNARDES, Aline Caetano da Silva. História da Matemática em Livros Didáticos de Matemática dos Anos Finais do Ensino Fundamental. HIPÁTIA - Revista Brasileira de História, Educação e Matemática. v. 6, n. 2, p. 259-271, dez. 2021.

Downloads

Publicado

2023-03-31

Como Citar

AMADEO, Marcello; BERNARDES, Aline; TEIXEIRA, Wilza Maria. HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NOS LIVROS DIDÁTICOS: uma análise de coleções do PNLD 2018 e 2020. Anais - Seminário Nacional de História da Matemática, [s. l.], v. 15, 2023. Disponível em: https://snhm.com.br/anais/article/view/82. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Comunicação Científica