TRIGONOMETRIA EM SALA DE AULA: Uma possibilidade à luz da História da Matemática

Autores

Palavras-chave:

História da Matemática, Recurso Pedagógico, Trigonometria

Resumo

O presente trabalho trata de parte de uma pesquisa que procura compreender a História da Matemática como recurso pedagógico, além de seu desenvolvimento no que se refere à História da Trigonometria, a fim de utilizá-la, posteriormente, em uma sequência didática. A pesquisa se classifica como qualitativa, uma vez que estamos interessadas em conhecer a História da Trigonometria e usar este conhecimento para elaborar uma sequência didática. Usaremos a metodologia da história que, para ser aplicada, de acordo com Bloch (1997), deve-se procurar o documento, interrogar o documento e depois escrever o que ele tem a nos dizer. Para tal feito, será realizada uma pesquisa histórico bibliográfica documental, de forma a reconstruir os conceitos da trigonometria de acordo com o contexto histórico em que foram desenvolvidos. Até o presente momento, utilizou-se de fontes secundárias para o estudo da História da Trigonometria, embora espera-se, para fins de desenvolvimento desta pesquisa, que ainda se encontra em andamento, buscar fontes primárias para o estudo do tema citado. Como resultados parciais, obteve-se um panorama do trabalho de Hiparco de Rodes (190 a.e.c - 120 a.e.c), matemático grego que, de acordo com O’Connor e Robertson (1999), nasceu em Nicéia, na Bitínia e foi o responsável por construir a primeira versão do que se considera uma tabela trigonométrica, que se tem registros. Buscou-se também, compreender a História da Matemática como recurso pedagógico para o ensino de matemática, o que resultou no encontro de potencialidades e dificuldades que abordem a utilização desta metodologia.

Biografia do Autor

Mônica de Cássia Siqueira , Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Possui graduação em licenciatura em matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999), mestrado (2009) e doutorado (2014) em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP - Rio Claro). Atualmente é professora da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Líder do Grupo de Pesquisa em História da Matemática da UFTM (GPHMAT-UFTM). Realiza pesquisa em História da Matemática e em Etnomatemática. 

Referências

BAUMAN, Zygmund. 44 Cartas do Mundo Líquido Moderno: Sobre escrever cartas … de um mundo líquido moderno. Rio de Janeiro: Zahar, 2011.

BLOCH, Marc. Apologia da história, ou o ofício do historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001. BURKE, Peter.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular.

CARVALHO, Letícia Sousa. Possibilidades e dificuldades da utilização da história da matemática para o ensino e aprendizagem da equação do primeiro grau na educação básica. Orientadora: Mariana Feiteiro Cavalari Silva. 2020. 179 f. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal de Itajubá. Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências, Itajubá, 2020.

DA COSTA, Nielce M. Lobo. A história da trigonometria. Educação Matemática em Revista-Revista da SBEM,(10), p. 60-68, 2003.

ESTEVE, Maria Rosa Massa. Atividades históricas na sala de aula de matemática: Nova Scientia de Tartaglia (1537). Teaching Innovations, 2014, Volume 27, Issue 3, pp. 114–126.

GIL, Antonio Carlos, 1946. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002 .

G J Toomer. Hiparco. Encyclopedia.com. 29 May, 2018. Accessed 24 October 2022.

Instituto de Geografia Nacional. 2009. Mapa Turquia. 1:20000000.

Jones, Alexander Raymond. "Hipparchus". Encyclopedia Britannica, 3 Apr. 2022, https://www.britannica.com/biography/Hipparchus-Greek-astronomer. Accessed 24 October 2022.

J J O'Connor, E F Robertson. Hipparchus of Rhodes. MacTutor, Apr 1999. https://mathshistory.st-andrews.ac.uk/Biographies/Hipparchus/. Accessed 24 October 2022.

MENDES, Iran Abreu. Ensino de trigonometria através de atividades históricas. Orientador: John A. Fossa, Ph.D. 1997. 217 f. Dissertação (Mestrado), Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Programa de pós-graduação em Educação, Rio Grande do Norte, 1997.

SILVEIRA, Denise Tolfo. A pesquisa científica. In: GERHARDT, Tatiana Engel (Org.). Métodos de pesquisa, Rio Grande do Sul, 2009.

SILVEIRA, J.; FILHO, I. Uma Proposta para o Ensino de Trigonometria por Meio da História da Matemática. UNOPAR Cient. Exatas Tecnol., Londrina, v. 12, n. 1, p. 51-60, Nov. 2013.

Downloads

Publicado

2023-03-31

Como Citar

CRISTINA OLIVEIRA, Isabela; SIQUEIRA , Mônica de Cássia. TRIGONOMETRIA EM SALA DE AULA: Uma possibilidade à luz da História da Matemática. Anais - Seminário Nacional de História da Matemática, [s. l.], v. 15, 2023. Disponível em: https://snhm.com.br/anais/article/view/17. Acesso em: 7 jul. 2024.

Edição

Seção

Comunicação Científica

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)