UMA ABORDAGEM HISTÓRICA DO CONCEITO DE FUNÇÃO
Palavras-chave:
História da matemática, Função, Século XVII, Século XVIIIResumo
O processo para chegar à definição de função, como conhecemos atualmente, foi longo, passou por vários séculos, e foi discutido por diversos cientistas. Este trabalho tem como principal objetivo investigar a definição de função durante os séculos XVII e XVIII na Europa. Se torna necessário, então, analisar historicamente o contexto social da época, encontrar e interrogar documentos que definem o conceito estudado, verificar cientistas, deste período histórico, que se dedicaram ao assunto e, relacionar a discussão sobre o tema com o contexto social. Usaremos a pesquisa exploratória e descritiva como metodologia. Exploratória, pois pretendemos realizar um levantamento bibliográfico, para nos familiarizarmos com o tema, de modo a obter uma melhor compreensão do assunto. Descritiva, no sentido de descrevermos os fatos e fenômenos sobre o desenvolvimento do conceito requerido. Para fazermos essa descrição, usaremos a análise histórica de documentos, que consiste em investigar a fonte e anotar os dados necessários, a fim de desenvolver um entendimento histórico. Pesquisaremos em várias fontes, em diferentes acervos, de formas distintas, procurando por documentos, evidências e/ou indicadores que possam ter sido reunidos, os quais poderão nos levar a entender o acontecimento tema desta pesquisa. Pretendemos responder às seguintes questões: Quais cientistas foram fundamentais para, hoje, termos o conceito de função da forma que está? Em quais meios de divulgação publicaram seus resultados? Quais eram suas teorias?
Downloads
Referências
BARBOZA, M. T. C. Uma proposta de ensino de funções usando a história da matemática como recurso pedagógico. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) -Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, MG, 2019. p. 28-38.
BRANDÃO, I. C. de J. Pesquisa em fontes primárias: algumas reflexões. Histedbr On-line, Campinas, n. 28, p.131-144, dez. 2007.
CANABARRO, I. dos S. Teoria e métodos da história I. Ijuí: Ed. Unijuí, 2008. (Coleção educação a distância. Série livro- texto).
GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. Métodos de pesquisa. Coordenado pela Universidade Aberta do Brasil – UAB/UFRGS e pelo Curso de Graduação Tecnológica – Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural da SEAD/UFRGS. – Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.
MAFRA, J. R. S. Um desenvolvimento histórico do conceito de função. Coleção História da Matemática para professores. Belém - PA, 2009, p. 26 -40.
PIRES, F. R. Conceito de função: uma análise epistemológica. Comunicação Científica. Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM) - São Paulo – 2016.
ROQUE, T. História da Matemática - Uma visão crítica, desfazendo mitos e lendas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2012.
SAVIANI, D. Breves considerações sobre fontes para a história da educação. Histedbr On-line, Campinas, n. especial, p.28-35, ago. 2006.
SILVA, H. M. Análise Histórica do Conceito de Função. Caderno de Licenciatura em Matemática, n. 2 Ano 2, p. 29-33.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Anais - Seminário Nacional de História da Matemática
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.