UMA ABORDAGEM HISTÓRICA DO CONCEITO DE FUNÇÃO

Autores

Palavras-chave:

História da matemática, Função, Século XVII, Século XVIII

Resumo

O processo para chegar à definição de função, como conhecemos atualmente, foi longo, passou por vários séculos, e foi discutido por diversos cientistas. Este trabalho tem como principal objetivo investigar a definição de função durante os séculos XVII e XVIII na Europa. Se torna necessário, então, analisar historicamente o contexto social da época, encontrar e interrogar documentos que definem o conceito estudado, verificar cientistas, deste período histórico, que se dedicaram ao assunto e, relacionar a discussão sobre o tema com o contexto social. Usaremos a pesquisa exploratória e descritiva como metodologia. Exploratória, pois pretendemos realizar um levantamento bibliográfico, para nos familiarizarmos com o tema, de modo a obter uma melhor compreensão do assunto. Descritiva, no sentido de descrevermos os fatos e fenômenos sobre o desenvolvimento do conceito requerido. Para fazermos essa descrição, usaremos a análise histórica de documentos, que consiste em investigar a fonte e anotar os dados necessários, a fim de desenvolver um entendimento histórico. Pesquisaremos em várias fontes, em diferentes acervos, de formas distintas, procurando por documentos, evidências e/ou indicadores que possam ter sido reunidos, os quais poderão nos levar a entender o acontecimento tema desta pesquisa. Pretendemos responder às seguintes questões: Quais cientistas foram fundamentais para, hoje, termos o conceito de função da forma que está? Em quais meios de divulgação publicaram seus resultados? Quais eram suas teorias?

 

Biografia do Autor

Thaís Carneiro Cunha, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

Possui ensino-medio-segundo-graupela Escola Estadual Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco(2015). Atualmente é Professor de educação básica da Escola Estadual Irmão Afonso. Tem experiência na área de Matemática.

Mônica de Cássia Siqueira, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

Possui graduação em licenciatura em matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999), mestrado (2009) e doutorado (2014) em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP - Rio Claro). Atualmente é professora da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Líder do Grupo de Pesquisa em História da Matemática da UFTM (GPHMAT-UFTM). Realiza pesquisa em História da Matemática e em Etnomatemática. 

Referências

BARBOZA, M. T. C. Uma proposta de ensino de funções usando a história da matemática como recurso pedagógico. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) -Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, MG, 2019. p. 28-38.

BRANDÃO, I. C. de J. Pesquisa em fontes primárias: algumas reflexões. Histedbr On-line, Campinas, n. 28, p.131-144, dez. 2007.

CANABARRO, I. dos S. Teoria e métodos da história I. Ijuí: Ed. Unijuí, 2008. (Coleção educação a distância. Série livro- texto).

GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. Métodos de pesquisa. Coordenado pela Universidade Aberta do Brasil – UAB/UFRGS e pelo Curso de Graduação Tecnológica – Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural da SEAD/UFRGS. – Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.

MAFRA, J. R. S. Um desenvolvimento histórico do conceito de função. Coleção História da Matemática para professores. Belém - PA, 2009, p. 26 -40.

PIRES, F. R. Conceito de função: uma análise epistemológica. Comunicação Científica. Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM) - São Paulo – 2016.

ROQUE, T. História da Matemática - Uma visão crítica, desfazendo mitos e lendas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2012.

SAVIANI, D. Breves considerações sobre fontes para a história da educação. Histedbr On-line, Campinas, n. especial, p.28-35, ago. 2006.

SILVA, H. M. Análise Histórica do Conceito de Função. Caderno de Licenciatura em Matemática, n. 2 Ano 2, p. 29-33.

Downloads

Publicado

2023-03-31

Como Citar

CUNHA, Thaís Carneiro; SIQUEIRA, Mônica de Cássia. UMA ABORDAGEM HISTÓRICA DO CONCEITO DE FUNÇÃO. Anais - Seminário Nacional de História da Matemática, [s. l.], v. 15, 2023. Disponível em: https://snhm.com.br/anais/article/view/18. Acesso em: 8 jul. 2024.

Edição

Seção

Pôster