O CONCEITO DE FUNÇÃO E A NOÇÃO DE RIGOR ENTRE OS SÉCULOS XVIII E XIX: uma relação necessária

Autores

  • Leylane Ramos Lima leylane.ramos@upe.br
    Universidade de Pernambuco - Campus Petrolina
  • João Paulo Carneiro Barbosa jpcbmat@gmail.com
    Universidade de Pernambuco - Campus Petrolina
    http://lattes.cnpq.br/6960341167764257

Palavras-chave:

Análise matemática., Rigorização., Fundamentação da matemática.

Resumo

Após o advento do Cálculo Diferencial e Integral, muitos matemáticos voltaram sua atenção para alguns conceitos relacionados a essa área. As noções de limite, continuidade e função são bons exemplos do que acabamos de afirmar. Sobre a ideia de função, no final do século XVII já é possível identificar trabalhos que esboçam esse conceito. É o caso do De linea ex lineis numero infinitis ordinatim ductis (1692), quando Gottfried Leibniz (1646-1716) utiliza, pela primeira vez, a palavra “função” para se referir as quantidades geométricas variáveis relacionadas a uma curva. Somente em meados do século XVIII surgem as primeiras definições explícitas do conceito de função. O texto Introductio in analysin infinitorum (1748), de Leonhard Euler (1707-1783), inaugura essa nova etapa. A partir daí, e durante o próximo um século e meio, a noção de função passa por redefinições que a fazem deixar de estar atrelada a uma expressão analítica, como defendia o próprio Euler, e passe a ser formulada em termos de conjuntos, proposta no século XIX. Posto desta maneira, a evolução do conceito de função parece estar ligada a uma noção de rigor que surge na virada do século XVIII para o XIX e é frequentemente utilizada para descrever o século XIX como a “idade do rigor”. Dito isso, o objetivo central do presente projeto de pesquisa é analisar algumas formulações do conceito de função que surgiram entre o final do século XVIII e início do século XIX a fim de identificar as principais mudanças no que diz respeito ao rigor empregado nessas definições. Investigar o avanço do conceito de função, além de mostrar a matemática como uma ciência viva, que se desenvolve a partir de problemas e contextos específicos, contribui com a pesquisa em História da Matemática na medida em que abre espaço para a discussão de que o rigor matemático ou, mais precisamente, a rigorização da análise matemática, é uma construção histórica e não apenas uma “invenção” dos matemáticos do século XIX. Posto isso, a pesquisa irá se desenvolver sob a perspectiva bibliográfica de análise documental, ou seja, será elaborada a partir do estudo e análise de documentos escritos que compõem a literatura primária e secundária referente ao tema aqui proposto.

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Biografia do Autor

Leylane Ramos Lima, Universidade de Pernambuco - Campus Petrolina

Discente do curso de Licenciatura em Matemática

João Paulo Carneiro Barbosa, Universidade de Pernambuco - Campus Petrolina

É Professor Assistente do Colegiado de Licenciatura em Matemática da Universidade de Pernambuco Campus Petrolina. Licenciado em Matemática pela Universidade de Pernambuco - Campus Petrolina, com Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica da Universidade Federal de Pernambuco (EDUMATEC - UFPE), atualmente é discente, em nível de doutorado, do Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial da Universidade da Bahia (PPGADT - UNEB), onde desenvolve pesquisa relacionada a Etnomatemática. De maneira geral, seus interesses de pesquisa envolvem a História da Matemática e a Etnomatemática. Em relação a Etnomatemática, suas preocupações se centram nos saberes e fazeres matemáticos de comunidades de produtores familiares situadas no Vale do São Francisco, mais precisamente nas cidades de Petrolina - PE e Juazeiro - BA. No que tange a História da Matemática, tem desenvolvido pesquisa relacionada ao processo de fundamentação da matemática ocorrido ao logo do século XIX. 

Referências

BARONI, R. L. S.; OTERO-GARCIA, S. C. Análise matemática no século XIX. Campinas: SBHMAT, 2013.

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MONNA, A. F. The Concept of Function in the 19th and 20th Centuries, in Particular with Regard to the Discussions between Baire, Borel and Lebesgue. Archive for History of Exact Sciences, v. 9, n. 1, p. 57-84, 1972.

ROQUE, T. História da matemática: uma visão crítica, desfazendo mitos e lendas. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.

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Publicado

2023-03-31

Como Citar

LIMA, Leylane Ramos; BARBOSA, João Paulo Carneiro. O CONCEITO DE FUNÇÃO E A NOÇÃO DE RIGOR ENTRE OS SÉCULOS XVIII E XIX: uma relação necessária. Anais - Seminário Nacional de História da Matemática, [s. l.], v. 15, 2023. Disponível em: https://snhm.com.br/anais/article/view/53. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Pôster