OS MITOS E A REALIDADE NA DESCOBERTA DOS INCOMENSURÁVEIS: UMA REFLEXÃO SOBRE A HISTORIOGRAFIA NA MATEMÁTICA

Autores

Palavras-chave:

Descoberta, Incomensuráveis, Irracionais, História, Anacronismos

Resumo

A história dos números irracionais e das grandezas incomensuráveis persiste envolta em mitos e lendas, dentre essas, a mais famosa conta que os pitagóricos gregos teriam feito a descoberta ao aplicar o precioso Teorema de Pitágoras no triângulo retângulo isósceles e se escandalizaram ao encontrar algo que não sendo um número inteiro, tampouco se expressava como uma relação de dois destes. A historiografia tradicional aponta que tal episódio se transformou num escândalo lógico que ficou conhecido como “crise dos incomensuráveis”, neste trabalho fazemos uma discussão contrapondo autores e evidências que sustentam esse ponto de vista com outros que revelam o problema e a descoberta dos incomensuráveis como uma situação oportuna para a evolução da matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emerson Gordiano de Almeida, Colégio Polivalente de Conceição do Coité

Graduado em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2016), Especialista em Tópicos Especiais em Matemática pela Universidade Cândido Mendes (2018) e Mestre em Matemática pelo Programa de Mestrado Profissional em Rede Nacional - PROFMAT\UEFS (2020). Possui experiência como docente da educação básica regente da disciplina de matemática desde 2014, atualmente faz parte do quadro efetivo do Colégio Polivalente de Conceição do Coité. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM/UECE). Tem experiência na área de Matemática e Educação Matemática, com ênfase em História da matemática e Interdisciplinaridade. 

Referências

ALMEIDA, E. G. Onde estão os números irracionais? 2020. 163f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana , 2020.

EVES, H. Introdução a história da matemática. Tradução de Hygino H. Domingues. 3ª edição. Campinas, SP. Editora da UNICAMP, 2004. 844p.

GONÇALVES, C. H. B.; POSSANI, C. Revisitando a descoberta dos incomensuráveis na Grécia Antiga. Matemática universitária. v.47, p.16- 24, 2009.

ROQUE, T.; CARVALHO, J. B. P. Tópicos de história da Matemática. 1ª edição. Rio de Janeiro: Sociedade brasileira de Matemática, 2012.

WAYNE, C. B.; COLOMB, G. G.; WILLIAMS, J. M. A arte da pesquisa. Tradução de Henrique A. Rego Monteiro. 2ª edição. São Paulo: Martins Fontes, 2008. 351 p.

Downloads

Publicado

2023-03-31

Como Citar

ALMEIDA, Emerson Gordiano de. OS MITOS E A REALIDADE NA DESCOBERTA DOS INCOMENSURÁVEIS: UMA REFLEXÃO SOBRE A HISTORIOGRAFIA NA MATEMÁTICA . Anais - Seminário Nacional de História da Matemática, [s. l.], v. 15, 2023. Disponível em: https://snhm.com.br/anais/article/view/74. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Comunicação Científica