COMO O CÉREBRO DO MATEMÁTICO FUNCIONA? Uma Introdução à Neurociência da Matemática Avançada

Autores

Palavras-chave:

Matemática Avançada, Neurociência, História da Matemática

Resumo

O presente estudo visa propiciar uma visão introdutória sobre a neurociência da matemática avançada, ou seja, como o cérebro do matemático funciona. Serão discutidas: as origens das habilidades matemáticas; as redes neurais da matemática avançada serão comparadas com as do conhecimento semântico geral; investigar-se-á se elas independem das redes que processam tanto a linguagem falada como escrita, bem como se elas se interrelacionam com as redes evolucionárias de processamento de números; discutir-se-á as origens da abstração.

Biografia do Autor

Manoel Almeida, Pontifícia Universidade Católica do Paraná / Universidade Federal do Paraná (EMERITI)

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Paraná (1970),Licenciatura em Física pela Universidade Federal do Paraná (1970) e mestrado em Mestrado Em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1998). Ex-Professor e Decano do Departamento de Matemática da UFPr. Professor Adjunto Emérito da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, onde exerceu vário cargos, como Coordenador Geral dos Laboratórios da Instituição, Presidente da Comissão de Vestibular, Assessor da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento, entre outros. Foi Chefe dos Departamentos: de Análise de Projetos, De Acompanhamento de Empresas, de Controle de Projetos e de Expansão (Marketing) do Banco de Desenvolvimento do Paraná.Tem larga experiência nas áreas de consultoria em Engenharia Econômica e Análise de Projetos de Investimento, Informática. É autor de vários livros e artigos, conferencista e palestrante, tendo ministrado vários cursos. Pesquisador atuante nos seguintes temas: História e Pré-História da Matemática, Educação Matemática, Etnomatemática, História da Ciência, Neurofisiologia da Matemática (empregando Imagens médicas). Visiting Scholar do Max Planck Institute für Wissenschaflicht Geschichte, Berlim. Parecerista de Editoras; Coordenador e Membro de Comissões Cientìficas de Eventos. 

Referências

ALMEIDA, Manoel de Campos. Origens da Matemática – A Pré-História da Matemática. Vol. II – O Neolítico e o Alvorecer da História. Curitiba: Progressiva, 2011. Prefácio por Ubiratan D’Ambrosio.

A Matemática Na Idade da Pedra. São Paulo: Editora da Livraria da Física, 2017.

A Gênese do Número – Os Neandertais Sabiam Contar? Curitiba: Manoel de Campos Almeida, 2019.

ALMEIDA, Manoel de Campos; JUSTINO, Edson José Rodrigues. Como o Cérebro Processa a Matemática? – Ensinamentos da Neurociência para uma Pedagogia Renovada, Curitiba, Manoel de Campos Almeida, 2020 a.

Pré-História da Geometria - Origens, Evolução e Neurociência da Geometria. Curitiba, Manoel de Campos Almeida, 2020 b

A Neurociência e a História das Frações. In: Revista Brasileira de História da Matemática, 2020 c.

A Neurociência e a Introdução da Medida na Geometria. In: Anais do XIV SNHM, 2021.

AMALRIC, Marie ; DEHAENE, Stanislas. Origins of the brain networks for advanced mathematics in expert mathematicians. In: Proceedings of the National Academy of Sciences. Abril 2016

ANOBILE, Giovanni; BURR, David C.;IAIA, Marika; MARINELLI, Chiara V.; ANGELELLI, Paola; TURI, Marco. Independent adaptation mechanisms for numerosity and size perception provide evidence against a common sense of magnitude. In: Nature: Scientific Reports| (2018) 8:13571

CHOMSKY, N. Language and Mind. Cambridge: Cambridge Univ Press, 2006.

BENSON-AMRAM, Sarah; GILFILLAN, Geoff; McCOMB, Karen. Numerical assessment in the wild: insights from social carnivores. In: Phil. Trans. R. Soc. B 373: 20160508.

BONGARD, Sylvia; NIEDER, Andreas. Basic mathematical rules are encoded by primate prefrontal cortex neurons. In: PNAS: February 2, 2010; vol. 107; nº 5; 2.277-2.282.

CANTLON, Jessica F.; BRANNON, Elizabeth M. Shared System for Ordering Small and Large Numbers in Monkeys and Humans. In: Psychological Science, 17(5), 401-406. 2006.

D’AMBROSIO, Ubiratan; ALMEIDA, Manoel de Campos. Ethnomathematics and the Pré-história & EducaçãoEmergence of mathematics. In: The Nature and Development of Mathematics; London: Routledge, 2017.

DEHAENE, S. The Number Sense. New York: Oxford Univ Press, 2011.

FELTEN, David L.; SHETTY, Anil N. Netter - Atlas de Neurociência. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

GROTHEER, Mareike; ZHEN, Zonglei; LERMA-USABIAGA, Garikoitz; GRILL-SPECTOR, Kalanit. Separate lanes for Math and Reading in the White matter highways of the human brain. In: doi: http://dx.doi.org/10.1101/420216 bioRxiv preprint first posted online Sep. 17, 2018.

HADAMARD, J. (1945) An Essay on the Psychology of Invention in the Mathematical Field. Princeton: Princeton Univ Press, 1945.

KADOSH, Roi Cohen; WALSH, Vincent. Numerical Representation in the Parietal Lobes: Abstract or not Abstract? In: Behavioral and Brain Sciences. London: Cambridge Press, 2009.

KADOSH, Roi Cohen; et alii. Notation-Dependent and – Independent Representations of Numbers in the Parietal Lobes. In: Neuron 53, 307-314, January 18, 2007.

KADOSH, Cohen et al.. Modulating Neuronal Activity Produces Specific and Long-Lasting Change. In: Current Biology 20, 1–5, November 23, 2010.

NIEDER, Andreas. Neural constraints on human number concepts. In: December 2019 Current opinion in neurobiology 60:28-36.

NIEDER, Andreas. The neuronal code for number. In: Nature Reviews Neuroscience · May 2016.

Downloads

Publicado

2023-03-31

Como Citar

ALMEIDA, Manoel. COMO O CÉREBRO DO MATEMÁTICO FUNCIONA? Uma Introdução à Neurociência da Matemática Avançada. Anais - Seminário Nacional de História da Matemática, [s. l.], v. 15, 2023. Disponível em: https://snhm.com.br/anais/article/view/10. Acesso em: 8 jul. 2024.

Edição

Seção

Comunicação Científica