O que resta da geometria presente nos Elementos de Euclides na BNCC
Palavras-chave:
Os Elementos, Euclides., BNCC, História da Educação MatemáticaResumo
O presente pôster tem por objetivo socializar um estudo iniciado na disciplina obrigatória Metodologia Científica em Matemática, no curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal Rural de Pernambuco, sendo atualmente objeto de trabalho de conclusão de curso (TCC). Tal pesquisa tem por objetivo identificar após mais de 2 mil e trezentos anos de História, o que resta da geometria abordada nos Elementos de Euclides na atual Base Nacional comum curricular (BNCC). Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa bibliográfica tendo como referência, Struik (1992), Eves (1997), Boyer (2001) e Cajori (2007). Como resultados parciais, identificamos por um lado uma redução significativa dos conteúdos geométricos dos Elementos em relação a BNCC; por outro lado, a ênfase dada pelos Elementos aos aspectos gráficos para a compreensão da geometria, coloca-o em sintonia com algumas das habilidades almejadas pela BNCC
Downloads
Referências
BOYER, Carl B. História da Matemática. São Paulo: Edgard Blucher, 2001
CAJORI, Florian. Uma história da matemática. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna Ltda., 2007
EVES, Howar. Introdução à História da Matemática. Campinas (SP): Editora da
Unicamp, 1997.
BRASIL. Ministério da Educação; Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasilia, DF, 2022
STRUIK, Dirk J. História Concisa das Matemáticas. Lisboa: Gradiva, 1992
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Anais - Seminário Nacional de História da Matemática
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.