OS PROFETAS DE ALEIJADINHO, A MATEMÁTICA E A MAÇONARIA

Autores

Palavras-chave:

Profetas de Aleijadinho, Etnomatemática, Maçonaria, Antônio Francisco Lisboa, Etnomodelagem

Resumo

O presente artigo é parte dos resultados de uma pesquisa de mestrado acadêmico em Educação Matemática que investiga os Profetas de Aleijadinho na perspectiva da Etnomatemática, fundamentada na Etnomodelagem. Essa investigação utilizou uma adaptação da Teoria Fundamentada nos Dados para analisar as informações coletadas durante a condução do trabalho de campo por meio de entrevistas semiestruturadas, questionários, grupos focais e o diário de campo da pesquisadora. Os 12 participantes desse estudo revelaram informações importantes sobre a vida de Aleijadinho e uma delas foi o interesse pelo movimento da Inconfidência Mineira e pela Maçonaria. Essa análise resultou em quatro categorias conceituais, sendo que uma delas está relacionada com a história de Aleijadinho, a cultura local e a maçonaria. Os resultados desta pesquisa mostraram que Aleijadinho utilizou procedimentos matemáticos para posicionar os 12 Profetas no adro da igreja do Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas, Minas Gerais aliados aos símbolos maçônicos.

Biografia do Autor

Tatiana Delfiol, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Doutoranda em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", campus Rio Claro-SP (UNESP-RC). Mestre em Educação Matemática pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), especialista em Docência em Sistemas de Informação, bacharel em Administração com ênfase em Sistemas de Informação e licenciada em Matemática. Cerificada em ITIL 4 pela Axelos. Possui experiência docente, desde 2014, nas áreas de Matemática e Informática e experiência empresarial nas áreas de Elétrica, Ciências da Computação, Contabilidade, Gestão de Pessoas e Logística. Docente bolsista no curso de graduação em Ciências da Computação da UNESP de Rio Claro. Bolsista de doutorado do PPGEM UNESP de Rio Claro pela CAPES. 

Milton Rosa, Universidade Federal de Ouro Preto

Possui licenciatura em Ciências/Matemática-Faculdade de Ciências e Letras Plínio Augusto Amaral-FCLPAA (1983) e licenciatura em Pedagogia-FCLPAA (1994), em Amparo-SP. Especialização Educação Matemática-Etnomatemática/Modelagem-PUC/Campinas (1999). Mestrado Educação Matemática, California State University, Sacramento-CSUS (2000). Doutorado em Educacão, Liderança Educacional-CSUS (2010), Estados Unidos. Ambos diplomas revalidados pela USP. Pós-Doutorado em Educação-Etnomodelagem-USP (2015). Professor Associado II, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), atuando como professor/pesquisador desde 2011. Membro do Conselho Departamental-CEAD/UFOP (2016/2023). Membro (2014/2018) e membro suplente (2020/2024) do Colegiado do Mestrado Acadêmico em Educação Matemática-UFOP. Presidente Colegiado Curso Licenciatura Matemática, distância, CEAD/UFOP (2016/2023). Membro da Subcâmara das Llcenciaturas-UFOP, desde 2012. Membro Colegiado Curso Licenciatura Pedagogia, distância-CEAD/UFOP (2017/2021).

Referências

BRETAS, R. J. F. Antônio Francisco Lisboa: o Aleijadinho. Coleção Reconquista do Brasil. 2ª série. Volume 230. Contagem, MG: Editora Itatiaia, 2002.

DELFIOL, Tatiana de Andrade Aguilar. Humanizando os Profetas de Aleijadinho: um estudo qualitativo de suas proporções por meio de Etnomodelagem. 2022. 451 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2022.

FILHO, N. A. O triângulo mineiro: o Aleijadinho, a arte sacra e a Maçonaria – Símbolos ocultos na obra de um gênio do barroco no Brasil colonial. Brasília: Editora Kiron, 2015.

JORGE, F. O Aleijadinho: sua vida, sua obra, seu gênio. Coleção Brasileira de Ouro. Rio de Janeiro, RJ: Tecnoprint Gráfica S.A., 1967.

KONELL, V., ODORIZZI, T. J.; KREISCH, C. Desenho da figura humana. Indaial, SC: UNIASSELVI, 2016.

MANN, H.; MANN, G. Os Doze Profetas do Aleijadinho. Companhia Editora Nacional. São Paulo, SP: USP, 1973.

MORAES, G. D. O Aleijadinho de Vila Rica. São Paulo, SP: CRF-8, 1977.

SPHAN – Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Inventário Nacional de Bens Móveis e Integrados de Minas Gerais. Módulo 2 – Congonhas. v. 17. Tomo 2. Projeto VITAE. Rio de Janeiro:1989

VASCONCELLOS, M. M. Confidências de um inconfidente: romance mediúnico. Ditado por Tomás Antônio Gonzaga. 11 ed. v. 451. São Paulo: Radhu, 1987.

Downloads

Publicado

2023-03-31

Como Citar

DELFIOL, Tatiana; ROSA, Milton. OS PROFETAS DE ALEIJADINHO, A MATEMÁTICA E A MAÇONARIA. Anais - Seminário Nacional de História da Matemática, [s. l.], v. 15, 2023. Disponível em: https://snhm.com.br/anais/article/view/58. Acesso em: 8 jul. 2024.

Edição

Seção

Comunicação Científica