Um estudo sobre as operações elementares de matrizes presentes na obra “Uma memória sobre a Teoria das Matrizes” de Arthur Cayley
Palavras-chave:
Matrizes, Arthur Cayley, História da MatemáticaResumo
Nos dias de hoje a ideia de matriz está relacionada ao conceito de tabelas, contudo, ao olharmos historicamente poderemos verificar que a ideia de matriz se originou associada a representação de sistemas lineares. Pretendemos realizar um estudo das definições e procedimentos para operações elementares entre matrizes (adição de matrizes, multiplicação de matriz por escalar e multiplicação de matriz por matriz) presentes na obra A Memoir on the Theory of Matrices, escrita pelo matemático Arthur Cayley (1821-1895) e publicada na Philosophical Transaction of Royal Society of London no ano de 1858. A importância histórica dessa obra, se dá pelo fato de ter sido uma das primeiras publicações no que se refere à Teoria das Matrizes. Constatamos que a definição de matriz foi apresentada como uma forma de abreviar os coeficientes das equações que compõem um sistema linear. Dessa forma, concluímos que por meio da concepção de Cayley, ao realizarmos operações entre matrizes, estamos efetuando operações entre sistemas lineares.
Downloads
Referências
BARROS, J. D`A. Fontes Históricas: revisitando alguns aspetos primordiais para a Pesquisa Histórica. Mouseion, n.12, mai-ago, p.129-159, 2012.
BERNARDES, A. Uma proposta para integrar a História da Matemática ao Ensino de Matemática: História das Matrizes e regras do discurso matemático. Hipátia, vol.4, n.1, p.84-101, 2019.
BERNARDES, A.; ROQUE, T. História da noção de Matriz: uma releitura sob a luz de novas abordagens historiográficas. Revista Brasileira de História da Matemática, vol. 16, n. 31, p. 1-19, 2016.
CAYLEY, A. A Memoir on the Theory of Matrices. Philosophical Transactions of the Royal Society of London, v. 148, 1858.
EVES, H. Introdução à História da Matemática. Tradução: Hygino H. Domingues. 5ª ed. – Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2011.
GODOY, K.V. Um estudo do processo de reconhecimento histórico: o caso de Arthur Cayley. 2013. 252 p. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claro, 2013.
LIMA, L. A. M. de; PEREIRA, M. G. G.; CHAQUIAM, M. Uma abordagem histórica de matrizes para o uso em sala de aula. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, vol. 5, n. 14, p. 51-63, 2018.
MATOS, F. C. de; NUNES, J. M. V. Práticas com matrizes a partir do estudo histórico epistemológico. REMATEC: Revista de Matemática, Ensino e Cultura, Ano 14, n. 32, p.09-28, 2019.
PAVANELLO, R.M.; NOGUEIRA, C. M. I. Avaliação em Matemática: algumas considerações. Estudos em Avaliação Educacional, v. 17, n. 33, p.29-42, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Anais - Seminário Nacional de História da Matemática
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.