PERFIS DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA PARA SENSIBILIZAÇÃO SOBRE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR: a cinebiografia do matemático Ramanujan

Autores

Palavras-chave:

História da matemática, Altas Habilidades/Superdotação, Ramanujan

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma experiência de sensibilização inédita para o ensino superior sobre Altas habilidades/Superdotação-AH/SD, através de personalidades da História da Matemática usando biografias ou cinebiografias. Essa temática desenvolveu-se a partir do perfil do matemático Srinivasa Ramanujan (1887-1920). Do ponto de vista epistemológico apresenta os modelos teóricos de Joseph Renzulli sobre Altas Habilidades/Superdotação-AH/SD, além de Guy Brosseau e Janine Filloux no campo da Educação Matemática. Nessa perspectiva metodológica, trabalhou-se a película “O homem que viu o infinito” (2016), que aborda as experiências vivenciadas durante a residência desse matemático indiano no Trinity College em Cambridge na Inglaterra de 1913 a 1919. A interseção conceitual sobre AH/SD, Educação Matemática e História da Matemática nessa sensibilização demostrou, que biografias/cinebiografias constituem ferramentas eficazes para sensibilizar e conhecer referenciais teóricos sobre a temática.

Biografia do Autor

Clemir Queiroga de Carvalho Rocha, Universidade Católica de Pernambuco

Área de interesse História da Matemática e Educação Matemática; ênfase em Educação Inclusiva e Altas Habilidades ∕ Superdotação - AH/SD. Membro associado ao Conselho Brasileiro para Superdotação - CONBRASD e fundador e diretor da ONG Instituto Scientia de Pernambuco.

Vicente Francisco de Sousa Neto, Universidade Católica de Pernambuco

Concluiu a graduação em Licenciatura Plena em Matemática na Universidade Católica de Pernambuco, no ano de 1989. Concluiu o mestrado, (resp.o doutorado) no ano de 1994, (resp, em 1999); em matemática, na Universidade Federal do Ceará. É professor da Universidade Católica de Pernambuco desde o ano de 1990; iniciando no cargo de Auxiliar de Ensino, e progredindo a Adjunto III. Tem experiência na área de matemática, com ênfase em Geometria Diferencial, atuando principalmente nos seguintes temas: superfícies com algum tipo de curvatura constante em formas espaciais. É coordenador regional da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) em Pernambuco PE01

Vera Borges de Sá, Universidade Católica de Pernambuco

Doutora em História pela Universidade Federal de Pernambuco (2001), mestra em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (1993) e Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco (1987). Atualmente é professor adjunto da Universidade Católica de Pernambuco. Coordena Grupo de Pesquisa e desenvolvendo estudos na área de Sociologia da Cultura, Sociologia da Educação, Memória e Altas Habilidades/Superdotação - AH/SD. É também fundadora do Instituto Scientia de Pernambuco onde atua desde 2008.

Referências

BOALER, J. Mentalidades matemáticas: estimulando o potencial dos estudantes por meio da matemática criativa, das mensagens inspiradoras e do ensino inovador. Trad. Daniel Bueno. Porto Alegre: Penso, 2018.

Brasil. Conselho Nacional de Educação – Câmara de Educação Básica. Parecer Nº 17. Relatores. Kuno Paulo Rhoden e Sylvia Figueiredo Gouvêa. DF: MEC, 2001. www.Portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf. Acesso: 10 de julho de 2022.

BROUSSEAU, Guy. Introdução ao estudo das situações didáticas: conteúdos e métodos de ensino. Trad. Camila Bogéa. São Paulo: Ática, 2008.

CARMELO, Bruno. Deus é matemático. http://www.adorocinema.com/filmes/

filmes-225720/criticas-adorocinema, 2016. Acesso em 20 de janeiro de 2022.

D’AMBROSIO, Ubiratan. Educação Matemática: da teoria à prática. 10ed. Campinas (SP), Papiros, 2003.

CARVALHO, Leonardo D; SOUZA, Vanderlei S. Continuidades e rupturas na história da eugenia: uma análise a partir das publicações de Renato Kehl no Pós-Segunda Guerra Mundial. Perspectiva, Florianópolis, v. 35, n. 3, p. 887-910, jul./set. 2017. http://www.perspectiva.ufsc.br. Acesso em 3 de julho de 2022

D’AMORE, Bruno. Elementos de Didática da Matemática. Trad. Maria Cristina Bonomi. São Paulo: LF, 2007.

FLOOD, R.; WILSON, R. Os grandes matemáticos: as descobertas e a propagação do conhecimento através das vidas dos grandes matemáticos. Trad. Maria Beatriz de Medina. São Paulo: M. Books, 2013.

HARDY, G. H. Em defesa de um matemático. Trad. Luís Carlos Borges. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

KANIGEL, Robert. The man who knew infinity. London: Abacus, 1999.

LIMA, Denise Maria de M. P. O professor universitário frente às estratégias de identificação e atendimento ao aluno com altas habilidades/superdotação. Universidade Federal do Paraná: Curitiba, 2011. Dissertação (Mestrado em Educação). Disponível em: http:/www.ppge.ufpr.br/teses/M11_Denise Maria de Matos Pereira Lima.pdf. Acesso em 3 de julho de 2022.

O homem que viu o infinito. Direção de Matt Brown. Reino Unido: Diamond Films, 2016. 1 DVD (108 min).

PAIS, Luiz Carlos. Didática da Matemática: uma análise da influência francesa. 2ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

PEREZ, Susana G. P. B. Gasparzinho vai à escola: um estudo sobre as características do aluno com altas habilidades produtivo-criativo. 2004. Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2004.

PIASSI, Luís Paulo de C. Interfaces didáticas entre cinema e ciência. São Paulo: LF, 2013.

RANGANATHAN, S. R. Ramanujan: the man & the mathematician. New Delhi: Ess Ess, 2009.

RENZULLI, J. S. Three Ring Conception of Giftedness: A developmental model for promoting creative productivity. In S. M. Reis (Ed). Reflections On Gifted Education (pp. 173-192). Waco, TX: Prufrock Press, 2016. https://gifted.uconn.edu/wp-content/uploads/sites/961/2019/11/ The_Three-Ring_

Conception_of_Giftedness_2.pdf. Acesso em 3 de julho de 2022.

_________. The Three-Ring Conception of Giftedness: A Developmental Model For Promoting Creative Productivity. UCONN, 2021. https://gifted.uconn.edu/wp-content/uploads/sites/961/2021/05/The_Three-Ring_

Conception_of_Giftedness.pdf. Acesso em 3 de julho de 2022

SNOW, C. P. Introdução. In: HARDY, G. H. Em defesa de um matemático. Trad. Luís Carlos Borges. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

Downloads

Publicado

2023-03-31

Como Citar

ROCHA, Clemir Queiroga de Carvalho; DE SOUSA NETO, Vicente Francisco; SÁ, Vera Borges de. PERFIS DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA PARA SENSIBILIZAÇÃO SOBRE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR: a cinebiografia do matemático Ramanujan. Anais - Seminário Nacional de História da Matemática, [s. l.], v. 15, 2023. Disponível em: https://snhm.com.br/anais/article/view/84. Acesso em: 8 jul. 2024.

Edição

Seção

Comunicação Científica