PERFIS DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA PARA SENSIBILIZAÇÃO SOBRE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR: a cinebiografia do matemático Ramanujan

Autores

Palavras-chave:

História da matemática, Altas Habilidades/Superdotação, Ramanujan

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma experiência de sensibilização inédita para o ensino superior sobre Altas habilidades/Superdotação-AH/SD, através de personalidades da História da Matemática usando biografias ou cinebiografias. Essa temática desenvolveu-se a partir do perfil do matemático Srinivasa Ramanujan (1887-1920). Do ponto de vista epistemológico apresenta os modelos teóricos de Joseph Renzulli sobre Altas Habilidades/Superdotação-AH/SD, além de Guy Brosseau e Janine Filloux no campo da Educação Matemática. Nessa perspectiva metodológica, trabalhou-se a película “O homem que viu o infinito” (2016), que aborda as experiências vivenciadas durante a residência desse matemático indiano no Trinity College em Cambridge na Inglaterra de 1913 a 1919. A interseção conceitual sobre AH/SD, Educação Matemática e História da Matemática nessa sensibilização demostrou, que biografias/cinebiografias constituem ferramentas eficazes para sensibilizar e conhecer referenciais teóricos sobre a temática.

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Biografia do Autor

Clemir Queiroga de Carvalho Rocha, Universidade Católica de Pernambuco

Área de interesse História da Matemática e Educação Matemática; ênfase em Educação Inclusiva e Altas Habilidades ∕ Superdotação - AH/SD. Membro associado ao Conselho Brasileiro para Superdotação - CONBRASD e fundador e diretor da ONG Instituto Scientia de Pernambuco.

Vicente Francisco de Sousa Neto, Universidade Católica de Pernambuco

Concluiu a graduação em Licenciatura Plena em Matemática na Universidade Católica de Pernambuco, no ano de 1989. Concluiu o mestrado, (resp.o doutorado) no ano de 1994, (resp, em 1999); em matemática, na Universidade Federal do Ceará. É professor da Universidade Católica de Pernambuco desde o ano de 1990; iniciando no cargo de Auxiliar de Ensino, e progredindo a Adjunto III. Tem experiência na área de matemática, com ênfase em Geometria Diferencial, atuando principalmente nos seguintes temas: superfícies com algum tipo de curvatura constante em formas espaciais. É coordenador regional da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) em Pernambuco PE01

Vera Borges de Sá, Universidade Católica de Pernambuco

Doutora em História pela Universidade Federal de Pernambuco (2001), mestra em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (1993) e Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco (1987). Atualmente é professor adjunto da Universidade Católica de Pernambuco. Coordena Grupo de Pesquisa e desenvolvendo estudos na área de Sociologia da Cultura, Sociologia da Educação, Memória e Altas Habilidades/Superdotação - AH/SD. É também fundadora do Instituto Scientia de Pernambuco onde atua desde 2008.

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Publicado

2023-03-31

Como Citar

ROCHA, Clemir Queiroga de Carvalho; DE SOUSA NETO, Vicente Francisco; SÁ, Vera Borges de. PERFIS DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA PARA SENSIBILIZAÇÃO SOBRE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR: a cinebiografia do matemático Ramanujan. Anais - Seminário Nacional de História da Matemática, [s. l.], v. 15, 2023. Disponível em: https://snhm.com.br/anais/article/view/84. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Comunicação Científica