PERFIS DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA PARA SENSIBILIZAÇÃO SOBRE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR: a cinebiografia do matemático Ramanujan
Palavras-chave:
História da matemática, Altas Habilidades/Superdotação, RamanujanResumo
O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma experiência de sensibilização inédita para o ensino superior sobre Altas habilidades/Superdotação-AH/SD, através de personalidades da História da Matemática usando biografias ou cinebiografias. Essa temática desenvolveu-se a partir do perfil do matemático Srinivasa Ramanujan (1887-1920). Do ponto de vista epistemológico apresenta os modelos teóricos de Joseph Renzulli sobre Altas Habilidades/Superdotação-AH/SD, além de Guy Brosseau e Janine Filloux no campo da Educação Matemática. Nessa perspectiva metodológica, trabalhou-se a película “O homem que viu o infinito” (2016), que aborda as experiências vivenciadas durante a residência desse matemático indiano no Trinity College em Cambridge na Inglaterra de 1913 a 1919. A interseção conceitual sobre AH/SD, Educação Matemática e História da Matemática nessa sensibilização demostrou, que biografias/cinebiografias constituem ferramentas eficazes para sensibilizar e conhecer referenciais teóricos sobre a temática.
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