ISAAC NEWTON, UM PERFIL DE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO SUPERIOR ATRAVÉS DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA

Autores

  • Marília Coutinho Silva coutinhomarilia723@gmail.com
    Universidade Católica de Pernambuco
  • Vicente Francisco de Sousa Neto vicente.neto@unicap.br
    Universidade Católica de Pernambuco
  • Clemir Queiroga de Carvalho Rocha rochaclemir@gmail.com
    Universidade Católica de Pernambuco

Palavras-chave:

História da Matemática, Altas Habilidades/Superdotação, Newton

Resumo

Este trabalho tem por objetivo investigar o perfil criativo de Isaac Newton como sujeito com indicadores de Altas Habilidades/Superdotação–AH/SD, através da História da Matemática. Buscou-se pesquisar seu comportamento criativo e inovador no contexto de uma época, relacionando-o também com a história social. Fundamenta-se teoricamente em três perspectivas para analisar o perfil da inteligência e criatividade de Newton. Primeiramente no modelo dos Três Anéis de Renzulli para AH/SD, que caracteriza a superdotação em três comportamentos básicos observáveis: habilidade acima da média, envolvimento com a tarefa e a criatividade.  Em seguida na abordagem de Vygotsky, que caracteriza conceitualmente a pessoa com genialidade. Ou seja, processo produzido tanto pelo desempenho superior individual (condições psicológicas), associado com o momento histórico e do ambiente (condições materiais). E a terceira perspectiva refere-se a Gardner, que considera uma compreensão da inteligência numa abordagem biopsiquica multivariada e sociocultural. O perfil de Newton como um sujeito biopsíquico diferenciado, mas inserido num contexto sociocultural de demandas de conhceimento, em que o momento histórico foi determinante no curso de suas descobertas e tipos de estudos. Metodologicamente a pesquisa é qualitativa, apoiada em fontes bibliográficas. Como fontes primárias, considerou-se escritos de Newton e/ou trabalhos publicados por seus biógrafos. Já as secundárias, consistiram nos textos científicos sobre suas descobertas no campo da matemática e da física, postos no campo da história da ciência e história social. Os resultados demonstraram que Newton, apresenta perfil criativo e inovador. Desenvolveu vários experimentos e também construiu um telescópio refletor, usando espelhos ao invés de lentes. Tais experiências produziram uma gama de materiais, tanto para seu livro Optica, quanto para sua obra mais famosa Principia. Na perspectiva teórica de Renzulli, pode-se afirmar que Newton possuia acentuada criatividade, originalidade e comportamento perseverante; além de se incoprporar na caracterização de Vygotsk sobre genialidade, pois contribuiu deixando significativo legado para a humanidade.

Referências

DELOU, Cristina M. C. & BUENO, J. G. S. O que Vygotsky pensava sobre a genialidade. Revista de Educação PUC-Campinas, Campinas, n. 11, p. 97-99, 2001.

GARDNER, H. Estruturas da mente: a teoria das inteligências múltiplas. 2ed. Porto Alegre: Penso, 1994.

HESSEN, Boris. As raízes sociais e econômicas do “Principia” de Newton. Disponível em: http://www.cei.santacruz.g12.br/~fisica/lessons/3up/newton.pdf . Acesso em 10 de julho de 2022.

NEWTON, Isaac. Principia: princípios matemáticos de filosofia natural. Trad. Trieste Ricci. 2 ed. São Paulo: Edusp, 2018.

RENZULLI, J.S. A concepção de superdotação no modelo dos três anéis: um modelo de desenvolvimento para a produtividade criativa. In: VIRGOLIM, Ângela M. R.;

Downloads

Publicado

2023-03-31

Como Citar

COUTINHO SILVA, Marília; DE SOUSA NETO, Vicente Francisco; QUEIROGA DE CARVALHO ROCHA, Clemir. ISAAC NEWTON, UM PERFIL DE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO SUPERIOR ATRAVÉS DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA. Anais - Seminário Nacional de História da Matemática, [s. l.], v. 15, 2023. Disponível em: https://snhm.com.br/anais/article/view/85. Acesso em: 8 jul. 2024.

Edição

Seção

Pôster