UM OLHAR PARA O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NOS LIVROS DE MINICURSOS DO SEMINÁRIO NACIONAL DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA (2001-2021)

Autores

Palavras-chave:

Livros de minicurso, SNHM, História da Matemática, Tecnologias Digitais

Resumo

Esse trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi analisar os livros de minicurso do Seminário Nacional de História da Matemática. A pesquisa qualitativa e de cunho bibliográfica em relação à produção científica desses livros, desde sua instituição no ano de 2001 até a última coleção publicada em 2021. Desenvolve-se um mapeamento relacionado ao uso das tecnologias digitais nas propostas de História da Matemática para o Ensino nestes livros. De acordo com os resultados, podemos constatar que, dos 121 livros de minicurso, apenas 09 promovem métodos e outras práticas de ensino as quais relacionam a história da matemática com o uso das tecnologias digitais, especificamente, software de geometria dinâmica como o GeoGebra

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivonne C. Sánchez, Universidade Federal do Pará

Doutoranda em Educação em Ciências e Matemáticas com bolsa de estudo da FAPESPA (2021-2025 | Edital 14/2021 PROPESP-UFPA) no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM) do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestre em Educação em Ciências e Matemáticas - área de concentração: Educação Matemática - (PPGECM/UFPA) com bolsa de estudo da CAPES (2018-2020). Graduada na Licenciatura em Educação menção Matemática e Física pela Universidade do Zulia, Venezuela (2011-2016) e revalidada como Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal da Bahia (UFBA/2022). Membro do Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática (GPSEM/UFPA). Pesquisadora nível A-2 no Programa de Estímulo à Pesquisa e Inovação da Venezuela (2015 - Atual). Possui experiência na área de Educação Matemática com ênfase em: Formação de Professores com Tecnologias Digitais, Ensino de Matemática com Tecnologias Digitais, Uso do GeoGebra no Ensino da Matemática.

Luis Andrés Castillo, Universidade Federal do Pará

Doutorando em Educação em Ciências e Matemáticas com bolsa de estudo da FAPESPA (2021-2025 | Edital 14/2021 PROPESP-UFPA) no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM) do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestre em Educação em Ciências e Matemáticas - área de concentração: Educação Matemática - (PPGECM/UFPA) com bolsa de estudo da CAPES (2018-2020). Graduado em Licenciatura em Educação Matemática e Física pela Universidade do Zulia, Venezuela (2011-2016) e revalidada como Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal da Bahia (UFBA/2022). Atualmente é Professor Convidado na Universidade Federal do Tocantins (UFT), Campus Universitário de Arraias, no Curso de Licenciatura em Matemática. Membro do Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática (GPSEM/UFPA). Pesquisador nível A-1 no Programa de Estímulo à Pesquisa e Inovação da Venezuela (2015 - Atual). Pertence ao corpo Editorial de periódicos nacionais e internacionais, como parte do Conselho Consultivo, Equipe Técnica e Parecerista ad hoc. Possui experiência na área de Educação Matemática com ênfase em: Formação de Professores com Tecnologias Digitais, Ensino de Matemática com Tecnologias Digitais, Uso do GeoGebra no Ensino da Matemática, Modelagem Matemática com GeoGebra.

Iran Abreu Mendes, Universidade Federal do Pará

Bolsista Produtividade em Pesquisa Nível 1C do CNPq, Possui graduação em Licenciatura em Matemática e em Licenciatura em Ciências, ambas pela Universidade Federal do Pará (1983), Especialização em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Pará (1995), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1997), Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2001) e Pós-doutorado em Educação Matemática pela UNESP/Rio Claro (2008). Atualmente é professor Titular do Instituto de Educação Matemática e Científica da Universidade Federal do Pará (IEMCI), onde atua como pesquisador do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemáticas. Tem experiência no ensino de Cálculo, Geometria Analítica e Euclidiana, História da Matemática, História da Educação Matemática, Didática da Matemática e Fundamentos Epistemológicos da Matemática. Desenvolve pesquisas sobre: Epistemologia da Matemática, História da Matemática, História da Educação Matemática, História para o Ensino de Matemática, Práticas Socioculturais e Educação Matemática, Diversidade Cultural e Educação Matemática. Líder do Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática (GPSEM/UFPA).

Referências

CASTILLO, L. A.; SÁNCHEZ, I. C. História e Tecnologias digitais nos anais do Seminário Nacional De História Da Matemática (SNHM). In: XIII Encontro Paraense de Educação Matemática 2022, Belém. Anais [...]. Belém: SBEM-PA, 2022. p. 1–13.

BORTOLOSSI, H. J.; PASQUINI, R. C. G. Modelos Cosmológicos três episódios na história da Matemática para sala de aula. São Paulo: Livraria da Física, 2019. – (História da matemática e da educação matemática para o ensino)

MARQUES, R. M. S. Geometria analítica nos livros de minicursos dos SNHM: possibilidades didáticas para o ensino. REMATEC, [S. l.], v. 14, n. 32, p. 177–192, 2019. https://doi.org/10.37084/REMATEC.1980-3141.2019.n32.p177-192.id211

MENDES, I. A. História para o ensino de matemática: fundamentos epistemológicos, métodos e práticas. COCAR, Bélem, v. Edição Esp, n. 14, p. 01–26, 2022.

MENDES, I. A.; PIRES, L. S. Classificação de teses e dissertações nas subáreas em história para o ensino da matemática (1990-2018). Revista Paranaense de Educação Matemática, [S. l.], v. 9, n. 19, p. 410–434, 2020. https://doi.org/10.33871/22385800.2020.9.19.410-434

MENDES, I. A.; PIRES, L. S. Conteúdos de matemática do ensino médio nos livros de minicursos da SBHMat (2001-2017). REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S. l.], v. 8, n. 3, p. 533–552, 2020. https://doi.org/10.26571/reamec.v8i3.10712

MUNIZ, J. T.; LOPES, G. L. O. História das equações quadráticas na civilização islâmica medieval: uma visita ao método de resolução de Ibn Turk. São Paulo: Livraria da Física, 2021. – (Histórias da matemática em estudos e no ensino)

OLIVEIRA, J. D. S.; SOUSA, G. C. Contruções da Geometria do Compasso de Lorenzo Macheroni (1750-1800) em Atividades com Software de Matemática Dinâmica. São Paulo: Livraria da Física, 2017.

PASQUINI, R. C. G.; BORTOLOSSI, H. J. Simetria: História de um Conceito e suas Implicações no Contexto Escolar. São Paulo: Livraria da Física, 2015.

PRATA FILHO, G. A.; SAD, L. A. (Re)Significações ao Teorema de Pitágoras. São Paulo: Livraria da Física, 2019. – (História da matemática e da educação matemática para o ensino)

PIRES, Lucas Silva; MENDES, Iran Abreu. História da matemática do ensino fundamental nos livros de minicursos da SBHMat (2001-2017). Revista Prática Docente, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 28–44, 2020. https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p28-44.id575

SILVA, Luiza Pereira; SILVA NETO, Benjamim Cardoso; CASTILLO, Luis Andrés. História para o ensino da matemática nos livros de minicursos do SNHM (2001 a 2017) para os anos iniciais do ensino fundamental. In: XIII Seminário Nacional de História da Matemática 2019, Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza: SBHMat, 2019. p. 1437–1449.

SILVA, A. L. F.; SOUSA, G. C. História, tecnologias e matemática: uma aliança para conteúdos do 8° ano em conformidade com a BNCC. São Paulo: Livraria da Física, 2021. – (Histórias da matemática em estudos e no ensino)

SOUSA, G. C.; ALVES, J. M. S. A Regressão Linear de Francis Galton (1822-1911) sendo reconstruída por meio das TIC para estudar Função Afim de padrões de medidas. São Paulo: Livraria da Física, 2017.

SOUSA, G. C. Aliança entre HM, TDIC e IM: Fundamentos e Aplicações. REMATEC, [S. l.], v. 15, p. 117–136, 2020. https://doi.org/10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n0.p117-136.id239.

SOUSA, G. C. Experiências com GeoGebra e seu papel na aliança entre HM, TDIC e IM. REMATEC, [S. l.], v. 16, n. 37, p. 140–159, 2021. https://doi.org/10.37084/REMATEC.1980-3141.2021.n37.p140-159.id310

RIBEIRO, R. G. T.; MACHADO, S. R. A.; TRIVIZOLI, L. M. Conceitos geométricos em artesanatos e grafismos indígenas: uma tradição histórico-cultural de uma comunidade Guarani. São Paulo: Livraria da Física, 2021. – (Histórias da matemática em estudos e no ensino)

TRIVIZOLI, L. M.; MARIOTTO, R. O problema de Apolônio panorama histórico e sua resolução utilizando um software geométrico. São Paulo: SBHMat, 2011.

Downloads

Publicado

2023-03-31

Como Citar

SÁNCHEZ, Ivonne C.; CASTILLO, Luis Andrés; MENDES, Iran Abreu. UM OLHAR PARA O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NOS LIVROS DE MINICURSOS DO SEMINÁRIO NACIONAL DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA (2001-2021). Anais - Seminário Nacional de História da Matemática, [s. l.], v. 15, 2023. Disponível em: https://snhm.com.br/anais/article/view/109. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Comunicação Científica