UM OLHAR PARA O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NOS LIVROS DE MINICURSOS DO SEMINÁRIO NACIONAL DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA (2001-2021)
Palavras-chave:
Livros de minicurso, SNHM, História da Matemática, Tecnologias DigitaisResumo
Esse trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi analisar os livros de minicurso do Seminário Nacional de História da Matemática. A pesquisa qualitativa e de cunho bibliográfica em relação à produção científica desses livros, desde sua instituição no ano de 2001 até a última coleção publicada em 2021. Desenvolve-se um mapeamento relacionado ao uso das tecnologias digitais nas propostas de História da Matemática para o Ensino nestes livros. De acordo com os resultados, podemos constatar que, dos 121 livros de minicurso, apenas 09 promovem métodos e outras práticas de ensino as quais relacionam a história da matemática com o uso das tecnologias digitais, especificamente, software de geometria dinâmica como o GeoGebra
Downloads
Referências
CASTILLO, L. A.; SÁNCHEZ, I. C. História e Tecnologias digitais nos anais do Seminário Nacional De História Da Matemática (SNHM). In: XIII Encontro Paraense de Educação Matemática 2022, Belém. Anais [...]. Belém: SBEM-PA, 2022. p. 1–13.
BORTOLOSSI, H. J.; PASQUINI, R. C. G. Modelos Cosmológicos três episódios na história da Matemática para sala de aula. São Paulo: Livraria da Física, 2019. – (História da matemática e da educação matemática para o ensino)
MARQUES, R. M. S. Geometria analítica nos livros de minicursos dos SNHM: possibilidades didáticas para o ensino. REMATEC, [S. l.], v. 14, n. 32, p. 177–192, 2019. https://doi.org/10.37084/REMATEC.1980-3141.2019.n32.p177-192.id211
MENDES, I. A. História para o ensino de matemática: fundamentos epistemológicos, métodos e práticas. COCAR, Bélem, v. Edição Esp, n. 14, p. 01–26, 2022.
MENDES, I. A.; PIRES, L. S. Classificação de teses e dissertações nas subáreas em história para o ensino da matemática (1990-2018). Revista Paranaense de Educação Matemática, [S. l.], v. 9, n. 19, p. 410–434, 2020. https://doi.org/10.33871/22385800.2020.9.19.410-434
MENDES, I. A.; PIRES, L. S. Conteúdos de matemática do ensino médio nos livros de minicursos da SBHMat (2001-2017). REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S. l.], v. 8, n. 3, p. 533–552, 2020. https://doi.org/10.26571/reamec.v8i3.10712
MUNIZ, J. T.; LOPES, G. L. O. História das equações quadráticas na civilização islâmica medieval: uma visita ao método de resolução de Ibn Turk. São Paulo: Livraria da Física, 2021. – (Histórias da matemática em estudos e no ensino)
OLIVEIRA, J. D. S.; SOUSA, G. C. Contruções da Geometria do Compasso de Lorenzo Macheroni (1750-1800) em Atividades com Software de Matemática Dinâmica. São Paulo: Livraria da Física, 2017.
PASQUINI, R. C. G.; BORTOLOSSI, H. J. Simetria: História de um Conceito e suas Implicações no Contexto Escolar. São Paulo: Livraria da Física, 2015.
PRATA FILHO, G. A.; SAD, L. A. (Re)Significações ao Teorema de Pitágoras. São Paulo: Livraria da Física, 2019. – (História da matemática e da educação matemática para o ensino)
PIRES, Lucas Silva; MENDES, Iran Abreu. História da matemática do ensino fundamental nos livros de minicursos da SBHMat (2001-2017). Revista Prática Docente, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 28–44, 2020. https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p28-44.id575
SILVA, Luiza Pereira; SILVA NETO, Benjamim Cardoso; CASTILLO, Luis Andrés. História para o ensino da matemática nos livros de minicursos do SNHM (2001 a 2017) para os anos iniciais do ensino fundamental. In: XIII Seminário Nacional de História da Matemática 2019, Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza: SBHMat, 2019. p. 1437–1449.
SILVA, A. L. F.; SOUSA, G. C. História, tecnologias e matemática: uma aliança para conteúdos do 8° ano em conformidade com a BNCC. São Paulo: Livraria da Física, 2021. – (Histórias da matemática em estudos e no ensino)
SOUSA, G. C.; ALVES, J. M. S. A Regressão Linear de Francis Galton (1822-1911) sendo reconstruída por meio das TIC para estudar Função Afim de padrões de medidas. São Paulo: Livraria da Física, 2017.
SOUSA, G. C. Aliança entre HM, TDIC e IM: Fundamentos e Aplicações. REMATEC, [S. l.], v. 15, p. 117–136, 2020. https://doi.org/10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n0.p117-136.id239.
SOUSA, G. C. Experiências com GeoGebra e seu papel na aliança entre HM, TDIC e IM. REMATEC, [S. l.], v. 16, n. 37, p. 140–159, 2021. https://doi.org/10.37084/REMATEC.1980-3141.2021.n37.p140-159.id310
RIBEIRO, R. G. T.; MACHADO, S. R. A.; TRIVIZOLI, L. M. Conceitos geométricos em artesanatos e grafismos indígenas: uma tradição histórico-cultural de uma comunidade Guarani. São Paulo: Livraria da Física, 2021. – (Histórias da matemática em estudos e no ensino)
TRIVIZOLI, L. M.; MARIOTTO, R. O problema de Apolônio panorama histórico e sua resolução utilizando um software geométrico. São Paulo: SBHMat, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Anais - Seminário Nacional de História da Matemática
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.