INDÍCIOS HISTÓRICOS DO CONCEITO DE VARIÁVEL NA MATEMÁTICA GREGA

Autores

Palavras-chave:

Variável, Matemática Grega, Incomensurabilidade, Método da Exaustão, Cálculo

Resumo

Assumindo o conceito de variável como gerador do Cálculo Diferencial e Integral, este trabalho visa apresentar alguns indícios históricos do conceito de variável na matemática grega. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, adotando a pesquisa bibliográfica como procedimento metodológico. Para esta investigação, tem-se como referencial teórico Boyer (1959), Kline (1992), Baron e Bos (1985), Caraça (1998) e Katz (2010), os quais possibilitaram responder a seguinte questão: em que a matemática grega contribuiu com o desenvolvimento conceitual de variável? Durante o estudo foi possível constatar que o problema da incomensurabilidade, o método da exaustão de Eudoxo, a não aceitação de grandezas infinitamente pequenas, entre outros fatores, deram origem a diversas inquietações matemáticas, entre as quais: o discreto e o contínuo, o finito e o infinito, o repouso e o movimento, cenário que motivou o problema da variabilidade, que por sua vez proporcionou essencialmente a construção do Cálculo Diferencial e Integral.

Biografia do Autor

Luciana Bertholdi Machado, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT (2008) e mestrado em Matemática Universitária (Área de Matemática do Ensino Superior) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (2012). Professora Assistente da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT, atuando na área de Cálculo. Membro do Grupo de Pesquisa em Modelagem Matemática e Pesquisa Operacional. Membro do Conselho Municipal de Educação de Barra do Bugres/MT. 

Iran Abreu Mendes, Universidade Federal do Pará

Bolsista Produtividade em Pesquisa Nível 1C do CNPq, Possui graduação em Licenciatura em Matemática e em Licenciatura em Ciências, ambas pela Universidade Federal do Pará (1983), Especialização em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Pará (1995), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1997), Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2001) e Pós-doutorado em Educação Matemática pela UNESP/Rio Claro (2008). Atualmente é professor Titular do Instituto de Educação Matemática e Científica da Universidade Federal do Pará (IEMCI), onde atua como pesquisador do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemáticas. Tem experiência no ensino de Cálculo, Geometria Analítica e Euclidiana, História da Matemática, História da Educação Matemática, Didática da Matemática e Fundamentos Epistemológicos da Matemática. Desenvolve pesquisas sobre: Epistemologia da Matemática, História da Matemática, História da Educação Matemática, História para o Ensino de Matemática, Práticas Socioculturais e Educação Matemática, Diversidade Cultural e Educação Matemática. Líder do Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática (GPSEM/UFPA).

Referências

BARON, M. E. BOS, H. J. M. Curso de história da matemática: origens e desenvolvimento do cálculo. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1985. v.1.

BOYER, C. B. The History of Calculus and its Conceptual Development. New York, Dover, 1959.

CARAÇA, Bento de Jesus. Conceitos Fundamentais da Matemática. 2 ed. Lisboa: Gradiva, 1998.

D’AMBROSIO, U. Prefácio. In: BORBA, M. de C.; ARAÚJO, J. de L. Pesquisa qualitativa em Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2002.

KATZ, V. J. História da Matemática. Tradução de Ana Sampaio e Filipe Duarte. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2010.

KLINE, M. El pensamiento matemático de la antiguedad a nuestros días, I. Madrid: Alianza Editorial, 1992.

MINAYO, M. C. S. (org.). Pesquisa Social: Teoria, método e criatividade. 21 ed. Petrópolis: Vozes, 2002.

Downloads

Publicado

2023-03-31

Como Citar

MACHADO, Luciana Bertholdi; MENDES, Iran Abreu. INDÍCIOS HISTÓRICOS DO CONCEITO DE VARIÁVEL NA MATEMÁTICA GREGA. Anais - Seminário Nacional de História da Matemática, [s. l.], v. 15, 2023. Disponível em: https://snhm.com.br/anais/article/view/78. Acesso em: 8 jul. 2024.

Edição

Seção

Comunicação Científica