INDÍCIOS HISTÓRICOS DO CONCEITO DE VARIÁVEL NA MATEMÁTICA GREGA
Palavras-chave:
Variável, Matemática Grega, Incomensurabilidade, Método da Exaustão, CálculoResumo
Assumindo o conceito de variável como gerador do Cálculo Diferencial e Integral, este trabalho visa apresentar alguns indícios históricos do conceito de variável na matemática grega. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, adotando a pesquisa bibliográfica como procedimento metodológico. Para esta investigação, tem-se como referencial teórico Boyer (1959), Kline (1992), Baron e Bos (1985), Caraça (1998) e Katz (2010), os quais possibilitaram responder a seguinte questão: em que a matemática grega contribuiu com o desenvolvimento conceitual de variável? Durante o estudo foi possível constatar que o problema da incomensurabilidade, o método da exaustão de Eudoxo, a não aceitação de grandezas infinitamente pequenas, entre outros fatores, deram origem a diversas inquietações matemáticas, entre as quais: o discreto e o contínuo, o finito e o infinito, o repouso e o movimento, cenário que motivou o problema da variabilidade, que por sua vez proporcionou essencialmente a construção do Cálculo Diferencial e Integral.
Downloads
Referências
BARON, M. E. BOS, H. J. M. Curso de história da matemática: origens e desenvolvimento do cálculo. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1985. v.1.
BOYER, C. B. The History of Calculus and its Conceptual Development. New York, Dover, 1959.
CARAÇA, Bento de Jesus. Conceitos Fundamentais da Matemática. 2 ed. Lisboa: Gradiva, 1998.
D’AMBROSIO, U. Prefácio. In: BORBA, M. de C.; ARAÚJO, J. de L. Pesquisa qualitativa em Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2002.
KATZ, V. J. História da Matemática. Tradução de Ana Sampaio e Filipe Duarte. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2010.
KLINE, M. El pensamiento matemático de la antiguedad a nuestros días, I. Madrid: Alianza Editorial, 1992.
MINAYO, M. C. S. (org.). Pesquisa Social: Teoria, método e criatividade. 21 ed. Petrópolis: Vozes, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Anais - Seminário Nacional de História da Matemática
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.