Pesquisas em História da Matemática no Brasil (1990-2021): teorias e práticas em construção

Autores

Palavras-chave:

.

Resumo

Nesta conferência apresentarei os procedimentos, resultados e reflexões parciais advindas de uma pesquisa que objetivou mapear e catalogar a produção em História da Matemática no Brasil, concernente às produções geradas na pós-graduação brasileira entre 1990 e 2021, a partir de pesquisas desenvolvida entre 2011 e 2021, sob minha coordenação. Na apresentação descreverei e comentarei as principais ações desenvolvidas para mapear e catalogar as produções investigadas, concernentes às áreas de Educação, Educação Matemática, Ensino de Ciências Naturais e Matemática e áreas afins, de modo a caracterizar eixos categóricos de referência para análise da produção: 1) Estudos e pesquisas em História e Epistemologia da Matemática (HEpM); 2) Estudos e pesquisas em História da Educação Matemática (HEdM) e 3) Estudos e pesquisas em História para o Ensino da Matemática (HEnM), 4) história da formação de professores e Matemática; 5) Relações entre história e etnomatemática, dentre outras. Além desses eixos identifiquei e caracterizei os fundamentos teóricos e metodológicos que nortearam as produções em História da Matemática investigadas, a fim de destacar subsídios conceituais e didáticos que contribuam para a formação inicial e continuada de professores de Matemática no país.

Biografia do Autor

Iran Abreu Mendes, Universidade Federal do Pará

Bolsista Produtividade em Pesquisa Nível 1C do CNPq, Possui graduação em Licenciatura em Matemática e em Licenciatura em Ciências, ambas pela Universidade Federal do Pará (1983), Especialização em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Pará (1995), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1997), Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2001) e Pós-doutorado em Educação Matemática pela UNESP/Rio Claro (2008). Atualmente é professor Titular do Instituto de Educação Matemática e Científica da Universidade Federal do Pará (IEMCI), onde atua como pesquisador do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemáticas. Tem experiência no ensino de Cálculo, Geometria Analítica e Euclidiana, História da Matemática, História da Educação Matemática, Didática da Matemática e Fundamentos Epistemológicos da Matemática. Desenvolve pesquisas sobre: Epistemologia da Matemática, História da Matemática, História da Educação Matemática, História para o Ensino de Matemática, Práticas Socioculturais e Educação Matemática, Diversidade Cultural e Educação Matemática. Líder do Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática (GPSEM/UFPA)

Referências

.

Publicado

2023-04-02

Como Citar

MENDES, Iran Abreu. Pesquisas em História da Matemática no Brasil (1990-2021): teorias e práticas em construção. Anais - Seminário Nacional de História da Matemática, [s. l.], v. 15, 2023. Disponível em: https://snhm.com.br/anais/article/view/118. Acesso em: 8 jul. 2024.

Edição

Seção

Conferência