Pesquisas em História da Matemática no Brasil (1990-2021): teorias e práticas em construção
Palavras-chave:
.Resumo
Nesta conferência apresentarei os procedimentos, resultados e reflexões parciais advindas de uma pesquisa que objetivou mapear e catalogar a produção em História da Matemática no Brasil, concernente às produções geradas na pós-graduação brasileira entre 1990 e 2021, a partir de pesquisas desenvolvida entre 2011 e 2021, sob minha coordenação. Na apresentação descreverei e comentarei as principais ações desenvolvidas para mapear e catalogar as produções investigadas, concernentes às áreas de Educação, Educação Matemática, Ensino de Ciências Naturais e Matemática e áreas afins, de modo a caracterizar eixos categóricos de referência para análise da produção: 1) Estudos e pesquisas em História e Epistemologia da Matemática (HEpM); 2) Estudos e pesquisas em História da Educação Matemática (HEdM) e 3) Estudos e pesquisas em História para o Ensino da Matemática (HEnM), 4) história da formação de professores e Matemática; 5) Relações entre história e etnomatemática, dentre outras. Além desses eixos identifiquei e caracterizei os fundamentos teóricos e metodológicos que nortearam as produções em História da Matemática investigadas, a fim de destacar subsídios conceituais e didáticos que contribuam para a formação inicial e continuada de professores de Matemática no país.
Downloads
Referências
.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Anais - Seminário Nacional de História da Matemática
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.