DAS FLUXÕES ÀS DERIVADAS: Uma Abordagem Fundamentada na Obra de Colin MacLaurin

Autores

Palavras-chave:

Derivada, fluxão, Investigação Histórica

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar um estudo sobre derivada fundamentada na obra de Colin MacLaurin, sobre o tratado das fluxões publicado em 1742. A citada obra, em conexão com os estudos oriundos do trabalho desenvolvido por Newton relacionado a pesquisa envolvendo o método fluxional, buscará direcionar uma nova proposta de ensino de cálculo no Ensino Superior. A derivada, quando interligada ao estudo de fluxão e a investigação histórica da matemática, oferecerá mecanismo os quais norteará a identidade conceitual do cálculo potencializando novos métodos, regras e propriedades, que servirão de subsídios para os futuros professores na compreensão desse conteúdo no processo de ensino e aprendizagem da matemática.

Biografia do Autor

Iran Abreu Mendes , Universidade Federal do Pará

Bolsista Produtividade em Pesquisa Nível 1C do CNPq, Possui graduação em Licenciatura em Matemática e em Licenciatura em Ciências, ambas pela Universidade Federal do Pará (1983), Especialização em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Pará (1995), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1997), Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2001) e Pós-doutorado em Educação Matemática pela UNESP/Rio Claro (2008). Atualmente é professor Titular do Instituto de Educação Matemática e Científica da Universidade Federal do Pará (IEMCI), onde atua como pesquisador do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemáticas. Tem experiência no ensino de Cálculo, Geometria Analítica e Euclidiana, História da Matemática, História da Educação Matemática, Didática da Matemática e Fundamentos Epistemológicos da Matemática. Desenvolve pesquisas sobre: Epistemologia da Matemática, História da Matemática, História da Educação Matemática, História para o Ensino de Matemática, Práticas Socioculturais e Educação Matemática, Diversidade Cultural e Educação Matemática. Líder do Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática (GPSEM/UFPA).

Evanildo Costa Soares, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Atualmente é doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM/UFRN). Possui Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECNM) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2011) e também é licenciado em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2006). No momento, é professor de matemática da Rede Municipal e Estadual de Ensino. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Ensino de Matemática, atuando principalmente no seguinte linha de pesquisa: Cultura, Epistemologia e Matemática. 

Referências

BRUNEAU, O. L’espace et le temps chez Maclaurin: le cas de la figure de la terre. Philosophia Scientiae, France, 15 (3), p.17-34, 2011.

CALAZANS, A. Newton e Berkeley: As críticas aos fundamentos do Método das Fluxões n’O Analista. 2008. 111f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Centro de Educação Letras e Artes da Universidade Federal de Paraná - UFPR, Curitiba, 2008.

CALAZANS, V. F. A Filosofia da matemática nos Principia de Newton e suas implicações ontológicas. 2014. 156f. Tese (Doutorado em Filosofia) – Universidade de São Paulo – USP, São Paulo, 2014.

GUICCIARDINI, N. Isaac Newton on mathematical certainty and method. United States of America: Massachusetts Institute of Technology, 2009.

PANZA, M. Newton. Paris: Belles Lettres, 2003.

PANZA, M. Das velocidades às fluxões. Scientiæ Zudia, São Paulo, v.8, n.4, p. 509-546, 2010.

MACLAURIN, C. A Treatise of Fluxions. In Two Books. Edinburgh: Printed by T.W. and T. Ruddimans, 1742.

MACLAURIN, C. Exposition des découvertes philosophiques de M. le Chevalier Newton. Paris: Dussant et Pissot, trad. Lavirotte, 1749a.

MACLAURIN, C. Traité des Fluxions. Paris: Jombert, trad. P. Pézénas. Paris: Dussant et Pissot, trad. Lavirotte, 1749b.

MENDES, I. A; SOARES, E. C. Logaritmos (Números da razão): enfoques históricos, epistemológicos e escolares. São Paulo: Livraria da Física, 2019.

MENDES, I. A.; SOARES, E. C. Uma história das fluxões às derivadas na Obra de Colin MacLaurin. Revista Brasileira de História da Matemática, Vol. 22, no 45, p.82–105, 2022.

SILVA, M. D. F. da. Problemas e modelos que contribuíram com o desenvolvimento do cálculo diferencial e integral: dos gregos a Newton. 2010. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, Natal, 2010.

Downloads

Publicado

2023-03-31

Como Citar

MENDES , Iran Abreu; SOARES, Evanildo Costa. DAS FLUXÕES ÀS DERIVADAS: Uma Abordagem Fundamentada na Obra de Colin MacLaurin . Anais - Seminário Nacional de História da Matemática, [s. l.], v. 15, 2023. Disponível em: https://snhm.com.br/anais/article/view/92. Acesso em: 8 jul. 2024.

Edição

Seção

Comunicação Científica