ENTRE A HISTÓRIA E A ETNOMATEMÁTICA: a perspectiva historiográfica

Autores

Palavras-chave:

História da Matemática, Etnomatemática, Historiografia

Resumo

Como a intenção neste artigo é apresentar aproximações e distanciamentos possíveis entre a história da matemática e a etnomatemática, a abordagem ao assunto organiza-se em torno da historiografia. Nesse domínio, a historiografia transcorre entre a história e a etnografia, e o seu prestígio está em fazer dos textos escritos um produto de sua análise, encenando no agora o que se identifica como um lugar de produção de outrora. Nessa tarefa, então, distingue-se a historiografia de outras maneiras de escrever uma história da matemática articulada à etnomatemática, tornando-a bastante interessante ao evidenciar resquícios do presente e do passado nas metamorfoses do mundo. Aliás, a historiografia, como um quefazer, uma práxis, a escrita resultante de uma operação atual e localizada, muda os nossos modos de pensar e de atuar. Como síntese, organiza os interlocutores, fundamentando seus ambientes e relacionando os escritos com seus contextos, enfoque este que está em consonância com a abordagem de Ubiratan D’Ambrosio à história da matemática e à etnomatemática, esta última definida enquanto programa de pesquisa, a partir dos interstícios erigidos nos limiares que envolvem a tríade sociedade, cultura e matemática, na dinâmica dos encontros culturais e no hibridismo que deles resulta; uma historiografia que olha para o passado atenta às multiplicidades das matemáticas, com muita atenção e respeito, numa visão transcultural, transdisciplinar e holística.

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Biografia do Autor

Marcos Lübeck, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Possui Graduação em Matemática pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) - Santa Maria/RS. Mestrado e Doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) - Rio Claro/SP. É Professor Adjunto da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) - Foz do Iguaçu/PR, no Curso de Matemática e no Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEn). Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase nas Relações entre História, Cultura, Ensino e Matemática, atuando nos seguintes temas: Educação Matemática e Diversidade; Etnomatemática e Educação Inclusiva; História das Matemáticas em Diferentes Culturas; Formação de Professores de Matemática.

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Publicado

2023-10-19

Como Citar

LÜBECK, Marcos. ENTRE A HISTÓRIA E A ETNOMATEMÁTICA: a perspectiva historiográfica. Anais - Seminário Nacional de História da Matemática, [s. l.], v. 15, 2023. Disponível em: https://snhm.com.br/anais/article/view/123. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Conferência