MATEMÁTICA E ARTE: as obras de Escher e o ensino de Geometria nos anos finais do ensino fundamental à luz da BNCC
Palavras-chave:
Escher, BNCC, Interdisciplinaridade, Matemática-Arte, HistóriaResumo
Neste projeto de pesquisa procura-se enfatizar a importância da interdisciplinaridade entre as áreas de Matemática e Arte, tomando como orientação didático-pedagógica a utilização de obras do artista gráfico holandês Maurits Cornelis Escher (1898-1972), assumidas aqui como fontes históricas, sobretudo para o ensino de Geometria, este último em conformidade com a Base Nacional Comum Curricular, buscando tornar a Educação Matemática mais efetiva e holística no que tange ao estímulo à consciência cultural, histórica, matemática e artística dos alunos dos anos finais do ensino fundamental. Historicamente, o ensino da disciplina de Matemática sempre foi desafiador e buscar novas formas de concretizar esse processo, menos pragmático, em particular o ensino da Geometria, em que, na maioria das vezes, a linguagem oral e escrita está presente, mas a imagem não ganha destaque, mesmo que esta possa trazer importantes informações, é uma boa oportunidade. Assim, com a necessidade de promover uma Educação Matemática mais contextualizada, este projeto tem por objetivo destacar que a utilização das obras de Escher podem servir como fonte histórica e ponte de interligação para relacionar Matemática e Arte, identificando na unidade temática de Geometria e nos seus objetos de conhecimento e nas suas habilidades os caminhos para uma tal contextualização, relacionando obras e objetos de conhecimento que podem ser trabalhados em conjunto, tornando o seu ensino mais visual e dinâmico. Com isso, reconhecendo a relevância da interdisciplinaridade entre as disciplinas, por meio da realização de uma pesquisa bibliográfica, identifica-se a partir de artigos, teses e dissertações o que estes textos apresentam sobre as obras de Escher serem empregadas para ensinar Geometria e, caracterizando-se ainda como uma pesquisa documental, pois toma como referência a Base Nacional Comum Curricular e as obras de Escher, conclui-se como isso pode ser conectado. Em termos da análise dos dados levantados nesse percurso metodológico, esta vem sendo feita inspirada na análise de conteúdo.
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