MATEMÁTICA E ARTE: as obras de Escher e o ensino de Geometria nos anos finais do ensino fundamental à luz da BNCC

Autores

Palavras-chave:

Escher, BNCC, Interdisciplinaridade, Matemática-Arte, História

Resumo

Neste projeto de pesquisa procura-se enfatizar a importância da interdisciplinaridade entre as áreas de Matemática e Arte, tomando como orientação didático-pedagógica a utilização de obras do artista gráfico holandês Maurits Cornelis Escher (1898-1972), assumidas aqui como fontes históricas, sobretudo para o ensino de Geometria, este último em conformidade com a Base Nacional Comum Curricular, buscando tornar a Educação Matemática mais efetiva e holística no que tange ao estímulo à consciência cultural, histórica, matemática e artística dos alunos dos anos finais do ensino fundamental. Historicamente, o ensino da disciplina de Matemática sempre foi desafiador e buscar novas formas de concretizar esse processo, menos pragmático, em particular o ensino da Geometria, em que, na maioria das vezes, a linguagem oral e escrita está presente, mas a imagem não ganha destaque, mesmo que esta possa trazer importantes informações, é uma boa oportunidade. Assim, com a necessidade de promover uma Educação Matemática mais contextualizada, este projeto tem por objetivo destacar que a utilização das obras de Escher podem servir como fonte histórica e ponte de interligação para relacionar Matemática e Arte, identificando na unidade temática de Geometria e nos seus objetos de conhecimento e nas suas habilidades os caminhos para uma tal contextualização, relacionando obras e objetos de conhecimento que podem ser trabalhados em conjunto, tornando o seu ensino mais visual e dinâmico. Com isso, reconhecendo a relevância da interdisciplinaridade entre as disciplinas, por meio da realização de uma pesquisa bibliográfica, identifica-se a partir de artigos, teses e dissertações o que estes textos apresentam sobre as obras de Escher serem empregadas para ensinar Geometria e, caracterizando-se ainda como uma pesquisa documental, pois toma como referência a Base Nacional Comum Curricular e as obras de Escher, conclui-se como isso pode ser conectado. Em termos da análise dos dados levantados nesse percurso metodológico, esta vem sendo feita inspirada na análise de conteúdo.

Biografia do Autor

João Gabriel Leperes, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Possui Graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

Marcos Lübeck, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Possui Graduação em Matemática pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) - Santa Maria/RS. Mestrado e Doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) - Rio Claro/SP. É Professor Adjunto da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) - Foz do Iguaçu/PR, no Curso de Matemática e no Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEn). Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase nas Relações entre História, Cultura, Ensino e Matemática, atuando nos seguintes temas: Educação Matemática e Diversidade; Etnomatemática e Educação Inclusiva; História das Matemáticas em Diferentes Culturas; Formação de Professores de Matemática.

Referências

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Publicado

2023-03-31

Como Citar

LEPERES, João Gabriel; LÜBECK, Marcos. MATEMÁTICA E ARTE: as obras de Escher e o ensino de Geometria nos anos finais do ensino fundamental à luz da BNCC. Anais - Seminário Nacional de História da Matemática, [s. l.], v. 15, 2023. Disponível em: https://snhm.com.br/anais/article/view/30. Acesso em: 8 jul. 2024.

Edição

Seção

Pôster