MATEMÁTICOS, AUTORES E OBRAS: contribuições na divulgação da Matemática Recreativa
Palavras-chave:
Matemática Recreativa., Matemáticos e Autores., História da Matemática.Resumo
O presente trabalho é fruto do resultado de uma pesquisa de doutorado, que versa sobre a Matemática Recreativa. A Matemática Recreativa é uma abordagem metodológica que pode contribuir em sala de aula de Matemática, aos propósitos mais comumente reconhecidos como promover o aprendizado de Matemática, relacionar a Matemática estudada em sala de aula com a História da Matemática, proporcionar entretenimento e, fora da sala de aula, servir como meio de popularização da Matemática. Assim, a Matemática Recreativa é uma abordagem metodológica importante para comunicar aspectos históricos e multiculturais da Matemática. O objetivo principal deste artigo é apresentar alguns matemáticos, autores e obras que contribuíram para a divulgação da Matemática Recreativa no Brasil e no exterior. Para tanto, fizemos uma revisão bibliográfica de trabalhos de autores que têm se debruçado sobre a Matemática Recreativa. Desse modo, este trabalho é caracterizado por uma abordagem metodológica de pesquisa qualitativa e, segue o viés de uma investigação bibliográfica. Apoia-se, teoricamente, nos trabalhos de Menezes (2004), Singmaster (2008), Hirth (2015), Bártovlá (2016) e Bezerra (2021). Como resultados, pudemos conhecer melhor sobre a Matemática Recreativa, e obtivemos informações sobre obras relacionadas à Matemática Recreativa, os matemáticos e autores que contribuíram para a disseminação da Matemática Recreativa.
Downloads
Referências
ALBERTI, L. B. Matemática Lúdica. Edição apresentada e comentada por Pierre Souffrin. Tradução, André Telles. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2006.
ANTUNES, C. L. B; JÚNIOR, J. C. B; BRUNHARA, R (Org.). Cadernos de Tradução. Flores da Antologia Grega. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, n. 44, jan./jul. 2019.
BÁRTLOVÁ, T. History and current state of recreational mathematics and its relation to serious mathematics. Doctoral thesis. Charles University in Prague. Faculty of Mathematics and Physics – Department of Mathematical Analysis. Prague, 2016.
CESANA, A. Textos e contextos dos problemas de medição de alturas em livros do Renascimento. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2013.
GONÇALVES, I. M. F. L. Os Problemas da Matemática: o seu Papel na Matemática e nas aulas de Matemática. Doutorado em Matemática – Ensino da Matemática, Universidade da Madeira, Portugal, 2011.
HIRTH, T. W. N. S. Luca Pacioli and his 1500 book De Viribus Quantitatis. Dissertação de Mestrado em História e Filosofia das Ciências. Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências – Secção Autónoma de História e Filosofia da Ciência. Lisboa, 2015.
LOPES, F. J. A. Propositiones Ad Acuendos Juvenes, de Alcuíno de York – Tradução. Revista Brasileira de História da Matemática – RBHM, vol. 17, nº 33, p. 73-90, 2017.
LOPES, F. J. A; TÁBOAS, P. Z. Euler e as Pontes de Königsberg. Revista Brasileira de História da Matemática/RBHM, Vol. 15, nº 30, p. 23-32, 2015.
MENEZES, J. E. Travessias Difíceis, Divisões Divertidas e Quadrados Mágicos: evolução Histórica de três Recreações Matemáticas. Tese de Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2004.
O’CONNOR, J. J; ROBERTSON, E. F. The MacTutor History of Mathematics archives: Indexes of Biographies: Samuel Loyd. 2003. Disponível em: http://www-history.mcs.st-andrews.ac.uk/Biographies/Loyd.html. Acesso em: fevereiro de 2018.
______. The MacTutor History of Mathematics archives: Indexes of Biographies: Martim Gardner. 2010. Disponível em: http://www-history.mcs.st-andrews.ac.uk/Biographies/Gardner.html. Acesso em: fevereiro de 2018.
______. The MacTutor History of Mathematics archives: Indexes of Biographies: Yakov Perelman, 2011. Disponível em: http://www-history.mcs.st-andrews.ac.uk/Biographies/Perelman.html. Acesso em: fevereiro de 2018.
PELAY, P. Jeu et apprentissages mathématiques: élaboration du concept de contrat didactique et ludique en contexte d'animation scientifique. Universite Claude Bernard Lyon 1, France, 2011.
PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.
SEGANTINI, C. Problemas Recreativos na Obra o Homem que Calculava, de Malba Tahan, e a Resolução de Problemas. Dissertação de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica. Universidade Federal do Espírito Santo, Centro Universitário Norte do Espírito Santo, 2015.
SEGANTINI, C; SIQUEIRA FILHO, M. G. O problema dos 21 vasos, extraído da obra O homem que Calculava, de Malba Tahan. Educação Matemática na Contemporaneidade: desafios e possibilidades. XII Encontro Nacional de Educação Matemática. São Paulo – SP, 13 a 16 de julho de 2016.
SIQUEIRA FILHO, M. G. Ali Iezid Izz-Edim Ibn Salim Hank Malba Tahan: episódios do nascimento e manutenção de um autor-personagem. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas. Campinas, 2008.
SINGMASTER, D. De Viribus Quantitatis by Luca Pacioli: The First Recreational Mathematics Book. In DEMAINE, E. D. et al (Eds.): A lifetime of puzzles: a collection of puzzles in honor of Martin Gardner's 90th birthday, p. 77-122, Editora A. K. Peters, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Anais - Seminário Nacional de História da Matemática
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.