UM ESTUDO INTRODUTÓRIO DO QUADRANTE NÁUTICO NO TRATADO LIBROS DEL SABER DE ASTRONOMÍA

Autores

Palavras-chave:

História da Matemática, Quadrante Náutico

Resumo

Durante os séculos XV e XVI, houve uma grande necessidade de explorar os mares, o período das grandes navegações. Por isso alguns instrumentos náuticos passaram a ser mais utilizados para auxiliar na localização. Desse modo, a astronomia se tornou uma importante ciência para a época, porque esse conhecimento era essencial para se localizar em alto-mar. É nesse cenário que surge o tratado Libros del saber de astronomía, escrito e publicado em Madri, no período de 1863-1867. Consiste em um compilado com cinco volumes e cada um versa sobre instrumentos e conhecimentos astronômicos, sob a supervisão do Rei D. Afonso X, que comandava as mentes de destaque do seu reino. Dessa forma, a estruturação metodológica do trabalho é qualitativa de característica descritiva e tem por objetivo documentar informações iniciais envolvendo aspectos contextuais e historiográficos do tratado e do instrumento Quadrante Náutico. Como resultado, percebemos que o quadrante náutico proposto no tratado, traz diversos conceitos de Geometria, como o desenho geométrico, que podem ser estudados durante a formação de professores, integrando, assim, a História e o ensino de Matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Larissa da Silva Sales, Universidade Estadual do Ceará

Graduanda no curso de Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará. Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) no período de 2020 a 2022. Atualmente é bolsista de monitoria e membro do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM)

Anna Leticia de Araujo Silva Silva, Universidade Estadual do Ceará

Atua principalmente na área da educação matemática. Dois capítulos publicados sobre praticas laboratoriais no ensino de matemática. Minicurso ministrado sobre gamificação. Ex bolsista PIBID, atual bolsista no projeto PréVest Descomplicando as ciências em LIBRAS

Antonia Naiara de Sousa Batista, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Possui graduação em Licenciatura em Matemática (2016), pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), mestrado (2018) pela Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PGECM), no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e doutorado (2023) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual do Ceará (UECE). É vice-líder do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM). Tem experiência na área da História da Matemática e da Educação Matemática, com ênfase, nos instrumentos matemáticos, na articulação entre história e ensino de matemática e na formação de professores de matemática.

Referências

AFONSO X. Libros del saber de Astronomía: Libro del quadrante pora retificar. Madrid: Tipografia de Don Eusebio Aguado, Impresor de Camara de S. M. y de Su Real Casa, 1277. 1277 p.

ALBUQUERQUE, S. M. et al. Pesquisas envolvendo instrumentos históricos matemáticos e a interface entre história e ensino: uma visão dos trabalhos desenvolvidos no GPEHM. Boletim Online de Educação Matemática, [S.L.], v. 6, n. 12, p. 128-144, 22 jan. 2019. Universidade do Estado de Santa Catarina.

NUNES, P. J. A. Os instrumentos náuticos na obra de Pedro Nunes. 2012. 166 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Faculdade de Letras, Departamento de História, Universidade de Lisboa, Lisboa, 2012.

PEREIRA, A. C. C. et al. A matemática incorporada na construção do quadrante descrito na obra Libros del Saber de Astronomía. Revemat: Revista eletrônica de educação matemática, Florianópolis, v. 12, n. 1, p. 173-191, set. 2017.

PEREIRA, A. C. C. Um levantamento de pesquisas brasileiras envolvendo instrumentos matemáticos a partir de estudos publicados no SNHM. TANGRAM - Revista de Educação Matemática, [S. l.], v. 5, n. 4, p. 184–211, 2022.

PEREIRA, A. C. C.; BEZERRA, H. M. V. Utilizando o quadrante no estudo de alguns conceitos matemáticos na formação inicial do professor de matemática. In: 1° encontro de grupos de pesquisa em educação matemática, 1., 2014, Universidade Federal do Ceará. A pesquisa como âncora do ensino. Fortaleza: E-Grupen, 2014. p. 19-23.

PEREIRA, A. C. C.; SAITO, F. Os instrumentos matemáticos na interface entre história e ensino de matemática: compreendendo o cenário nacional nos últimos 10 anos. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 5, n. 14, p. 109–122, 2018.

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. de. Metodologia do trabalho científico: Métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Rio Grande do Sul: Universidade Feevale, 2013. 277 p.

SAITO, F. Instrumentos e o "saber-fazer" matemático no século XVI. Simpósio Nacional de Tecnologia e Sociedade. Ciência, Tecnologia e Cultura: Outro Desenvolvimento É Possível? Anais [...], p. 1151- 1160, 2013.

TAUB, Liba. On scientific instruments. Studies in History and Philosophy of Science. 40 (2009) 337–343.

Downloads

Publicado

2023-03-31

Como Citar

SALES, Maria Larissa da Silva; SILVA, Anna Leticia de Araujo Silva; BATISTA, Antonia Naiara de Sousa. UM ESTUDO INTRODUTÓRIO DO QUADRANTE NÁUTICO NO TRATADO LIBROS DEL SABER DE ASTRONOMÍA. Anais - Seminário Nacional de História da Matemática, [s. l.], v. 15, 2023. Disponível em: https://snhm.com.br/anais/article/view/99. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Pôster

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)