UM ESTUDO INTRODUTÓRIO DO QUADRANTE NÁUTICO NO TRATADO LIBROS DEL SABER DE ASTRONOMÍA
Palavras-chave:
História da Matemática, Quadrante NáuticoResumo
Durante os séculos XV e XVI, houve uma grande necessidade de explorar os mares, o período das grandes navegações. Por isso alguns instrumentos náuticos passaram a ser mais utilizados para auxiliar na localização. Desse modo, a astronomia se tornou uma importante ciência para a época, porque esse conhecimento era essencial para se localizar em alto-mar. É nesse cenário que surge o tratado Libros del saber de astronomía, escrito e publicado em Madri, no período de 1863-1867. Consiste em um compilado com cinco volumes e cada um versa sobre instrumentos e conhecimentos astronômicos, sob a supervisão do Rei D. Afonso X, que comandava as mentes de destaque do seu reino. Dessa forma, a estruturação metodológica do trabalho é qualitativa de característica descritiva e tem por objetivo documentar informações iniciais envolvendo aspectos contextuais e historiográficos do tratado e do instrumento Quadrante Náutico. Como resultado, percebemos que o quadrante náutico proposto no tratado, traz diversos conceitos de Geometria, como o desenho geométrico, que podem ser estudados durante a formação de professores, integrando, assim, a História e o ensino de Matemática.
Downloads
Referências
AFONSO X. Libros del saber de Astronomía: Libro del quadrante pora retificar. Madrid: Tipografia de Don Eusebio Aguado, Impresor de Camara de S. M. y de Su Real Casa, 1277. 1277 p.
ALBUQUERQUE, S. M. et al. Pesquisas envolvendo instrumentos históricos matemáticos e a interface entre história e ensino: uma visão dos trabalhos desenvolvidos no GPEHM. Boletim Online de Educação Matemática, [S.L.], v. 6, n. 12, p. 128-144, 22 jan. 2019. Universidade do Estado de Santa Catarina.
NUNES, P. J. A. Os instrumentos náuticos na obra de Pedro Nunes. 2012. 166 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Faculdade de Letras, Departamento de História, Universidade de Lisboa, Lisboa, 2012.
PEREIRA, A. C. C. et al. A matemática incorporada na construção do quadrante descrito na obra Libros del Saber de Astronomía. Revemat: Revista eletrônica de educação matemática, Florianópolis, v. 12, n. 1, p. 173-191, set. 2017.
PEREIRA, A. C. C. Um levantamento de pesquisas brasileiras envolvendo instrumentos matemáticos a partir de estudos publicados no SNHM. TANGRAM - Revista de Educação Matemática, [S. l.], v. 5, n. 4, p. 184–211, 2022.
PEREIRA, A. C. C.; BEZERRA, H. M. V. Utilizando o quadrante no estudo de alguns conceitos matemáticos na formação inicial do professor de matemática. In: 1° encontro de grupos de pesquisa em educação matemática, 1., 2014, Universidade Federal do Ceará. A pesquisa como âncora do ensino. Fortaleza: E-Grupen, 2014. p. 19-23.
PEREIRA, A. C. C.; SAITO, F. Os instrumentos matemáticos na interface entre história e ensino de matemática: compreendendo o cenário nacional nos últimos 10 anos. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 5, n. 14, p. 109–122, 2018.
PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. de. Metodologia do trabalho científico: Métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Rio Grande do Sul: Universidade Feevale, 2013. 277 p.
SAITO, F. Instrumentos e o "saber-fazer" matemático no século XVI. Simpósio Nacional de Tecnologia e Sociedade. Ciência, Tecnologia e Cultura: Outro Desenvolvimento É Possível? Anais [...], p. 1151- 1160, 2013.
TAUB, Liba. On scientific instruments. Studies in History and Philosophy of Science. 40 (2009) 337–343.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Anais - Seminário Nacional de História da Matemática
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.