O INSTRUMENTO PORTUGUÊS ANEL NÁUTICO EM PESQUISAS DESENVOLVIDAS NO BRASIL

Autores

Palavras-chave:

Anel Náutico, De arte atque ratione navigand, Estado da arte, Dissertações e teses brasileiras

Resumo

Esse trabalho é proveniente de uma pesquisa de Iniciação Científica ainda em fase inicial, a qual busca estudar o instrumento Anel Náutico como recurso que pode favorecer uma interface entre história e ensino de matemática. Nesta pesquisa, nossos esforços voltaram-se ao seguinte objetivo: apresentar um breve levantamento a respeito de informações sobre o Anel Náutico em dissertações e teses publicadas em repositórios acadêmicos brasileiro. Sobre o referido instrumento português, sabemos que ele foi proposto por Pedro Nunes (1502- 1578) no século XVI, após a época dos grandes descobrimentos portugueses. A finalidade do Anel Náutico é fornecer a altura do Sol acima do horizonte, a qual auxiliava os navegantes na orientação em alto mar. Com vistas a atingir o objetivo, deste estudo, a partir de uma abordagem metodológica qualitativa, fizemos um estado da arte no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e no Google Acadêmico. Como resultado, podemos observar que existem poucas pesquisas (dissertações e teses) que exploraram de algum modo o Anel Náutico. Não se verifica qualquer estudo que tenha feito uma interface entre história e ensino a partir do referido instrumento. Visto isso, chegamos à conclusão de que é inovador continuar trabalhando com o Anel Náutico a fim de construir uma interface entre história e ensino de matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rebeca de Sousa Silva, Universidade Estadual do Ceará

Graduanda no curso de Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará. Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) no período de 2019 a 2022. Atualmente é membro do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM). Desenvolve projeto na área da Educação Matemática, com ênfase em História de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Fontes históricas, interface entre história e ensino de matemática e formação do professor de matemática. 

Antonia Naiara de Sousa Batista, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Possui graduação em Licenciatura em Matemática (2016), pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), mestrado (2018) pela Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PGECM), no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e doutorado (2023) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual do Ceará (UECE). É vice-líder do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM). Tem experiência na área da História da Matemática e da Educação Matemática, com ênfase, nos instrumentos matemáticos, na articulação entre história e ensino de matemática e na formação de professores de matemática.

Ana Carolina Costa Pereira, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará, mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e pós-doutorado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atua como docente adjunta do curso de Licenciatura em Matemática e do Programa de Pós-graduação em Educação, ambos da Universidade Estadual do Ceará; e do Programa de Pós-Graduação de Ensino em Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Ela é Coordenadora do Curso de licenciatura em Matemática, modalidade semi-presencial da UECE/EAD, Coordenadora da área da Matemática do Projeto Areninha junto a Secretaria de Educação do Município de Fortaleza, Coordenadora do Curso de Especialização em Ensino de Matemática realizado em parceria com a Fundação Lemann e a Universidade de Stanford, líder do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM) e editora do Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (BOCEHM). Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase em História de Matemática, atuando principalmente na formação de professores de matemática e na interface entre história e ensino de matemática.

Referências

BATISTA, Antonia Naiara de Sousa. A articulação de saberes geométricos com trigonométricos por meio da fabricação da balhestilha de Figueiredo (1603) para a construção de uma interface. 2023. 195 f. Tese (Doutorado em 2023) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2023. Disponível em: <http://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=95521> Acesso em: 17 de fevereiro de 2023.

BATISTA, Antonia Naiara de Sousa; PEREIRA, Ana Carolina Costa. A balhestilha (1603) como um instrumento matemático para o estudo de medidas na formação de professores de matemática. Revista Acta Scientiarum, Education, Maringá, v. 43, p. 1-12, 23 nov. 2021. Universidade Estadual de Maringa. http://dx.doi.org/10.4025/actascieduc.v43i1.48188.

CAETANO, Pedro Miguel Costa. A obra náutica do Padre Francisco da Costa (C. 1591 – 1604). 2021. 203 f. Dissertação (Doutorado) - Curso de História Marítima, Escola Naval, Lisboa, 2021.

CRATO, Nuno. Dois Instrumentos de Pedro Nunes. Gazeta de matemática, n. 143, p.86-89, 2002.

FEREIRA, Norma Sandra de Almeida. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação & sociedade, v.23, p. 257 - 272, 2002.

FRAGA, Moisés Alves. Significação do ângulo: indícios do conceito em atividades de localização. 2016. 167 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016.

GONÇALVES, Giselle Cristina Botrel. Apropriação do conhecimento islâmico ibérico e o pioneirismo português nas grandes navegações dos séculos XV e XVI. 2021. 65 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de História, Instituto de Ciências Humanas e Letras, Universidade Federal de Alfenas, Minas Gerais, 2021.

LAGES, Sónia Noverça. A resolução de equações algébricas uma perspectiva histórica: Uma perspectiva histórica. 2007. 79 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Matemática, Universidade Portucalense, Porto, 2007.

NUNES, Pedro. Obras: De Arte Atque Ratione Navigandi. vol. IV, Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2008.

OLIVEIRA, Francisco Wagner Soares. O instrumento jacente no plano na transição da geometria plana para a espacial na formação de professores. 2023. 149 f. Tese (Doutorado em 2023) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2023. Disponível em: <http://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=109334> Acesso em: 27 de fevereiro de 2023

OLIVEIRA, Francisco Wagner Soares; PEREIRA, Ana Carolina Costa. O instrumento náutico jacente no plano no ensino dos conceitos de corda e arco de circunferência. Acta Cientiae, Canoas, RS, v. 25, n. 1, p. 55-85, 2023. Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/view/6819. Acesso em: 07 fev. 2023.

PENTEADO, Aline Mendes. Pedro Nunes e a distinção de dois tipos de trajetórias na navegação: a linha de rumo e o círculo máximo. 2011. 208 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Matemática, Instituto de Geociências e Ciências Exatas Câmpus de Rio Claro, Universidade Estadual Paulista, São Paulo, 2011.

PEREIRA, Ana Carolina Costa; SAITO, Fumikazu. A reconstrução do báculo de Petrus Ramus na interface entre história e ensino de matemática. Revista Cocar (UEPA), v. 13, p. 342-372, 2019.

SILVA, Ana Paula Minhano Aleixo da. Uma interface entre a história e ensino de matemática: Contribuições na formação de conceitos de estudantes na construção e utilização de um instrumento de medida do século XVI - O quadrante geométrico. 2019. 175 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Matemática, Programa de Pós-Graduação em Docência Para A Educação Básica, Universidade Estadual Paulista, São Paulo, 2019.

SOUSA, Danilo Rogerio de. A contenção da Rússia: geopolítica, estaticídio e astropolitica. 2019. 488f. Tese (Doutorado) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciência Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019.

Downloads

Publicado

2023-03-31

Como Citar

SILVA, Rebeca de Sousa; BATISTA, Antonia Naiara de Sousa; PEREIRA, Ana Carolina Costa. O INSTRUMENTO PORTUGUÊS ANEL NÁUTICO EM PESQUISAS DESENVOLVIDAS NO BRASIL. Anais - Seminário Nacional de História da Matemática, [s. l.], v. 15, 2023. Disponível em: https://snhm.com.br/anais/article/view/107. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Pôster