O INSTRUMENTO PORTUGUÊS ANEL NÁUTICO EM PESQUISAS DESENVOLVIDAS NO BRASIL
Palavras-chave:
Anel Náutico, De arte atque ratione navigand, Estado da arte, Dissertações e teses brasileirasResumo
Esse trabalho é proveniente de uma pesquisa de Iniciação Científica ainda em fase inicial, a qual busca estudar o instrumento Anel Náutico como recurso que pode favorecer uma interface entre história e ensino de matemática. Nesta pesquisa, nossos esforços voltaram-se ao seguinte objetivo: apresentar um breve levantamento a respeito de informações sobre o Anel Náutico em dissertações e teses publicadas em repositórios acadêmicos brasileiro. Sobre o referido instrumento português, sabemos que ele foi proposto por Pedro Nunes (1502- 1578) no século XVI, após a época dos grandes descobrimentos portugueses. A finalidade do Anel Náutico é fornecer a altura do Sol acima do horizonte, a qual auxiliava os navegantes na orientação em alto mar. Com vistas a atingir o objetivo, deste estudo, a partir de uma abordagem metodológica qualitativa, fizemos um estado da arte no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e no Google Acadêmico. Como resultado, podemos observar que existem poucas pesquisas (dissertações e teses) que exploraram de algum modo o Anel Náutico. Não se verifica qualquer estudo que tenha feito uma interface entre história e ensino a partir do referido instrumento. Visto isso, chegamos à conclusão de que é inovador continuar trabalhando com o Anel Náutico a fim de construir uma interface entre história e ensino de matemática.
Downloads
Referências
BATISTA, Antonia Naiara de Sousa. A articulação de saberes geométricos com trigonométricos por meio da fabricação da balhestilha de Figueiredo (1603) para a construção de uma interface. 2023. 195 f. Tese (Doutorado em 2023) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2023. Disponível em: <http://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=95521> Acesso em: 17 de fevereiro de 2023.
BATISTA, Antonia Naiara de Sousa; PEREIRA, Ana Carolina Costa. A balhestilha (1603) como um instrumento matemático para o estudo de medidas na formação de professores de matemática. Revista Acta Scientiarum, Education, Maringá, v. 43, p. 1-12, 23 nov. 2021. Universidade Estadual de Maringa. http://dx.doi.org/10.4025/actascieduc.v43i1.48188.
CAETANO, Pedro Miguel Costa. A obra náutica do Padre Francisco da Costa (C. 1591 – 1604). 2021. 203 f. Dissertação (Doutorado) - Curso de História Marítima, Escola Naval, Lisboa, 2021.
CRATO, Nuno. Dois Instrumentos de Pedro Nunes. Gazeta de matemática, n. 143, p.86-89, 2002.
FEREIRA, Norma Sandra de Almeida. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação & sociedade, v.23, p. 257 - 272, 2002.
FRAGA, Moisés Alves. Significação do ângulo: indícios do conceito em atividades de localização. 2016. 167 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016.
GONÇALVES, Giselle Cristina Botrel. Apropriação do conhecimento islâmico ibérico e o pioneirismo português nas grandes navegações dos séculos XV e XVI. 2021. 65 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de História, Instituto de Ciências Humanas e Letras, Universidade Federal de Alfenas, Minas Gerais, 2021.
LAGES, Sónia Noverça. A resolução de equações algébricas uma perspectiva histórica: Uma perspectiva histórica. 2007. 79 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Matemática, Universidade Portucalense, Porto, 2007.
NUNES, Pedro. Obras: De Arte Atque Ratione Navigandi. vol. IV, Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2008.
OLIVEIRA, Francisco Wagner Soares. O instrumento jacente no plano na transição da geometria plana para a espacial na formação de professores. 2023. 149 f. Tese (Doutorado em 2023) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2023. Disponível em: <http://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=109334> Acesso em: 27 de fevereiro de 2023
OLIVEIRA, Francisco Wagner Soares; PEREIRA, Ana Carolina Costa. O instrumento náutico jacente no plano no ensino dos conceitos de corda e arco de circunferência. Acta Cientiae, Canoas, RS, v. 25, n. 1, p. 55-85, 2023. Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/view/6819. Acesso em: 07 fev. 2023.
PENTEADO, Aline Mendes. Pedro Nunes e a distinção de dois tipos de trajetórias na navegação: a linha de rumo e o círculo máximo. 2011. 208 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Matemática, Instituto de Geociências e Ciências Exatas Câmpus de Rio Claro, Universidade Estadual Paulista, São Paulo, 2011.
PEREIRA, Ana Carolina Costa; SAITO, Fumikazu. A reconstrução do báculo de Petrus Ramus na interface entre história e ensino de matemática. Revista Cocar (UEPA), v. 13, p. 342-372, 2019.
SILVA, Ana Paula Minhano Aleixo da. Uma interface entre a história e ensino de matemática: Contribuições na formação de conceitos de estudantes na construção e utilização de um instrumento de medida do século XVI - O quadrante geométrico. 2019. 175 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Matemática, Programa de Pós-Graduação em Docência Para A Educação Básica, Universidade Estadual Paulista, São Paulo, 2019.
SOUSA, Danilo Rogerio de. A contenção da Rússia: geopolítica, estaticídio e astropolitica. 2019. 488f. Tese (Doutorado) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciência Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Anais - Seminário Nacional de História da Matemática
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.