PARTICULARIDADES DO PROCESSO DE MULTIPLICAÇÃO POR MEIO DO PROMPTUARIO (1617): Concepções de licenciandos da UECE
Palavras-chave:
Promptuario, Ensino de Multiplicação, História da MatemáticaResumo
A história da matemática associada ao ensino tem sido cada vez mais pesquisada, o que justifica, em grande medida, a presença dessa área como um importante componente curricular universitário para a formação de professores de matemática. Nesse sentido, essa pesquisa aborda acerca de uma oficina realizada na disciplina de história da matemática da Universidade Estadual do Ceará (UECE), que teve o intuito de apresentar um recurso histórico utilizado para multiplicações. Desse modo, valendo-se de uma abordagem qualitativa e dos procedimentos técnicos da pesquisa participante, objetiva-se descrever as concepções dos alunos quanto as particularidades presentes no manuseio do instrumento Promptuario. Dessa forma, foi possível notar que os discentes destacaram tanto questões de natureza matemática, como aspectos da graduação do instrumento e as diagonais existentes no aparato, que têm a função de separar as ordens do sistema decimal, quanto questões de natureza histórica, como a semelhança existente nos métodos indiano e chinês com o processo realizado a partir do Promptuario. Assim, pode-se defender que a operação de multiplicação, a partir do manuseio do instrumento abordado, apresenta particularidades matemáticas potencialmente didáticas, bem como argumenta-se que a disciplina de história da matemática é de suma importância para apresentar, aos discentes em formação inicial, um novo recurso histórico.
Downloads
Referências
ALMEIDA, J. P. D.; PEREIRA, A. C. C. A aritmética de localização de John Napier para a multiplicação. Revista história da matemática para professores, v. 6, n. 2, p. 43 - 56, 31 dez. 2020.
HAVIL, J. John Napier: life, logarithms, and legacy. Princeton: Princeton University Press, 2014.
MARTINS, E.; PEREIRA, A. C. C. As barras de calcular de Napier: Percepções de uma primeira manipulação. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, v. 6, n. 18, p. 53 - 64, 31 dez. 2019.
NAPIER, J. Rabdologiae, Seu Numerationis Per Virgulas: cum appendice de expeditíssimo Multiplicationes promptuario, quibus acessit e arithmeticea localis liber unus. Edimburgo: Andrews Hart, 1617.
NAPIER, J. Rabdologiae, Seu Numerationis Per Virgulas: cum appendice de expeditíssimo Multiplicationes promptuario, quibus acessit e arithmeticea localis liber unus. In: RICE, B; GONZÁLEZ-VELASCO, E; CORRIGAN, A. The Life and Works of John Napier. Cham: Springer, 2017. p. 652-749.
PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do Trabalho Científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Editora Feevale, 2013. 277 p.
RIBEIRO, P. H. S.; PEREIRA, A. C. C. O processo de graduação e uma utilização do Promptuario para multiplicação. Revista história da matemática para professores, v. 7, n. 2, p. 1-11, 25 set. 2021.
RICE, B.; GONZÁLEZ-VELASCO, E.; CORRIGAN, A. The Life and Works of John Napier. Cham: Springer, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Anais - Seminário Nacional de História da Matemática
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.