PARTICULARIDADES DO PROCESSO DE MULTIPLICAÇÃO POR MEIO DO PROMPTUARIO (1617): Concepções de licenciandos da UECE

Autores

Palavras-chave:

Promptuario, Ensino de Multiplicação, História da Matemática

Resumo

A história da matemática associada ao ensino tem sido cada vez mais pesquisada, o que justifica, em grande medida, a presença dessa área como um importante componente curricular universitário para a formação de professores de matemática. Nesse sentido, essa pesquisa aborda acerca de uma oficina realizada na disciplina de história da matemática da Universidade Estadual do Ceará (UECE), que teve o intuito de apresentar um recurso histórico utilizado para multiplicações. Desse modo, valendo-se de uma abordagem qualitativa e dos procedimentos técnicos da pesquisa participante, objetiva-se descrever as concepções dos alunos quanto as particularidades presentes no manuseio do instrumento Promptuario. Dessa forma, foi possível notar que os discentes destacaram tanto questões de natureza matemática, como aspectos da graduação do instrumento e as diagonais existentes no aparato, que têm a função de separar as ordens do sistema decimal, quanto questões de natureza histórica, como a semelhança existente nos métodos indiano e chinês com o processo realizado a partir do Promptuario. Assim, pode-se defender que a operação de multiplicação, a partir do manuseio do instrumento abordado, apresenta particularidades matemáticas potencialmente didáticas, bem como argumenta-se que a disciplina de história da matemática é de suma importância para apresentar, aos discentes em formação inicial, um novo recurso histórico.

Biografia do Autor

Pedro Henrique Sales Ribeiro, Universidade Estadual do Ceará

Graduando no curso de Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará. Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) no período de 2018 a 2020. Atualmente é membro do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM). Desenvolve projeto na área da Educação Matemática, com ênfase em História de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Fontes históricas, interface entre história e ensino de matemática e formação do professor de matemática.

Gisele Pereira Oliveira, Universidade Estadual do Ceará

Possui graduação em Bacharelado em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (UFC), graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (UFC), especialização em Ensino de Matemática pela Faculdade Farias Brito, Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e doutorado em Educação Matemática pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE). Atualmente é professora efetiva, Formadora de Matemática da Célula de Formação, Programas e Projetos (CEFOP/SEFOR) da Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC) e Membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM/CE). Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase em Ensino de Matemática, atuando na Formação inicial e continuada de Professores de Matemática sobre Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) no Ensino de Matemática e na articulação entre História da Matemática e Tecnologias Digitais via Objetos de Aprendizagem com o uso da metodologia Engenharia Didática e Teoria das Situações Didáticas (TSD). 

Ana Carolina Costa Pereira, Universidade Estadual do Ceará

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará, mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e pós-doutorado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atua como docente adjunta do curso de Licenciatura em Matemática e do Programa de Pós-graduação em Educação, ambos da Universidade Estadual do Ceará; e do Programa de Pós-Graduação de Ensino em Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Ela é Coordenadora do Curso de licenciatura em Matemática, modalidade semi-presencial da UECE/EAD, Coordenadora da área da Matemática do Projeto Areninha junto a Secretaria de Educação do Município de Fortaleza, Coordenadora do Curso de Especialização em Ensino de Matemática realizado em parceria com a Fundação Lemann e a Universidade de Stanford, líder do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM) e editora do Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (BOCEHM). É vice-diretora da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, regional do Ceará (SBEMCE) e Secretária Executiva da Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat). Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase em História de Matemática, atuando principalmente na formação de professores de matemática e na interface entre história e ensino de matemática.

Referências

ALMEIDA, J. P. D.; PEREIRA, A. C. C. A aritmética de localização de John Napier para a multiplicação. Revista história da matemática para professores, v. 6, n. 2, p. 43 - 56, 31 dez. 2020.

HAVIL, J. John Napier: life, logarithms, and legacy. Princeton: Princeton University Press, 2014.

MARTINS, E.; PEREIRA, A. C. C. As barras de calcular de Napier: Percepções de uma primeira manipulação. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, v. 6, n. 18, p. 53 - 64, 31 dez. 2019.

NAPIER, J. Rabdologiae, Seu Numerationis Per Virgulas: cum appendice de expeditíssimo Multiplicationes promptuario, quibus acessit e arithmeticea localis liber unus. Edimburgo: Andrews Hart, 1617.

NAPIER, J. Rabdologiae, Seu Numerationis Per Virgulas: cum appendice de expeditíssimo Multiplicationes promptuario, quibus acessit e arithmeticea localis liber unus. In: RICE, B; GONZÁLEZ-VELASCO, E; CORRIGAN, A. The Life and Works of John Napier. Cham: Springer, 2017. p. 652-749.

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do Trabalho Científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Editora Feevale, 2013. 277 p.

RIBEIRO, P. H. S.; PEREIRA, A. C. C. O processo de graduação e uma utilização do Promptuario para multiplicação. Revista história da matemática para professores, v. 7, n. 2, p. 1-11, 25 set. 2021.

RICE, B.; GONZÁLEZ-VELASCO, E.; CORRIGAN, A. The Life and Works of John Napier. Cham: Springer, 2017.

Downloads

Publicado

2023-03-31

Como Citar

RIBEIRO, Pedro Henrique Sales; OLIVEIRA, Gisele Pereira; PEREIRA, Ana Carolina Costa. PARTICULARIDADES DO PROCESSO DE MULTIPLICAÇÃO POR MEIO DO PROMPTUARIO (1617): Concepções de licenciandos da UECE. Anais - Seminário Nacional de História da Matemática, [s. l.], v. 15, 2023. Disponível em: https://snhm.com.br/anais/article/view/95. Acesso em: 8 jul. 2024.

Edição

Seção

Pôster