PESQUISAS ENVOLVENDO INSTRUMENTOS MATEMÁTICOS: um estudo a partir de trabalhos publicados no SNHM
Palavras-chave:
Instrumentos Matemáticos, Seminário Nacional de História da matemática, Estado da arteResumo
Esse trabalho tem o intuito de proporcionar uma visão longitudinal da produção acadêmica publicada em anais e livros de minicursos das catorze edições do Seminário Nacional de História da Matemática (SNHM), principal evento da Sociedade Brasileira de História da Matemática (SNHMat). Para isso, utilizou-se da pesquisa conhecida como “estado da arte” ou “estado do conhecimento”, cuja aspectos metodológicos qualitativos e descritivo foram considerados. Mesmo que pontual, o estudo desvela uma tendência, em crescimento, a partir de 2015, de discussões em trono do instrumento matemático como objeto dentro da interface entre a história e o ensino de matemática para a educação básica e/ou formação de professores.
Downloads
Referências
ALBUQUERQUE, S. M. et al. Pesquisas envolvendo instrumentos históricos matemáticos e a interface entre história e ensino: uma visão dos trabalhos desenvolvidos no GPEHM. Boletim Online de Educação Matemática, [S.L.], v. 6, n. 12, p. 128-144, 22 jan. 2019. Universidade do Estado de Santa Catarina.
BELTRAN, M. H. R; SAITO, F; TRINDADE, L. dos S. P. História da Ciência para formação de professores. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2014. (Série temas em história da ciência).
BENNETT, J. A. Knowing and doing in the sixteenth century: what were instruments for? British Journal for the History of Science, v. 36, n. 2, p. 129-150, 2003.
BENNETT, J. A. The Mechanics’ Philosophy and the Mechanical Philosophy. History of Science, v. 24, p. 1-28, 1986.
BERGAMIM, E. G. J.; BARBOZA, A. C. F.; TRIVIZOLI, L. M. Implementações envolvendo história da matemática: um olhar para os artigos do XIII SNHM. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, 14., 2021, Uberaba. Anais [...]. Uberaba: Sbhmat, p. 820-834, 2021.
BRACHO, L. A. C.; MENDES, I. A. O CREPHIMat como um ambiente virtual sobre as pesquisas em história da matemática. Rematec, [S.L.], n. 32, p. 163, 27, 2019.
CORMACK, L. B.; WALTON, S.A.; SCHUSTER, J. A. (ed.). Mathematical practitioners and the transformation of natural knowledge in modern Europe. New York: Springer International Publishing, 2017. (Studies in History and Philosophy of Science, 45).
FERREIRA, N. S. A. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação & Sociedade, v. 23, n. 79, p. 257-272, 2022.
HANKINS, T. L.; SILVERMAN, R. J. Instruments and the Imagination. Princeton: Princeton University Press, 1997.
MARTINES, M. de C. S. Apresentação: XIV Seminário Nacional de História da Matemática. Apresentação, 2012.
PEREIRA, A. C. C.; SAITO, F. Os instrumentos matemáticos na interface entre história e ensino de matemática: compreendendo o cenário nacional nos últimos 10 anos. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 5, n. 14, p. 109–122, 2018.
SAITO, F. A incorporação de questões históricas nas discussões sobre o ensino de matemática por meio de antigos instrumentos matemáticos. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, 12., 2017, Itajubá. Anais [...]. Itajubá: Sbhmat, p. 59-60, 2017.
SAITO, F. Instrumentos e o ‘saber-fazer’ matemático no século XVI. Revista Tecnologia e Sociedade, Curitiba, v. 9, n. 18, p. 102-112, 2013.
SAITO, F. Instrumentos matemáticos dos séculos XVI e XVII na articulação entre história, ensino e aprendizagem de matemática. Rematec, Natal, v. 9, n. 16, p. 25-47, 2014.
SAITO, F. História e ensino de matemática: construindo interfaces. In: FLORES SALAZAR, J.; UGARTE GUERRA, F. (ed.). Investigaciones en Educación Matemática. Lima: Fondo Editorial PUCP, p. 237-291, 2016a.
SAITO, F. Construindo interfaces entre história e ensino da matemática. Ensino da Matemática em Debate, São Paulo, v. 3, n. 1, p. 3-19, 2016b.
VAN HELDEN, A. The Birth of the Modern Scientific Instrument, 1550-1770. In: BURKE, J. G. (Org.). The Uses of Science in the Age of Newton. Berkeley/Los Angeles/London: University of California Press, p. 49-84, 1983.
VAN HELDEN, A.; HANKINS, T. L. Hankins. Introduction: Instruments in the History of Science. Osiris, v. 9, p. 1-6, 1994.
WARNER, D. J. What is a scientific instrument, when did it become one, and why? British Journal for the History of Science, v. 23, pp. 83-93, 1990.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Anais - Seminário Nacional de História da Matemática
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.