PESQUISAS ENVOLVENDO INSTRUMENTOS MATEMÁTICOS: um estudo a partir de trabalhos publicados no SNHM

Autores

Palavras-chave:

Instrumentos Matemáticos, Seminário Nacional de História da matemática, Estado da arte

Resumo

Esse trabalho tem o intuito de proporcionar uma visão longitudinal da produção acadêmica publicada em anais e livros de minicursos das catorze edições do Seminário Nacional de História da Matemática (SNHM), principal evento da Sociedade Brasileira de História da Matemática (SNHMat). Para isso, utilizou-se da pesquisa conhecida como “estado da arte” ou “estado do conhecimento”, cuja aspectos metodológicos qualitativos e descritivo foram considerados. Mesmo que pontual, o estudo desvela uma tendência, em crescimento, a partir de 2015, de discussões em trono do instrumento matemático como objeto dentro da interface entre a história e o ensino de matemática para a educação básica e/ou formação de professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Carolina Costa Pereira, Universidade Estadual do Ceará

Pós-doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2010) Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Ainda atua como docente Adjunta da Universidade Estadual do Ceará e líder do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM). Tem experiência na área de Educação com ênfase em História de Matemática, principalmente nos seguintes temas: formação de professores de matemática e interface e ensino de matemática. 

Referências

ALBUQUERQUE, S. M. et al. Pesquisas envolvendo instrumentos históricos matemáticos e a interface entre história e ensino: uma visão dos trabalhos desenvolvidos no GPEHM. Boletim Online de Educação Matemática, [S.L.], v. 6, n. 12, p. 128-144, 22 jan. 2019. Universidade do Estado de Santa Catarina.

BELTRAN, M. H. R; SAITO, F; TRINDADE, L. dos S. P. História da Ciência para formação de professores. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2014. (Série temas em história da ciência).

BENNETT, J. A. Knowing and doing in the sixteenth century: what were instruments for? British Journal for the History of Science, v. 36, n. 2, p. 129-150, 2003.

BENNETT, J. A. The Mechanics’ Philosophy and the Mechanical Philosophy. History of Science, v. 24, p. 1-28, 1986.

BERGAMIM, E. G. J.; BARBOZA, A. C. F.; TRIVIZOLI, L. M. Implementações envolvendo história da matemática: um olhar para os artigos do XIII SNHM. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, 14., 2021, Uberaba. Anais [...]. Uberaba: Sbhmat, p. 820-834, 2021.

BRACHO, L. A. C.; MENDES, I. A. O CREPHIMat como um ambiente virtual sobre as pesquisas em história da matemática. Rematec, [S.L.], n. 32, p. 163, 27, 2019.

CORMACK, L. B.; WALTON, S.A.; SCHUSTER, J. A. (ed.). Mathematical practitioners and the transformation of natural knowledge in modern Europe. New York: Springer International Publishing, 2017. (Studies in History and Philosophy of Science, 45).

FERREIRA, N. S. A. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação & Sociedade, v. 23, n. 79, p. 257-272, 2022.

HANKINS, T. L.; SILVERMAN, R. J. Instruments and the Imagination. Princeton: Princeton University Press, 1997.

MARTINES, M. de C. S. Apresentação: XIV Seminário Nacional de História da Matemática. Apresentação, 2012.

PEREIRA, A. C. C.; SAITO, F. Os instrumentos matemáticos na interface entre história e ensino de matemática: compreendendo o cenário nacional nos últimos 10 anos. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 5, n. 14, p. 109–122, 2018.

SAITO, F. A incorporação de questões históricas nas discussões sobre o ensino de matemática por meio de antigos instrumentos matemáticos. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, 12., 2017, Itajubá. Anais [...]. Itajubá: Sbhmat, p. 59-60, 2017.

SAITO, F. Instrumentos e o ‘saber-fazer’ matemático no século XVI. Revista Tecnologia e Sociedade, Curitiba, v. 9, n. 18, p. 102-112, 2013.

SAITO, F. Instrumentos matemáticos dos séculos XVI e XVII na articulação entre história, ensino e aprendizagem de matemática. Rematec, Natal, v. 9, n. 16, p. 25-47, 2014.

SAITO, F. História e ensino de matemática: construindo interfaces. In: FLORES SALAZAR, J.; UGARTE GUERRA, F. (ed.). Investigaciones en Educación Matemática. Lima: Fondo Editorial PUCP, p. 237-291, 2016a.

SAITO, F. Construindo interfaces entre história e ensino da matemática. Ensino da Matemática em Debate, São Paulo, v. 3, n. 1, p. 3-19, 2016b.

VAN HELDEN, A. The Birth of the Modern Scientific Instrument, 1550-1770. In: BURKE, J. G. (Org.). The Uses of Science in the Age of Newton. Berkeley/Los Angeles/London: University of California Press, p. 49-84, 1983.

VAN HELDEN, A.; HANKINS, T. L. Hankins. Introduction: Instruments in the History of Science. Osiris, v. 9, p. 1-6, 1994.

WARNER, D. J. What is a scientific instrument, when did it become one, and why? British Journal for the History of Science, v. 23, pp. 83-93, 1990.

Downloads

Publicado

2023-03-31

Como Citar

PEREIRA, Ana Carolina Costa. PESQUISAS ENVOLVENDO INSTRUMENTOS MATEMÁTICOS: um estudo a partir de trabalhos publicados no SNHM. Anais - Seminário Nacional de História da Matemática, [s. l.], v. 15, 2023. Disponível em: https://snhm.com.br/anais/article/view/24. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Comunicação Científica