ASPECTOS CONTEXTUAIS E MATEMÁTICOS INCORPORADOS NO INSTRUMENTO SECTOR ELABORADO POR THOMAS HOOD

Autores

Palavras-chave:

Sector, The making and use of the geometricall instrument, called a Sector, Praticante de matemática, Instrumentos matemáticos

Resumo

Diante dos desenvolvimentos relacionados às matemáticas durante os séculos XVI e XVII, diversos estudiosos contribuíram com seus trabalhos para a confecção de ferramentas que sanassem as dificuldades das áreas da astronomia, navegação e agrimensura, por exemplo. Nesse cenário, na Inglaterra, destaca-se Thomas Hood (1556 -1620), um praticante das matemáticas que escreveu diversos tratados, dentre eles o The making and use of the geometricall instrument, called a Sector, que descreve a construção e o uso do instrumento Sector. O Sector foi um instrumento matemático do o período, que possuía fins para cálculos aritméticos, para a agrimensura e cartografia. No instrumento são inscritas três escalas, dentre elas as das cordas, das linhas e dos quadrados, que obtinham funcionalidades para diversos tipos de problemas. Esse trabalho de Iniciação científica tem por objetivo explorar os aspectos contextuais e matemáticos do instrumento assim como os aspectos incorporados à obra de Hood e ao Sector descrito por ele. A metodologia adotada tem como base uma pesquisa qualitativa de cunho documental, uma vez que nossa fonte de desenvolvimento é um documento histórico, sendo ele um tratado. Dessa forma, esse trabalho objetivou dar ênfase ao contexto do tratado desenvolvido por Hood, assim como os aspectos matemáticos trazidos pelo instrumento Sector

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lívia Bezerra de Alencar, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

É graduanda do curso de Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará, foi bolsista pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), foi bolsista também pelo Projeto Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e atualmente é bolsista de monitoria da disciplina de Prática de Ensino I pela Universidade Estadual do Ceará. É membro do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM). Desenvolve projeto na área da Educação Matemática, com ênfase em História de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Fontes históricas, instrumentos matemáticos do século XVI, interface entre história e ensino de matemática e formação do professor de matemática.

Ana Carolina Costa Pereira, Universidade Estadual do Ceará

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará, mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e pós-doutorado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atua como docente adjunta do curso de Licenciatura em Matemática e do Programa de Pós-graduação em Educação, ambos da Universidade Estadual do Ceará; e do Programa de Pós-Graduação de Ensino em Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Ela é Coordenadora do Curso de licenciatura em Matemática, modalidade semi-presencial da UECE/EAD, Coordenadora da área da Matemática do Projeto Areninha junto a Secretaria de Educação do Município de Fortaleza, Coordenadora do Curso de Especialização em Ensino de Matemática realizado em parceria com a Fundação Lemann e a Universidade de Stanford, líder do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM) e editora do Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (BOCEHM). Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase em História de Matemática, atuando principalmente na formação de professores de matemática e na interface entre história e ensino de matemática.

Andressa Gomes dos Santos, Universidade Estadual do Ceará

Doutoranda no programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática na Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Mestra em Ensino de Matemática pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE (2022), possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará - UECE (2019). Membro do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática - GPEHM e do Núcleo de Pesquisa em História e Educação Matemática - NuPEHM. Bolsista pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. Tem interesse na área de Matemática, com ênfase em ensino de Matemática, História da Matemática e formação inicial e continuada de professores de Matemática. 

Referências

ALENCAR, L. B. de.; PEREIRA, A. C. C. Estudos iniciais sobre o sector de Thomas Hood (1556-1620). Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 9, n. 26, p. 345–358, 2022.

BARONI, R. L. S.; TEIXEIRA, M. V.; NOBRE, S. A Investigação científica em história da matemática e suas relações com o programa de pós-graduação em educação matemática. In: BICUDO, M. A. e BORBA, M. C (org.). Educação Matemática: pesquisa em movimento. São Paulo: Cortez Editora, 2004. p. 164-185.

BICUDO, Irineu. Os Elementos: Euclides. São Paulo: Editora Unesp, 2009. 593 p.

CORMACK, L. Mathematical Practitioners and the Transformation of Natural Knowledge in Early Modern Europe. Studies in History Philosophy of Science. Alemanha, 2017, p. 69 – 86.

CHIZZOTTI, A. Pesquisa em ciências humanas e sociais. 12. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2018. 45 p.

HARKNESS, Deborah E. The Jewel House: Elizabethan London and the Scientific Revolution. London: Yale University Press, 2007.

HOOD, T. The making and use of the geometricall instrument, called a sector. 1aEdição. Londres: John Winds, 1598.

JOHNSTON, S. Mathematical Practitioners and Instruments in Elizabethan England. Annals of Science, Londres, 48, p. 319-341, agosto, 2006.

MAZUCATO, T. Metodologia da Pesquisa e do Trabalho Científico. 1ª Edição. São Paulo: Editora FUNEPE, 2018.

PEREIRA, A. C. C.; SAITO, F. A reconstrução do Báculo de Petrus Ramus na interface entre história e ensino de matemática. Revista Cocar, [s.l.], v. 13, n. 25, p. 342-372, fev. 2019. Universidade do Estado do Para. http://dx.doi.org/10.31792/rc.v13i25.

SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2007.

TAYLOR, E. G. R. The mathematical practitioners of Tudor and Stuart England. Cambridge: At The University Press, 1968.

TOMASH, Erwin; WILLIAMS, Michael R. The Sector: its history, scales, and uses. Annals Of The History Of Computing. Manhattan, p. 34-47. 26 jan. 2003.

Downloads

Publicado

2023-03-31

Como Citar

ALENCAR, Lívia Bezerra de; PEREIRA, Ana Carolina Costa; SANTOS, Andressa Gomes dos. ASPECTOS CONTEXTUAIS E MATEMÁTICOS INCORPORADOS NO INSTRUMENTO SECTOR ELABORADO POR THOMAS HOOD . Anais - Seminário Nacional de História da Matemática, [s. l.], v. 15, 2023. Disponível em: https://snhm.com.br/anais/article/view/104. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Pôster