PERSPECTIVA PRÁTICA DOS LOGARITMOS NO SÉCULO XVII EM LONDRES
Palavras-chave:
História da Matemática, Logaritmos, Edmund Gunter, William Oughtred, Matemática PráticaResumo
O estudo dos logaritmos adquire notoriedade em 1614, com a publicação Mirifici Logarithmorum Canonis Descriptio, de John Napier, cenário em que podemos ver o aspecto prático do seu uso, uma vez que o autor objetivava facilitar cálculos, relacionando com a astronomia. Nesse mesmo contexto, há a publicação dos tratados de Edmund Gunter e William Oughtred, intitulados, respectivamente: The description and vse of the Sector, the Crosse-staffe, and other instruments, for such as are studious of Mathematicall practise (1624); e The Circles of Proportion and the Horizontal Instrvment (1632). A partir do seu estudo, percebemos que estes dois tratados apresentam instrumentos de cálculo que utilizam os logaritmos. Assim, neste trabalho, visamos conhecer a abordagem prática dada aos logaritmos a partir do uso de instrumentos de cálculos no século XVII inglês. Para isso, utilizamos uma abordagem qualitativa para realização de uma pesquisa documental e bibliográfica a partir das obras indicadas e de textos que tratam sobre elas. Deste modo, percebemos que os autores continuam a tratar dos logaritmos a partir de uma abordagem prática e que os dois instrumentos realizam cálculos a partir de uma base diferente para os logaritmos daquela época apresentados por Napier. Com isso, vislumbramos uma possível potencialidade didática com os dois instrumentos apresentados a partir da discussão sobre o conceito, uso e possibilidades de cálculos com logaritmos em um âmbito de formação de professores.
Downloads
Referências
ALBUQUERQUE, S. M.; OLIVEIRA, F. W. S.; MARTINS, E. B.; PEREIRA, A. C. C. Pesquisas envolvendo instrumentos históricos matemáticos e a interface entre história e ensino: uma visão dos trabalhos desenvolvidos no gpehm. Boletim Online de Educação Matemática, [S.L.], v. 6, n. 12, p. 128-144, 22 jan. 2019. Universidade do Estado de Santa Catarina. http://dx.doi.org/10.5965/2357724x06122018128. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/boem/article/view/13367/9657. Acesso em: 26 nov. 2022.
ALVES, V. B. Um estudo sobre os conhecimentos matemáticos mobilizados no manuseio do instrumento círculos de proporção de William Oughtred. 2019. 153f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Fortaleza, 2019.
ALVES, Verusca Batista; PEREIRA, Ana Carolina Costa. Seno, cosseno e tangente: uma atividade com os círculos de proporção de William Oughtred (1633) na formação de professores de matemática. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, Belém, v. 16, n. 35, p. 74-88, abr. 2020. ISSN 2317-5125. Disponível em: <https://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/8275/6175>. Acesso em: 29 nov. 2022. doi:http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v16i35.8275.
ALVES, Verusca Batista. PEREIRA, Ana Carolina Costa. A reconstrução dos círculos de proporção no geogebra como uma atividade para a mobilização de conhecimentos matemáticos. RHMP, local, v. 5, n. 1, p. 21-28, 2019. Disponível em: <http://www.rhmp.com.br/index/index.php/rhmp/article/view/69>. Acesso em: 13 nov. 2022.
DEAR, Peter. Revolutionizing the Sciences: european knowledge and its ambitions, 1500-1700. 2. ed. Princeton: Princeton University Press, 2001. 208 p.
GUNTER, E. The Description and use of the sector. The Crosse-staffe and other instruments. For such as are studious of Mathematicall practise. London: William Jones, 1624.
HOBSON, E. W.. John Napier and the Invention of Logarithms, 1614. Cambridge: Cambridge University Press, 1914. Disponível em: https://jscholarship.library.jhu.edu/bitstream/handle/1774.2/34187/31151005337641.pdf. Acesso em: 26 nov. 2022.
NATIONAL MUSEUM OF SCOTLAND. Calculating instrument, Sundial instrument, Double horizontal dial, Circles of proportion. Disponível em: < https://www.nms.ac.uk/explore-our-collections/collection-search-results/?item_id=218890>. Acesso em: 14 nov. 2022.
OUGHTRED, William. The Circles of Proportion and the Horizontal Instrvment. London: Elias Allen, 1632.
ROQUE, T. História da matemática. Editora Schwarcz-Companhia das Letras, 2012.
SAITO, F. História da matemática e suas (re) construções contextuais. São Paulo: Editora Livraria da Física, p. 259, 2015.
SANTOS, A. G. Os aspectos matemáticos relacionados à média geométrica que emergem a partir da manipulação da escala dos números (1623) elaborada por Edmund Gunter com licenciandos em Matemática. 2022. 222f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado em Ensino de Matemática, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Fortaleza, 2022.
SANTOS, A. G.; PEREIRA, A. C. C. Gresham College e a matemática prática de Londres no século XVII. Revista Brasileira de História da Matemática, [S.L.], v. 22, n. 45, p. 67-81, 6 set. 2022. Revista Brasileira de História da Matemática - RBHM. http://dx.doi.org/10.47976/rbhm2022v22n4567-81.
SCHUSTER, J. A. Consuming and Appropriating Practical Mathematics and the Mixed Mathematical Fields, or Being “Influenced” by Them: the case of the young descartes. In: CORMACK, L. B.; WALTON, S. A.; SCHUSTER, J. A. (ed.). Mathematical Practitioners and the Transformation of Natural Knowledge in Early Modern Europe. Cham: Springer, 2017. Cap. 3. p. 37-65.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Anais - Seminário Nacional de História da Matemática
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.