PERSPECTIVA PRÁTICA DOS LOGARITMOS NO SÉCULO XVII EM LONDRES

Autores

Palavras-chave:

História da Matemática, Logaritmos, Edmund Gunter, William Oughtred, Matemática Prática

Resumo

O estudo dos logaritmos adquire notoriedade em 1614, com a publicação Mirifici Logarithmorum Canonis Descriptio, de John Napier, cenário em que podemos ver o aspecto prático do seu uso, uma vez que o autor objetivava facilitar cálculos, relacionando com a astronomia. Nesse mesmo contexto, há a publicação dos tratados de Edmund Gunter e William Oughtred, intitulados, respectivamente: The description and vse of the Sector, the Crosse-staffe, and other instruments, for such as are studious of Mathematicall practise (1624); e The Circles of Proportion and the Horizontal Instrvment (1632). A partir do seu estudo, percebemos que estes dois tratados apresentam instrumentos de cálculo que utilizam os logaritmos. Assim, neste trabalho, visamos conhecer a abordagem prática dada aos logaritmos a partir do uso de instrumentos de cálculos no século XVII inglês. Para isso, utilizamos uma abordagem qualitativa para realização de uma pesquisa documental e bibliográfica a partir das obras indicadas e de textos que tratam sobre elas. Deste modo, percebemos que os autores continuam a tratar dos logaritmos a partir de uma abordagem prática e que os dois instrumentos realizam cálculos a partir de uma base diferente para os logaritmos daquela época apresentados por Napier. Com isso, vislumbramos uma possível potencialidade didática com os dois instrumentos apresentados a partir da discussão sobre o conceito, uso e possibilidades de cálculos com logaritmos em um âmbito de formação de professores.

Biografia do Autor

Verusca Batista Alves, Universidade Estadual do Ceará

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual do Cearaá (UECE), possui mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (2019) e graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (2017). Faz parte da diretoria da Sociedade Brasileira de Educação Matemática Regional Ceará (SBEM-CE) (2022-2025) e é professora do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual do Ceará. Também, é membro do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM) e do grupo editorial do Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (BOCEHM). Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase em História de Matemática, atuando principalmente na formação inicial e continuada de professores de Matemática, com foco na interface entre história e ensino de matemática. 

Isabelle Coelho da Silva, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

É doutoranda do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Tem Mestrado em Ensino de Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (PGECM/IFCE). Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), com período sanduíche na Universidade de Pittsburgh. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: história da matemática, educação matemática e formação de professores. É membro do Grupo de pesquisa História e Epistemologia na Educação Matemática (HEEMa) e do Grupo de Pesquisa em Educação e História Matemática - GPEHM. Fez parte da Diretoria da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM), regional Ceará (triênio 2019-2022).

Andressa Gomes dos Santos, Universidade Estadual do Ceará

É mestra em Ensino de Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE (2022), possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará - UECE (2019). Membro do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática - GPEHM. Atua como professora na Universidade Estadual do Ceará na área de Educação Matemática. Tem interesse na área de Matemática, com ênfase em ensino de Matemática, História da Matemática e formação inicial e continuada de professores de Matemática.

Referências

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Publicado

2023-03-31

Como Citar

ALVES, Verusca Batista; SILVA, Isabelle Coelho da; SANTOS, Andressa Gomes dos. PERSPECTIVA PRÁTICA DOS LOGARITMOS NO SÉCULO XVII EM LONDRES. Anais - Seminário Nacional de História da Matemática, [s. l.], v. 15, 2023. Disponível em: https://snhm.com.br/anais/article/view/48. Acesso em: 8 jul. 2024.

Edição

Seção

Comunicação Científica