Uma ação formativa com licenciandos em matemática sobre a operação de multiplicação a partir da manipulação das duas réguas para cálculo de William Oughtred (1639)

Autores

Palavras-chave:

Operação de multiplicação., Duas réguas para cálculo., Escala dos números., Formação inicial de professores de matemática., História da Matemática.

Resumo

Estudos relativos à construção de uma interface entre a história e o ensino de matemática seguem a perspectiva de utilizar recursos oriundos da história da matemática, para estabelecer intervenções que possam auxiliar nos processos de ensino e aprendizagem da Matemática. Esse trabalho de Iniciação Científica busca descrever as concepções dos licenciandos em matemática da Universidade Estadual do Ceará, sobre o manuseio do instrumento as Duas Réguas para Cálculo de William Oughtred (1574-1660), a partir de uma ação formativa na disciplina de História da Matemática envolvendo a operação de multiplicação. O intuito da ação formativa foi de que os futuros professores de matemática vivenciem práticas laboratoriais envolvendo a história da matemática, no contexto que desenvolvam aspectos teóricos e práticos na construção do conhecimento que eles irão ensinar. No caso, a proposta aqui apresentada, tem como base a manipulação de um instrumento histórico do século XVII intitulado por Duas Réguas para Cálculo de William Oughtred. Dessa forma, utilizou-se uma metodologia qualitativa, de cunho bibliográfico e documental, tendo como base o texto The Declaration of The Two Rules for Calculations contida no tratado The Circles of Proportion and the Horizontall Instrvment (1639) escrito por William Oughtred, para que assim possa estabelecer a inserção a história da matemática na formação inicial do professor de Matemática. Com isso, percebemos que os estudantes apresentaram dificuldades de compreensão com respeito ao posicionamento das réguas, devido a linguagem proposta pelo autor, além da própria operação de multiplicação orientada no excerto estudado. Entretanto, alguns estudantes conseguiram realizar a multiplicação segundo as orientações de Oughtred (1639), relacionando o movimento das Duas Réguas entes aritméticos (contagem) e geométricos (paralelas). Sendo assim, essa ação mostra possíveis potencialidades didáticas advindas da interface entre história e ensino de matemática.

Biografia do Autor

Amanda Cardoso Benicio de Lima, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Graduanda do curso de Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e membro do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM). Desenvolve projeto na área da Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Fontes Históricas, Instrumentos Matemáticos do Século XVII, Interface entre História e Ensino da Matemática e Formação do Professor de Matemática. 

Kawoana da Costa Soares, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Graduanda do curso de Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará e membro do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM). Desenvolve projeto na área da Educação Matemática, com ênfase em História de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Fontes históricas, instrumentos matemáticos do século XVII, interface entre história e ensino de matemática e formação do professor de matemática.

Verusca Batista Alves, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), possui mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (2019) e graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (2017). Faz parte da diretoria da Sociedade Brasileira de Educação Matemática Regional Ceará (SBEM-CE) (2022-2025). Também, é membro do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM) e do grupo editorial do Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (BOCEHM). Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase em História de Matemática, atuando principalmente na formação inicial e continuada de professores de Matemática, com foco na interface entre história e ensino de matemática. 

Referências

ALVES, Verusca Batista. Um estudo sobre os conhecimentos matemáticos mobilizados no manuseio do instrumento círculos de proporção de William Oughtred. 2019. 153 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) –Instituto Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.

JOURNAL of the Oughtred Society: The Boucher Calculator., No. 1, Vol. 17, 2008.

LIMA, Amanda Cardoso Benício; SOARES, Kawoana da Costa; ALVES, Verusca Batista. As duas réguas para cálculo de William Oughtred (1574-1660) como objeto de estudo na interface entre a história e o ensino de matemática. In: Ana Carolina Costa Pereira; Antonia Naiara de Sousa Batista; Gisele Pereira Oliveira. (Org.). Pesquisas sobre ensino de matemática no GPEHM Júnior: construindo uma prática investigativa. 1ed. Iguatu: Editora Quipá, 2021a, p. 25-36.

LIMA, Amanda Cardoso Benicio de; SOARES, Kawoana da Costa; ALVES, Verusca Batista; PEREIRA, Ana Carolina Costa. Primeiras impressões contextuais das duas réguas para cálculo de William Oughtred (1574-1660) na interface entre História e ensino de Matemática. Matemática e Ciência: construção, conhecimento e criatividade, [S.L.], v. 4, n. 2, p. 47-66, 23 dez. 2021b. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. http://dx.doi.org/10.5752/p.2674-9416.2021v4n2p47-66.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2017. 333p.

OUGHTRED, William. The Circles of Proportion and the Horizontall Instrvment. London: Elias Allen, 1639.

PEREIRA, Ana Carolina Costa; SAITO, Fumikazu. A reconstrução do báculo de Petrus Ramus na interface entre história e ensino de matemática. Revista Cocar, Belém, v. 25, n. 13, p.342-372, Jan./Abr., 2019. Disponível em: <https://paginas.uepa.br/seer/index.php/cocar/article/view/2164/1085>. Acesso em: 14 nov. 2022.

PEREIRA, Ana Carolina Costa; VASCONCELOS, Cleiton Batista. Construindo uma proposta pedagógica por meio de materiais manipulativos: Apresentando a fatoração algébrica estudada no LABMATEN/UECE. In: PEREIRA, Ana Carolina Costa. Educação Matemática no Ceará. Fortaleza: Premius Editora, 2014. Cap. 1. p. 9-27.

SAITO, Fumikazu.; DIAS, Marisa da Silva. Interface entre história da matemática e ensino: uma atividade desenvolvida com base num documento do século XVI. Ciênc. educ. (Bauru), Bauru, v. 19, n. 1, p. 89-111, 2013. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/26487/S1516-73132013000100007.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 19 dez. 2019

Downloads

Publicado

2023-03-31

Como Citar

LIMA, Amanda Cardoso Benicio de; SOARES, Kawoana da Costa; ALVES, Verusca Batista. Uma ação formativa com licenciandos em matemática sobre a operação de multiplicação a partir da manipulação das duas réguas para cálculo de William Oughtred (1639). Anais - Seminário Nacional de História da Matemática, [s. l.], v. 15, 2023. Disponível em: https://snhm.com.br/anais/article/view/108. Acesso em: 8 jul. 2024.

Edição

Seção

Pôster

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)