CONTRIBUIÇÕES DA DISCIPLINA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA À AUTOEFICÁCIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
Palavras-chave:
História da Matemática. Formação de professores. História no Ensino. Autoeficácia docente.Resumo
Apresenta-se os resultados de uma pesquisa realizada com estudantes de graduação do curso de licenciatura em Matemática sobre a autoeficácia percebida após a disciplina História da Matemática, tendo por base o diagrama-metodológico de Chaquiam (2022) como norteador. Estabeleceu-se três questões norteadoras 1) Qual a visão dos sujeitos sobre a disciplina antes de cursá-la? 2) Qual a visão dos sujeitos sobre a disciplina após utilização do diagrama-metodológico? 3) Quanto os sujeitos se sentem capazes para integrar história da matemática no ensino de conteúdos matemáticos? As respostas emergiram da aplicação de um questionário e das análises das manifestações dos sujeitos às dez perguntas discursivas, analisadas segundo as definições de Bandura (1997; 1994) para as crenças de autoeficácia, isto é, o sentimento das capacidades pessoais de executar determinadas tarefas com sucesso. Os estudos levantados indicaram que autoeficácia docente influencia no desempenho dos professores e no seu bem-estar com a profissão. Os resultados desta pesquisa indicaram que após a cursarem a disciplina História da Matemática, na qual se fez uso do diagrama-metodológico de Chaquiam (2022), os sujeitos apresentaram maior autoeficácia sobre suas capacidades em fazer uso da história da matemática na constituição de sua formação e nas futuras práxis.
Downloads
Referências
ARAMAN, E. M. de O. Contribuições da História da Matemática para a construção dos saberes do professor de Matemática. 2011. 238f.Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) -Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2011. Disponível em: https://pos.uel.br/pecem/teses-dissertacoes/contribuicoes-da-historia-da-matematica-para-a-construcao-dos-saberes-do-professor-de-matematica/. Acesso em: 10 dez. 2022.
BANDURA, A. Self-efficacy. In: RAMACHAUDRAN, V. S. Encyclopedia of human behavior. New York: Academic Press, 1994.
BANDURA, A. Self-efficacy: The exercise of control. W. H. Freeman. 1997.
BECHIR, Ediciney Gonçalves el. al. Autoeficácia docente: percepções de professores da modalidade da educação de jovens e adultos. Research, Society and Development, v. 9, n. 11, 2020. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/347081755_Autoeficacia_docente_percepcoes_de_professores_da_modalidade_da_educacao_de_jovens_e_adultos. Acesso em: 5 nov. 2022.
BRANDEMBERG, João Cláudio. Revisitando a História da Matemática e enfatizando aspectos de sua formação (composição, consolidação) no campo da Educação Matemática. Dossiê: Tendências de Educação Matemática. Revista Cocar. Edição Especial N.14/2022 p.1-21. Disponível em:
https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/index. Acesso em: 20 nov. 2022.
CHAQUIAM, M. História e Matemática: um elo entre contextos, textos e atividades. Coleção VIII Educação Matemática na Amazônia, V. Belém (PA): SBEM-PARÁ, 2022.
CHAQUIAM, M. História e Matemática: um elo e quatro contextos. Revista COCAR, n. 14, Edição Especial – Dossiê Tendências de Educação Matemática; julho de 2022.
https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/index . Acesso em: 20 nov. 2022.
CHAQUIAM, M. História e Matemática Integradas por meio de um Diagrama Metodológico. Revista PARADIGMA, v. XLI, Nº Extra 1; abril de 2020 / 197-211.
Disponívem: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/index. Acesso em: 25 nov. 2022.
CHAQUIAM, M. Ensaios Temáticos: História e Matemática em sala de aula. Belém: SBEM-PA, 2017.
CHAQUIAM, M. Um diagrama, um texto. In: MENDES, I. A. & CHAQUIAM, M. História nas aulas de Matemática: fundamentos e sugestões didáticas para professores. Belém: SBHMat, 2016, p. 77 - 125. Disponível em:
https://paginas.uepa.br/ghemaz/. Acesso em: 1 dez. 2022.
CHAQUIAM, M. História da matemática em sala de aula: proposta para integração aos conteúdos matemáticos. Natal: Livraria da Física, 2015
GUERREIRO-CASANOVA, Daniela Couto & POLYDORO, Soely Aparecida Jorge. Autoeficácia na Formação Superior: Percepções Durante o Primeiro Ano de Graduação. PSICOLOGIA: CIÊNCIA E PROFISSÃO, 31 (1), 50-65. 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pcp/a/XwGpDggzjDVgd5tVyqy3zGP/abstract/?lang=pt. Acesso em: 5 nov. 2022.
MENDES, Iran Abreu. História para o ensino de matemática: fundamentos
epistemológicos, métodos e práticas. História e Matemática: um elo e quatro
contextos. Dossiê: Tendências de Educação Matemática. Revista Cocar. Edição Especial N.14/2022 p.1-21. <
https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/index >. Acesso em: 20 nov. 2022.
SEABRA, Silvaney Fonseca Ferreira; GONÇALVES, Terezinha Valim Oliver. Experiência Formativa e saberes amazônicos e pedagógicos de conteúdo na formação inicial de professores para os anos escolares iniciais. In: SEABRA, Silvaney Fonseca Ferreira; GONÇALVES, Terezinha Valim Oliver. (Orgs.). Saberes docentes em ciências e matemáticas na Amazônia brasileira: pesquisa, ensino e formação de professores. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017. p. 365-380.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Anais - Seminário Nacional de História da Matemática
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.