CONTRIBUIÇÕES DA DISCIPLINA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA À AUTOEFICÁCIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES

Autores

Palavras-chave:

História da Matemática. Formação de professores. História no Ensino. Autoeficácia docente.

Resumo

Apresenta-se os resultados de uma pesquisa realizada com estudantes de graduação do curso de licenciatura em Matemática sobre a autoeficácia percebida após a disciplina História da Matemática, tendo por base o diagrama-metodológico de Chaquiam (2022) como norteador. Estabeleceu-se três questões norteadoras 1) Qual a visão dos sujeitos sobre a disciplina antes de cursá-la? 2) Qual a visão dos sujeitos sobre a disciplina após utilização do diagrama-metodológico? 3) Quanto os sujeitos se sentem capazes para integrar história da matemática no ensino de conteúdos matemáticos? As respostas emergiram da aplicação de um questionário e das análises das manifestações dos sujeitos às dez perguntas discursivas, analisadas segundo as definições de Bandura (1997; 1994) para as crenças de autoeficácia, isto é, o sentimento das capacidades pessoais de executar determinadas tarefas com sucesso. Os estudos levantados indicaram que autoeficácia docente influencia no desempenho dos professores e no seu bem-estar com a profissão. Os resultados desta pesquisa indicaram que após a cursarem a disciplina História da Matemática, na qual se fez uso do diagrama-metodológico de Chaquiam (2022), os sujeitos apresentaram maior autoeficácia sobre suas capacidades em fazer uso da história da matemática na constituição de sua formação e nas futuras práxis.

Biografia do Autor

Edna Machado da Silva, SEDUC-PA

Mestra em Ensino de Matemática (UEPA-2020). Licenciada Plena em Matemática (UFPA-2009). Técnica Administrativa em Educação Superior da Universidade Federal do Pará. Possui produções nas áreas de Ensino de Matemática, História da Matemática, Uso de Tecnologias no Ensino da Matemática e Sequência Didática para o Ensino do Conceito de Função. Tem interesse em pesquisas sobre História da Matemática e sobre métodos Interativos e dialógicos de Ensino de Ciências e Matemáticas e Análise do Discurso e Microgenética no Ensino de Ciências e Matemáticas. Foi professora formadora do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) (UFPA 2012-2016), ministrando as disciplinas de Cálculo e Álgebra Linear. Orientadora de TCC no curso de Licenciatura em Matemática (IFMA)

Miguel Chaquiam, Universidade do Estado do Pará

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (2012), Mestre em Matemática pela Universidade Federal do Pará (2001), Especialista em Matemática pela UNESPA (1989), Licenciado em Matemática pelo Centro de Estudos Superiores do Estado do Pará (1984) e Licenciado em Ciências pelo Centro de Estudos Superiores do Estado do Pará (1983). Líder do Grupo de Pesquisa em História, Educação e matemática na Amazônia (GHEMAZ) e Membro do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM). Atualmente é professor da Universidade da Universidade do Estado do Pará ? UEPA, na Categoria de Adjunto IV - TIDE. Professor no Ensino Superior há mais de 35 anos, atua no ensino superior na qualidade de professor nos cursos de Licenciatura em Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática (PPGEM-UEPA), Curso de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática. Já atuou nos cursos de Licenciatura em Ciências, Pedagogia, Engenharia de Produção, Engenharia de Alimentos e nos Cursos de Especialização em Educação Matemática e Fundamentos de Matemática. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em História da Matemática, História das Ciências e Formação de Professores, Análise Real, Álgebra Linear, Estruturas Algébricas, Matemática Computacional. Foi professor de Matemática do Ensino Fundamental e Médio durante 18 anos, Diretor da SBEM-PA durante o triênio 2004/2007, membro da DNE da SBEM no triênio 2007/2010, Membro da Diretória da SBHMat no quadriênio 2015/2019, Parecerista da Revista Ibero-americana de Educação Matemática (UNIÓN), Revista Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC). membro do Comitê Científico da Revista REMATEC, Membro do Conselho Editorial da Coleção Contextos da Ciência, uma publicação da Editora Livraria da Física. Coordenador Científico do XIII Seminário Nacional de História da Matemática (XIII SNHM), dos III, IV, V, VI e VIII Encontro Paraense de Educação Matemática (EPAEM).

Referências

ARAMAN, E. M. de O. Contribuições da História da Matemática para a construção dos saberes do professor de Matemática. 2011. 238f.Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) -Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2011. Disponível em: https://pos.uel.br/pecem/teses-dissertacoes/contribuicoes-da-historia-da-matematica-para-a-construcao-dos-saberes-do-professor-de-matematica/. Acesso em: 10 dez. 2022.

BANDURA, A. Self-efficacy. In: RAMACHAUDRAN, V. S. Encyclopedia of human behavior. New York: Academic Press, 1994.

BANDURA, A. Self-efficacy: The exercise of control. W. H. Freeman. 1997.

BECHIR, Ediciney Gonçalves el. al. Autoeficácia docente: percepções de professores da modalidade da educação de jovens e adultos. Research, Society and Development, v. 9, n. 11, 2020. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/347081755_Autoeficacia_docente_percepcoes_de_professores_da_modalidade_da_educacao_de_jovens_e_adultos. Acesso em: 5 nov. 2022.

BRANDEMBERG, João Cláudio. Revisitando a História da Matemática e enfatizando aspectos de sua formação (composição, consolidação) no campo da Educação Matemática. Dossiê: Tendências de Educação Matemática. Revista Cocar. Edição Especial N.14/2022 p.1-21. Disponível em:

https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/index. Acesso em: 20 nov. 2022.

CHAQUIAM, M. História e Matemática: um elo entre contextos, textos e atividades. Coleção VIII Educação Matemática na Amazônia, V. Belém (PA): SBEM-PARÁ, 2022.

CHAQUIAM, M. História e Matemática: um elo e quatro contextos. Revista COCAR, n. 14, Edição Especial – Dossiê Tendências de Educação Matemática; julho de 2022.

https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/index . Acesso em: 20 nov. 2022.

CHAQUIAM, M. História e Matemática Integradas por meio de um Diagrama Metodológico. Revista PARADIGMA, v. XLI, Nº Extra 1; abril de 2020 / 197-211.

Disponívem: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/index. Acesso em: 25 nov. 2022.

CHAQUIAM, M. Ensaios Temáticos: História e Matemática em sala de aula. Belém: SBEM-PA, 2017.

CHAQUIAM, M. Um diagrama, um texto. In: MENDES, I. A. & CHAQUIAM, M. História nas aulas de Matemática: fundamentos e sugestões didáticas para professores. Belém: SBHMat, 2016, p. 77 - 125. Disponível em:

https://paginas.uepa.br/ghemaz/. Acesso em: 1 dez. 2022.

CHAQUIAM, M. História da matemática em sala de aula: proposta para integração aos conteúdos matemáticos. Natal: Livraria da Física, 2015

GUERREIRO-CASANOVA, Daniela Couto & POLYDORO, Soely Aparecida Jorge. Autoeficácia na Formação Superior: Percepções Durante o Primeiro Ano de Graduação. PSICOLOGIA: CIÊNCIA E PROFISSÃO, 31 (1), 50-65. 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pcp/a/XwGpDggzjDVgd5tVyqy3zGP/abstract/?lang=pt. Acesso em: 5 nov. 2022.

MENDES, Iran Abreu. História para o ensino de matemática: fundamentos

epistemológicos, métodos e práticas. História e Matemática: um elo e quatro

contextos. Dossiê: Tendências de Educação Matemática. Revista Cocar. Edição Especial N.14/2022 p.1-21. <

https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/index >. Acesso em: 20 nov. 2022.

SEABRA, Silvaney Fonseca Ferreira; GONÇALVES, Terezinha Valim Oliver. Experiência Formativa e saberes amazônicos e pedagógicos de conteúdo na formação inicial de professores para os anos escolares iniciais. In: SEABRA, Silvaney Fonseca Ferreira; GONÇALVES, Terezinha Valim Oliver. (Orgs.). Saberes docentes em ciências e matemáticas na Amazônia brasileira: pesquisa, ensino e formação de professores. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017. p. 365-380.

Downloads

Publicado

2023-03-31

Como Citar

SILVA, Edna Machado da; CHAQUIAM, Miguel. CONTRIBUIÇÕES DA DISCIPLINA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA À AUTOEFICÁCIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES. Anais - Seminário Nacional de História da Matemática, [s. l.], v. 15, 2023. Disponível em: https://snhm.com.br/anais/article/view/66. Acesso em: 8 jul. 2024.

Edição

Seção

Comunicação Científica

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)