BAMBUS LINEARES: material manipulativo para viabilizar o uso do método histórico chinês na solução de sistemas de equações lineares

Autores

  • Kevin Passos kevinsilpa@gmail.com
    Universidade Federal de Sergipe (UFS)
  • Silvânia Costa silvaniacosta@academico.ufs.br
    Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe (CODAP/UFS
  • Georgiane Silva georgianeamor@hotmail.com
    Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Palavras-chave:

Sistemas de equações lineares, Método histórico, Uso Manipulativo

Resumo

O processo de ensino-aprendizagem dos sistemas de equações lineares na Educação Básica normalmente gira em torno dos métodos de resolução de forma algébrica, com a visualização posterior das possíveis soluções por meio de gráficos, mas com uma abordagem limitada da histórica desse objeto do conhecimento. Em contrapartida, Fossa (2012) aponta o uso manipulativo da História da Matemática através de atividades estruturadas como alternativa didática, isto é, uma sequência de atividades centrada num método histórico, a fim de introduzir um conceito ou formalizá-lo. Nesse sentido, ao apresentarmos a história dos sistemas pela perspectiva chinesa, utilizando bambus para representar os coeficientes dos sistemas e solucionando-os através de um método próprio, similar ao escalonamento, tomamos como objetivo evidenciar a potencialidade pedagógica do método chinês no processo de ensino-aprendizagem via uso manipulativo. Para tanto, com a pesquisa se caracterizando como qualitativa, bibliográfica e documental, reunimos informações e alternativas propostas por estudos envolvendo o ensino de álgebra e a história da matemática. Na oportunidade, criamos um material manipulativo a partir do método histórico chinês, o qual denominamos Bambus Lineares. Particularmente, destacamos como contribuição da presente investigação a viabilidade de uma abordagem que estimula a aproximação dos alunos com a realidade na qual um conceito ou procedimento matemático se desenvolveu, contribuindo, assim, com a compreensão das mudanças ocorridas ao longo do tempo em detrimento do ensino que preza por regras, algoritmos e procedimentos mecânicos sem contexto.

Biografia do Autor

Georgiane Silva, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Referências

BAGNI, Giorgio T. A Contribution of Ancient Chinese Algebra: Simultaneous Equations and Counting Rods. In: Proceedings of CERME–5. Larnaca 2007, p. 835–843. Disponível em: http://www.syllogismos.it/education/Cerme5-rods.pdf. Acesso em: 17 mar. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

CHIARI, A. S. A utilização do escalonamento na resolução de sistemas lineares por alunos do ensino médio. 2011. 143f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2011.

DANTE, L. R. Formulação e resolução de problemas de matemática: teoria e prática. 1. ed. - São Paulo: Ática, 2011.

FLAGG, M. Solving a System of Linear Equations Using Ancient Chinese Methods. 2017. Disponível em: https://digitalcommons.ursinus.edu/triumphs_linear/1. Acesso em: 05 jul. 2021.

FOSSA, J. A. Ensaios sobre a educação matemática. 2 ed. Belém: EDUEPA, 2012.

MACHADO, S. R. A; TRIVIZOLI, L. M. História da matemática prescrita em documentos curriculares para o ensino fundamental: relações com a humanização do conhecimento matemático. Revista Temporis[ação] (ISSN 2317-5516), v. 18, n. 2, p. 159-178, 4 abr. 2019.

MIGUEL, A. Três Estudos Sobre História e Educação Matemática. 1993, 274 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação – Departamento de Metodologia do Ensino, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1993.

NACARATO, A. M. Eu trabalho primeiro no concreto. Revista de Educação Matemática – SBEM São Paulo, v. 9, n. 9 e 10, p. 1-6, 2005.

OLIVEIRA, R. L. Ensino de Matemática, História da Matemática e Artefatos: possibilidades de ligar os saberes em cursos de formação de professores da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. 2009, 217 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2009.

PHILIPPI, N. B. Sistemas de equações lineares. 2003. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96515. Acesso em: 28 jun. 2021.

SILVEIRA, D. T. CÓRDOVA, F. P. A Pesquisa Científica. In: Métodos de Pesquisa. Rio Grande do Sul: Editora da UFRGS. 2009, p. 31-42.

SOUZA, F. B.; SABINO, E. R.; SABINO, E. R. Abordagem histórica e conceitual sobre os sistemas de equações lineares e sua relação com matrizes e determinantes. 2017. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/350939326_ABORDAGEM_HISTORICA_E_CONCEITUAL_SOBRE_OS_SISTEMAS_DE_EQUACOES_LINEARES_E_SUA_RELACAO_COM_MATRIZES_E_DETERMINANTES. Acesso em: 28 jun. 2021.

VAILATI, J. S.; PACHECO, E. R. Usando a história da matemática no ensino da Álgebra. Curitiba: Secretaria de Estado da Educação, 2011. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/702-4.pdf. Acesso em: 01 nov. 2021.

Downloads

Publicado

2023-03-31

Como Citar

PASSOS, Kevin; COSTA, Silvânia; SILVA, Georgiane. BAMBUS LINEARES: material manipulativo para viabilizar o uso do método histórico chinês na solução de sistemas de equações lineares. Anais - Seminário Nacional de História da Matemática, [s. l.], v. 15, 2023. Disponível em: https://snhm.com.br/anais/article/view/38. Acesso em: 8 jul. 2024.

Edição

Seção

Pôster