ESTUDO ACERCA DA PRESENÇA DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO CONTEÚDO PROBABILIDADES EM LIVROS DIDÁTICOS DO 2°ANO DO ENSINO MÉDIO.

Autores

  • Kleyton Santos kleytonpotter10@gmail.com
    Universidade Federal de Sergipe
    http://lattes.cnpq.br/6456569633726901
  • Silvania Costa silvaniacosta@academico.ufs.br
    Colégio de Aplicação-UFS
  • Georgiane Silva georgianeamor@hotmail.com
    Departamento de Matemática-UFS

Palavras-chave:

Probabilidade, História da Matemática, Livro didático, Ensino médio

Resumo

No presente projeto de pesquisa serão utilizados elementos chaves inerentes ao desenvolvimento histórico de Probabilidade, como a aleatoriedade, para dar suporte à compreensão dessa Área Temática e diferenciar algumas sentenças que giram em torno do seu parecer, visando se deter na abordagem apresentada em livros didáticos, já que por muitas vezes esse se apresenta como único recurso acessível tanto para o aluno quanto para o professor, ampliando sua compreensão da realidade. Particularmente, a presente pesquisa tem como objetivo identificar e categorizar a abordagem histórica do ensino de Probabilidade presente nos livros didáticos de matemática mais utilizados pelas instituições de ensino público do estado de Sergipe, aprovados pelo PNLD 2021 e identificar, como base nestas a possibilidade de um ensino de matemática mais significativo. Para tanto, tomaremos como referência às categorias criadas por Bianchi (2006), sendo na parte teórica: Informação Geral, Informação Adicional, Estratégia Didática e Flash; e, na parte das Atividades: Informação, Estratégia Didática e Atividade sobre a História da Matemática. A pesquisa que vai ser realizada é de natureza qualitativa, com aspectos bibliográficos e documentais. Os dados da pesquisa serão obtidos nos livros didáticos do 2°ano do ensino médio aprovados pelo PNLD (2021). Em especial, com a presente investigação, pretendemos contribuir para evidenciar a viabilidade de um ensino de matemática (especificamente, o de Probabilidade) contextualizado e significativo, a partir da abordagem histórica. 

Biografia do Autor

Kleyton Santos, Universidade Federal de Sergipe

Graduando em Licenciatura em Matemática- UFS

Referências

BIANCHI, M. I. Z. Uma reflexão sobre a presença da história da matemática nos livros didáticos. Dissertação. Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Mestrado, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2006.

FOSSA, J. A. Matemática, História e Compreensão. Revista Cocar. UEPA, v.2, p. 7-15, 2008. Disponível em . Acesso em: 30 nov. 2022.

KACHEL, Gabriel; SAD, Lígia. Uma Prática Pedagógica para o Ensino de Probabilidade com o Aporte da História da Matemática. Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco, Vitória, v. 10, n. 2, p. 13-13, 2021.

SILVA, C.D.B. Significados de probabilidade: uma análise em livros didáticos dos anos finais do ensino fundamental. Trabalho de Conclusão de Curso, UFPE, CAA, 2015.

SILVA, V.D.M. A abordagem da História da Matemática no Ensino da Probabilidade nos livros didáticos do Ensino Médio. UEPB, Campina Grande, 2018.

Downloads

Publicado

2023-03-31

Como Citar

SANTOS, Kleyton; COSTA, Silvania; SILVA, Georgiane. ESTUDO ACERCA DA PRESENÇA DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO CONTEÚDO PROBABILIDADES EM LIVROS DIDÁTICOS DO 2°ANO DO ENSINO MÉDIO. Anais - Seminário Nacional de História da Matemática, [s. l.], v. 15, 2023. Disponível em: https://snhm.com.br/anais/article/view/36. Acesso em: 8 jul. 2024.

Edição

Seção

Pôster