ESTUDO ACERCA DA PRESENÇA DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA EM LIVROS DIDÁTICOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA ABORDAGEM DA EQUAÇÃO DO SEGUNDO GRAU

Autores

  • Kelvin Souza kelvinsantos10@hotmail.com
    Universidade Federal de Sergipe
  • Georgiane Silva gerogianeamor@hotmail.com
    Departamento de Matemática-UFS
  • Silvania Costa silvaniacosta@academico.ufs.br
    Colégio de Aplicação-UFS

Palavras-chave:

Ensino fundamental, Equação do 2º grau, História da Matemática, Livro didático

Resumo

A maneira como são abordados os conceitos matemáticos no livro didático pode influenciar na forma em que o professor opta por ministrá-los, por exemplo, fazendo ou não uso da História da Matemática (HM). Em especial, concordamos com Silva (2009) ao defender que a HM aproxima os alunos da compreensão de que a matemática é resultado de sucessivas contribuições de pessoas ao longo da história, sendo possível favorecer um ensino significativo. Dentre os conteúdos matemáticos ensinados na Educação Básica, destacamos o conceito de equação do segundo grau e seu desenvolvimento histórico. Sobretudo, resolução de equações desse tipo tem datação em 1700 a.E.C na Mesopotâmia, por meio de palavras, uma vez que ainda não existia o simbolismo algébrico nem o conhecimento acerca de equações do 2º grau. Este é um importante objeto de conhecimento ensinado no 9º Ano do Ensino Fundamental, que por vezes é proposto de forma desprovida de significado, se assemelhando ao que Skemp (1989) caracteriza como compreensão instrumental. No presente projeto de pesquisa, objetiva-se identificar e categorizar, conforme as categorias criadas por Bianchi (2006), a história da matemática vinculada ao objeto de conhecimento em tela, presente em livros didáticos de matemática do 9º ano do Ensino Fundamental, aprovados pelo PNLD 2020 e que são utilizados por instituições públicas do estado de Sergipe. Para Bianchi (2006), a história da matemática pode ser vista em livros didáticos tanto na parte teórica (podendo ser Informação Geral, Informação Adicional, Estratégia Didática e Flash); quanto nas Atividades (podendo ser Informação, Estratégia Didática e Atividade sobre a História da Matemática). Intenta-se, portanto, que a pesquisa seja de natureza qualitativa, com aspectos bibliográficos e documentais. Por fim, com o presente estudo, pretendemos contribuir com um subsídio para os professores de modo que influencie na maneira como irão olhar o livro didático como um agente de transformação a partir dos resultados desta pesquisa.

Referências

BIANCHI, M. I. Z. Uma reflexão sobre a presença da história da matemática nos livros didáticos. Dissertação. Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Mestrado, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2006.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Curricular. Brasília, 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília, DF, 1998.

MACHADO, S.R. A.; TRIVIZOLI, L. M. História da Matemática Prescrita em Documentos Curriculares para o Ensino Fundamental: Relações com a Humanização do Conhecimento Matemático. Revista Temporis [Ação] (Período acadêmico de História, Letras e Educação da Universidade Estadual de Goiás). Cidade de Goiás; Anápolis. V. 18, N. 02, p. 159-178 de 250, jul./dez., 2018.

SILVA, G. A. Reconceitualização das categorias de Skemp de compreensão relacional e compreensão instrumental como critérios globais. Tese de Doutorado para a obtenção do Título de Doutora em Educação Matemática. Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013, Subseção 2.2.

Downloads

Publicado

2023-03-31

Como Citar

SOUZA, Kelvin; SILVA, Georgiane; COSTA, Silvania. ESTUDO ACERCA DA PRESENÇA DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA EM LIVROS DIDÁTICOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA ABORDAGEM DA EQUAÇÃO DO SEGUNDO GRAU. Anais - Seminário Nacional de História da Matemática, [s. l.], v. 15, 2023. Disponível em: https://snhm.com.br/anais/article/view/61. Acesso em: 8 jul. 2024.

Edição

Seção

Pôster