SUGESTÕES PARA SALA DE AULA NA REVISTA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA PARA PROFESSORES

Autores

Palavras-chave:

Artigos, História da Matemática, Sala de Aula, RHMP

Resumo

Esse trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi descrever as publicações da seção Sugestão para sala de aula da Revista História da Matemática para Professores. A pesquisa é de abordagem qualitativa e de cunho bibliográfica em relação à produção científica desse periódico, desde sua instituição em 2013 até o último número de 2022. Desenvolve-se um mapeamento da produção científica relacionada às sugestões que a revista oferece nesta seção envolvendo tanto os métodos de ensino a partir de práticas matemáticas constituídas ao longo do tempo pela sociedade humana. A abordagem da pesquisa foi de tipo qualitativa e de cunho bibliográfico. De acordo com os resultados, podemos constatar que, as sugestões nestas publicações promovem métodos e outras práticas de ensino as quais relacionam a história da matemática com usos pedagógicos para a formação inicial e continuada de professores

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luis Andrés Castillo, Universidade Federal do Pará

Doutorando em Educação em Ciências e Matemáticas com bolsa de estudo da FAPESPA (2021-2025 | Edital 14/2021 PROPESP-UFPA) no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM) do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestre em Educação em Ciências e Matemáticas - área de concentração: Educação Matemática - (PPGECM/UFPA) com bolsa de estudo da CAPES (2018-2020). Graduado em Licenciatura em Educação Matemática e Física pela Universidade do Zulia, Venezuela (2011-2016) e revalidada como Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal da Bahia (UFBA/2022). Atualmente é Professor Convidado na Universidade Federal do Tocantins (UFT), Campus Universitário de Arraias, no Curso de Licenciatura em Matemática. Membro do Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática (GPSEM/UFPA). Pesquisador nível A-1 no Programa de Estímulo à Pesquisa e Inovação da Venezuela (2015 - Atual). Pertence ao corpo Editorial de periódicos nacionais e internacionais, como parte do Conselho Consultivo, Equipe Técnica e Parecerista ad hoc. Possui experiência na área de Educação Matemática com ênfase em: Formação de Professores com Tecnologias Digitais, Ensino de Matemática com Tecnologias Digitais, Uso do GeoGebra no Ensino da Matemática, Modelagem Matemática com GeoGebra.

Ivonne C. Sánchez, Universidade Federal do Pará

Doutoranda em Educação em Ciências e Matemáticas com bolsa de estudo da FAPESPA (2021-2025 | Edital 14/2021 PROPESP-UFPA) no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM) do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestre em Educação em Ciências e Matemáticas - área de concentração: Educação Matemática - (PPGECM/UFPA) com bolsa de estudo da CAPES (2018-2020). Graduada na Licenciatura em Educação menção Matemática e Física pela Universidade do Zulia, Venezuela (2011-2016) e revalidada como Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal da Bahia (UFBA/2022). Membro do Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática (GPSEM/UFPA). Pesquisadora nível A-2 no Programa de Estímulo à Pesquisa e Inovação da Venezuela (2015 - Atual). Possui experiência na área de Educação Matemática com ênfase em: Formação de Professores com Tecnologias Digitais, Ensino de Matemática com Tecnologias Digitais, Uso do GeoGebra no Ensino da Matemática.

Referências

ASSIS, C. A. M. A equação cúbica e o procedimento babilônico. Revista História da Matemática para Professores, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 28–34, 2020. Disponível em: https://rhmp.com.br/index.php/RHMP/article/view/57. Acesso em: 29 set. 2022.

BISSI, T. As potencialidades pedagógicas da História da Matemática Uma abordagem com alunos da 8a Série. Revista História da Matemática para Professores, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 39–46, 2014. Disponível em: https://rhmp.com.br/index.php/RHMP/article/view/6. Acesso em: 30 set. 2022.

CASTILLO, Luis Andrés. Contribuições de um ambiente virtual para a divulgação das pesquisas em história da matemática no Brasil. 187f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará, Belém, 2020.

FREIRE, D. F.; PEREIRA, A. C. Os versos de līlavātī como recurso didático para o ensino da regra de três simples e direta na educação básica. Revista História da Matemática para Professores, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 1–13, 2022. Disponível em: https://rhmp.com.br/index.php/RHMP/article/view/77. Acesso em: 28 set. 2022.

GIL, R.; SMITH, D. E. P. Leonhard Euler e sua Lettre XV para princesa alemã uma proposta de UBP para o ensino médio abordando a transversalidade entre temas. Revista História da Matemática para Professores, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 30–40, 2020. Disponível em: https://rhmp.com.br/index.php/RHMP/article/view/49. Acesso em: 29 set. 2022.

GIRELLI KILL, T.; CESANA, A. A História da Matemática subsidiando contextos de abordagem para a resolução de problemas: O caso do “truque de Fibonacci”. Revista História da Matemática para Professores, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 65–72, 2015. Disponível em: https://rhmp.com.br/index.php/RHMP/article/view/19. Acesso em: 30 set. 2022.

JELIN, D.; VENEZUELA, A. L. Escolhendo “isso e aquilo” com Descartes tarefas para o ensino médio. Revista História da Matemática para Professores, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 1–11, 2021. Disponível em: https://rhmp.com.br/index.php/RHMP/article/view/74. Acesso em: 28 set. 2022.

MARTINS, J. P.; MENDES, I. A. A decomposição do triângulo retângulo por Leonardo da Vinci problematizações para a educação básica. Revista História da Matemática para Professores, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 35–42, 2020. Disponível em: https://rhmp.com.br/index.php/RHMP/article/view/58. Acesso em: 29 set. 2022.

PEREIRA, A. C.; BATISTA, A. N. S. A Matemática por trás da Balestilha. Revista História da Matemática para Professores, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 53–64, 2015. Disponível em: https://rhmp.com.br/index.php/RHMP/article/view/18. Acesso em: 30 set. 2022.

OLIVEIRA, F. W. S.; PEREIRA, A. C. Uma proposta de atividade com o instrumento jacente no plano para o nono ano do ensino fundamental com foco na semelhança de triângulos. Revista História da Matemática para Professores, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 20–27, 2020. Disponível em: https://rhmp.com.br/index.php/RHMP/article/view/56. Acesso em: 29 set. 2022.

OLIVEIRA, P., LOPES, M. M. Dois modos históricos de resolver equações do segundo grau. Revista História da Matemática para Professores, [S. l.], n. 0, 2013.

OLIVEIRA, D. P. A.; ROSA, M.; VIANA, M. C. V. A Perspectiva Sociocultural da História da Matemática como uma Lente Metodológica para o Estudo de Funções. Revista História da Matemática para Professores, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 73–81, 2015. Disponível em: https://rhmp.com.br/index.php/RHMP/article/view/20. Acesso em: 30 set. 2022.

PIZZANI, L.; SILVA, R. C. DA; BELLO, S. F.; HAYASHI, M. C. P. I. A arte da pesquisa bibliográfica na busca do conhecimento. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, v. 10, n. 2, pp. 53-66, 10 jul. 2012. https://doi.org/10.20396/rdbci.v10i1.1896

RIBEIRO, P. H. S.; PEREIRA, A. C. O processo de graduação e uma utilização do promptuario para multiplicação. Revista História da Matemática para Professores, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 1–11, 2021. Disponível em: https://rhmp.com.br/index.php/RHMP/article/view/75. Acesso em: 28 set. 2022.

SANTOS, A. G.; PEREIRA, A. C. Atividade histórica usando a escala dos números de Edmund Gunter para mobilização de saberes matemáticos. Revista História da Matemática para Professores, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 1–8, 2022. Disponível em: https://rhmp.com.br/index.php/RHMP/article/view/89. Acesso em: 28 set. 2022.

SILVA, C. M. S. Onde está a proporção? Revista História da Matemática para Professores, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 47–57, 2014. Disponível em: https://rhmp.com.br/index.php/RHMP/article/view/7. Acesso em: 30 set. 2022.

SORIANO, M.; SILVA, P.; DAMASCENO, F. O uso do astrolábio no ensino da trigonometria uma experiência no ensino fundamental. Revista História da Matemática para Professores, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 1–9, 2021. Disponível em: https://rhmp.com.br/index.php/RHMP/article/view/73. Acesso em: 28 set. 2022.

SORIANO, M. S.; VIANNA, M. A. Aprendizagem significativa em matemática: contribuições da origem do PI nas medições do círculo. Revista História da Matemática para Professores, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 1–10, 2022. Disponível em: https://rhmp.com.br/index.php/RHMP/article/view/87. Acesso em: 28 set. 2022.

Downloads

Publicado

2023-03-31

Como Citar

CASTILLO, Luis Andrés; SÁNCHEZ, Ivonne C. SUGESTÕES PARA SALA DE AULA NA REVISTA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA PARA PROFESSORES . Anais - Seminário Nacional de História da Matemática, [s. l.], v. 15, 2023. Disponível em: https://snhm.com.br/anais/article/view/75. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Comunicação Científica