SUGESTÕES PARA SALA DE AULA NA REVISTA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA PARA PROFESSORES
Palavras-chave:
Artigos, História da Matemática, Sala de Aula, RHMPResumo
Esse trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi descrever as publicações da seção Sugestão para sala de aula da Revista História da Matemática para Professores. A pesquisa é de abordagem qualitativa e de cunho bibliográfica em relação à produção científica desse periódico, desde sua instituição em 2013 até o último número de 2022. Desenvolve-se um mapeamento da produção científica relacionada às sugestões que a revista oferece nesta seção envolvendo tanto os métodos de ensino a partir de práticas matemáticas constituídas ao longo do tempo pela sociedade humana. A abordagem da pesquisa foi de tipo qualitativa e de cunho bibliográfico. De acordo com os resultados, podemos constatar que, as sugestões nestas publicações promovem métodos e outras práticas de ensino as quais relacionam a história da matemática com usos pedagógicos para a formação inicial e continuada de professores
Downloads
Referências
ASSIS, C. A. M. A equação cúbica e o procedimento babilônico. Revista História da Matemática para Professores, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 28–34, 2020. Disponível em: https://rhmp.com.br/index.php/RHMP/article/view/57. Acesso em: 29 set. 2022.
BISSI, T. As potencialidades pedagógicas da História da Matemática Uma abordagem com alunos da 8a Série. Revista História da Matemática para Professores, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 39–46, 2014. Disponível em: https://rhmp.com.br/index.php/RHMP/article/view/6. Acesso em: 30 set. 2022.
CASTILLO, Luis Andrés. Contribuições de um ambiente virtual para a divulgação das pesquisas em história da matemática no Brasil. 187f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará, Belém, 2020.
FREIRE, D. F.; PEREIRA, A. C. Os versos de līlavātī como recurso didático para o ensino da regra de três simples e direta na educação básica. Revista História da Matemática para Professores, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 1–13, 2022. Disponível em: https://rhmp.com.br/index.php/RHMP/article/view/77. Acesso em: 28 set. 2022.
GIL, R.; SMITH, D. E. P. Leonhard Euler e sua Lettre XV para princesa alemã uma proposta de UBP para o ensino médio abordando a transversalidade entre temas. Revista História da Matemática para Professores, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 30–40, 2020. Disponível em: https://rhmp.com.br/index.php/RHMP/article/view/49. Acesso em: 29 set. 2022.
GIRELLI KILL, T.; CESANA, A. A História da Matemática subsidiando contextos de abordagem para a resolução de problemas: O caso do “truque de Fibonacci”. Revista História da Matemática para Professores, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 65–72, 2015. Disponível em: https://rhmp.com.br/index.php/RHMP/article/view/19. Acesso em: 30 set. 2022.
JELIN, D.; VENEZUELA, A. L. Escolhendo “isso e aquilo” com Descartes tarefas para o ensino médio. Revista História da Matemática para Professores, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 1–11, 2021. Disponível em: https://rhmp.com.br/index.php/RHMP/article/view/74. Acesso em: 28 set. 2022.
MARTINS, J. P.; MENDES, I. A. A decomposição do triângulo retângulo por Leonardo da Vinci problematizações para a educação básica. Revista História da Matemática para Professores, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 35–42, 2020. Disponível em: https://rhmp.com.br/index.php/RHMP/article/view/58. Acesso em: 29 set. 2022.
PEREIRA, A. C.; BATISTA, A. N. S. A Matemática por trás da Balestilha. Revista História da Matemática para Professores, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 53–64, 2015. Disponível em: https://rhmp.com.br/index.php/RHMP/article/view/18. Acesso em: 30 set. 2022.
OLIVEIRA, F. W. S.; PEREIRA, A. C. Uma proposta de atividade com o instrumento jacente no plano para o nono ano do ensino fundamental com foco na semelhança de triângulos. Revista História da Matemática para Professores, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 20–27, 2020. Disponível em: https://rhmp.com.br/index.php/RHMP/article/view/56. Acesso em: 29 set. 2022.
OLIVEIRA, P., LOPES, M. M. Dois modos históricos de resolver equações do segundo grau. Revista História da Matemática para Professores, [S. l.], n. 0, 2013.
OLIVEIRA, D. P. A.; ROSA, M.; VIANA, M. C. V. A Perspectiva Sociocultural da História da Matemática como uma Lente Metodológica para o Estudo de Funções. Revista História da Matemática para Professores, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 73–81, 2015. Disponível em: https://rhmp.com.br/index.php/RHMP/article/view/20. Acesso em: 30 set. 2022.
PIZZANI, L.; SILVA, R. C. DA; BELLO, S. F.; HAYASHI, M. C. P. I. A arte da pesquisa bibliográfica na busca do conhecimento. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, v. 10, n. 2, pp. 53-66, 10 jul. 2012. https://doi.org/10.20396/rdbci.v10i1.1896
RIBEIRO, P. H. S.; PEREIRA, A. C. O processo de graduação e uma utilização do promptuario para multiplicação. Revista História da Matemática para Professores, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 1–11, 2021. Disponível em: https://rhmp.com.br/index.php/RHMP/article/view/75. Acesso em: 28 set. 2022.
SANTOS, A. G.; PEREIRA, A. C. Atividade histórica usando a escala dos números de Edmund Gunter para mobilização de saberes matemáticos. Revista História da Matemática para Professores, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 1–8, 2022. Disponível em: https://rhmp.com.br/index.php/RHMP/article/view/89. Acesso em: 28 set. 2022.
SILVA, C. M. S. Onde está a proporção? Revista História da Matemática para Professores, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 47–57, 2014. Disponível em: https://rhmp.com.br/index.php/RHMP/article/view/7. Acesso em: 30 set. 2022.
SORIANO, M.; SILVA, P.; DAMASCENO, F. O uso do astrolábio no ensino da trigonometria uma experiência no ensino fundamental. Revista História da Matemática para Professores, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 1–9, 2021. Disponível em: https://rhmp.com.br/index.php/RHMP/article/view/73. Acesso em: 28 set. 2022.
SORIANO, M. S.; VIANNA, M. A. Aprendizagem significativa em matemática: contribuições da origem do PI nas medições do círculo. Revista História da Matemática para Professores, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 1–10, 2022. Disponível em: https://rhmp.com.br/index.php/RHMP/article/view/87. Acesso em: 28 set. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Anais - Seminário Nacional de História da Matemática
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.