A EXPLORAÇÃO DO TEOREMA DE VIVIANI COM GEOGEBRA: UMA ABORDAGEM DINÂMICA

Autores

Palavras-chave:

Teorema de Viviani, Tecnologias Digitais, História da Matemática, GeoGebra, Ensino

Resumo

Desde a chegada do século XXI os softwares de matemática dinâmica como o GeoGebra têm sido usados de maneira recorrente para novas interpretações de demonstrações próprias da geometria euclidiana. Neste trabalho temos por objetivo descrever as possibilidades de utilizar o software de matemática dinâmica GeoGebra, explanando uma releitura da demonstração do Teorema de Viviani, gerando um passo a passo para elaboração no GeoGebra e aplicação desta proposta em sala de aula. Nos baseamos nos fundamentos do uso das tecnologias digitais junto à História da Matemática no ensino e aprendizagem da Matemática, onde são tratadas as primeiras ideias do uso combinado de Tecnologia Digital à História da Matemática. Nas duas seções seguintes, justifica-se a utilização da História da Matemática, da Tecnologia Digital e do GeoGebra, no desenvolvimento deste trabalho. Foram discutidas as formas de uso do GeoGebra como artefato de construção, para a representação e comunicação do conhecimento matemático, como uma maneira de visualização e como médio de (re)descoberta, na demonstração do teorema de Viviani materializada por informações históricas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivonne C. Sánchez, Universidade Federal do Pará

Doutoranda em Educação em Ciências e Matemáticas com bolsa de estudo da FAPESPA (2021-2025 | Edital 14/2021 PROPESP-UFPA) no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM) do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestre em Educação em Ciências e Matemáticas - área de concentração: Educação Matemática - (PPGECM/UFPA) com bolsa de estudo da CAPES (2018-2020). Graduada na Licenciatura em Educação menção Matemática e Física pela Universidade do Zulia, Venezuela (2011-2016) e revalidada como Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal da Bahia (UFBA/2022). Membro do Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática (GPSEM/UFPA). Pesquisadora nível A-2 no Programa de Estímulo à Pesquisa e Inovação da Venezuela (2015 - Atual). Possui experiência na área de Educação Matemática com ênfase em: Formação de Professores com Tecnologias Digitais, Ensino de Matemática com Tecnologias Digitais, Uso do GeoGebra no Ensino da Matemática.

Luis Andrés Castillo, Universidade Federal do Pará

Doutorando em Educação em Ciências e Matemáticas com bolsa de estudo da FAPESPA (2021-2025 | Edital 14/2021 PROPESP-UFPA) no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM) do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestre em Educação em Ciências e Matemáticas - área de concentração: Educação Matemática - (PPGECM/UFPA) com bolsa de estudo da CAPES (2018-2020). Graduado em Licenciatura em Educação Matemática e Física pela Universidade do Zulia, Venezuela (2011-2016) e revalidada como Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal da Bahia (UFBA/2022). Atualmente é Professor Convidado na Universidade Federal do Tocantins (UFT), Campus Universitário de Arraias, no Curso de Licenciatura em Matemática. Membro do Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática (GPSEM/UFPA). Pesquisador nível A-1 no Programa de Estímulo à Pesquisa e Inovação da Venezuela (2015 - Atual). Pertence ao corpo Editorial de periódicos nacionais e internacionais, como parte do Conselho Consultivo, Equipe Técnica e Parecerista ad hoc. Possui experiência na área de Educação Matemática com ênfase em: Formação de Professores com Tecnologias Digitais, Ensino de Matemática com Tecnologias Digitais, Uso do GeoGebra no Ensino da Matemática, Modelagem Matemática com GeoGebra.

Referências

ALENCAR, Hilário; CÂNDIDO, Larissa; GARCIA, Ronaldo; MATHIAS, Carmen. O GeoGebra como ferramenta de apoio ao entendimento de demonstrações em Geometria. Revista Professor de Matemática On-line, [S. l.], v. 10, n. 33, 2022. https://doi.org/10.21711/2319023x2022/pmo1033

BORBA, Marcelo C.; VILLARREAL, Monica E. Humans-with-Media and the Reorganization of Mathematical Thinking. New York: Springer, 2005. v. 39 https://doi.org/10.1007/b105001.

GUTIÉRREZ, Rafael Enrique; CASTILLO, Luis Andrés. Simuladores com o software GeoGebra como objetos de aprendizagem para o ensino da física. Tecné Episteme y Didaxis: TED, [S. l.], n. 47, p. 201–216, 2020. https://doi.org/10.17227/ted.num47-11336

HOYLES, Celia. Transforming the mathematical practices of learners and teachers through digital technology. Research in Mathematics Education, [S. l.], v. 20, n. 3, p. 209–228, 2018. https://doi.org/10.1080/14794802.2018.1484799

LEÓN, Maibelys Josefina; GUZMÁN, Marilin; SÁNCHEZ, Ivonne Coromoto Sánchez; BRACHO, Luis Andrés Castillo. Ensino de transformações de funções com GeoGebra: O caso de parabolóides definidos por g(x,y)=a(x-h)^2+b(y-k)^2+c. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, [S. l.], v. 7, n. 1, p. e2001, 2021. https://doi.org/10.35819/remat2021v7i1id4075

MENDES, Iran Abreu. História da matemática no ensino: Entre trajetórias profissionais, epistemológicas e pesquisas. 1a. ed. São Paulo: Livraria da Fisica/SBHMat, 2015.

NCTM. Principles and Standards for School Mathematics. 3. ed. Reston: The National Council of Teachers of Mathematics, 2000.

PRIETO G., Juan Luis. GeoGebra en diferentes escenarios de actuación. Revista Electrónica Conocimiento Libre y Licenciamiento (CLIC), [S. l.], v. 7, n. 14, p. 9–23, 2016.

ROJANO, Teresa. El futuro de las tecnologías digitales en la educación matemática : prospectiva a 30 años de investigación intensiva en el campo. Educación Matemática, [S. l.], v. Especial, n. 25 años, p. 11–30, 2014. https://doi.org/10.24844/EM

SÁNCHEZ, Ivonne C.; CASTILLO, Luis Andrés. Uma antiga demonstração do teorema de Pitágoras desde a perspectiva da geometria dinâmica. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 9, n. 26, p. 214–226, 2022. https://doi.org/10.30938/bocehm.v9i26.8030

SÁNCHEZ, Ivonne C.; CASTILLO, Luis Andrés; LUQUE, Rafael. Tecnologías Digitales y la Geometría Escolar: El GeoGebra para la enseñanza del teorema de Pitágoras. REMATEC, [S. l.], v. 16, n. 37, p. 160–175, 2021. https://doi.org/10.37084/rematec.1980-3141.2021.n37.p160-175.id316

SÁNCHEZ, Ivonne C.; PRIETO, Juan Luis. Algunos ejemplos del uso experimental del GeoGebra en situaciones de simulación y diagramación. In: (Yolanda Serres, Org.)IX CONGRESO VENEZOLANO DE EDUCACIÓN MATEMÁTICA 2016, Barquisimeto. Anais [...]. Barquisimeto: ASOVEMAT, 2016. p. 466–478.

SOUSA, Giselle Costa De. Experiências com GeoGebra e seu papel na aliança entre HM, TDIC e IM. REMATEC, [S. l.], v. 16, n. 37, p. 140–159, 2021. https://doi.org/10.37084/REMATEC.1980-3141.2021.n37.p140-159.id310

SOUSA, Giselle Costa De; ANDRADE, Luciana Vieira. Uma proposta de uso da história da matemática apoiada pelas TIC e HM para o ensino de função. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 3, n. 7, p. 41–53, 2016. https://doi.org/10.30938/bocehm.v3i7.64

Downloads

Publicado

2023-03-31

Como Citar

SÁNCHEZ, Ivonne C.; CASTILLO, Luis Andrés. A EXPLORAÇÃO DO TEOREMA DE VIVIANI COM GEOGEBRA: UMA ABORDAGEM DINÂMICA. Anais - Seminário Nacional de História da Matemática, [s. l.], v. 15, 2023. Disponível em: https://snhm.com.br/anais/article/view/114. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Comunicação Científica