A EXPLORAÇÃO DO TEOREMA DE VIVIANI COM GEOGEBRA: UMA ABORDAGEM DINÂMICA
Palavras-chave:
Teorema de Viviani, Tecnologias Digitais, História da Matemática, GeoGebra, EnsinoResumo
Desde a chegada do século XXI os softwares de matemática dinâmica como o GeoGebra têm sido usados de maneira recorrente para novas interpretações de demonstrações próprias da geometria euclidiana. Neste trabalho temos por objetivo descrever as possibilidades de utilizar o software de matemática dinâmica GeoGebra, explanando uma releitura da demonstração do Teorema de Viviani, gerando um passo a passo para elaboração no GeoGebra e aplicação desta proposta em sala de aula. Nos baseamos nos fundamentos do uso das tecnologias digitais junto à História da Matemática no ensino e aprendizagem da Matemática, onde são tratadas as primeiras ideias do uso combinado de Tecnologia Digital à História da Matemática. Nas duas seções seguintes, justifica-se a utilização da História da Matemática, da Tecnologia Digital e do GeoGebra, no desenvolvimento deste trabalho. Foram discutidas as formas de uso do GeoGebra como artefato de construção, para a representação e comunicação do conhecimento matemático, como uma maneira de visualização e como médio de (re)descoberta, na demonstração do teorema de Viviani materializada por informações históricas.
Downloads
Referências
ALENCAR, Hilário; CÂNDIDO, Larissa; GARCIA, Ronaldo; MATHIAS, Carmen. O GeoGebra como ferramenta de apoio ao entendimento de demonstrações em Geometria. Revista Professor de Matemática On-line, [S. l.], v. 10, n. 33, 2022. https://doi.org/10.21711/2319023x2022/pmo1033
BORBA, Marcelo C.; VILLARREAL, Monica E. Humans-with-Media and the Reorganization of Mathematical Thinking. New York: Springer, 2005. v. 39 https://doi.org/10.1007/b105001.
GUTIÉRREZ, Rafael Enrique; CASTILLO, Luis Andrés. Simuladores com o software GeoGebra como objetos de aprendizagem para o ensino da física. Tecné Episteme y Didaxis: TED, [S. l.], n. 47, p. 201–216, 2020. https://doi.org/10.17227/ted.num47-11336
HOYLES, Celia. Transforming the mathematical practices of learners and teachers through digital technology. Research in Mathematics Education, [S. l.], v. 20, n. 3, p. 209–228, 2018. https://doi.org/10.1080/14794802.2018.1484799
LEÓN, Maibelys Josefina; GUZMÁN, Marilin; SÁNCHEZ, Ivonne Coromoto Sánchez; BRACHO, Luis Andrés Castillo. Ensino de transformações de funções com GeoGebra: O caso de parabolóides definidos por g(x,y)=a(x-h)^2+b(y-k)^2+c. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, [S. l.], v. 7, n. 1, p. e2001, 2021. https://doi.org/10.35819/remat2021v7i1id4075
MENDES, Iran Abreu. História da matemática no ensino: Entre trajetórias profissionais, epistemológicas e pesquisas. 1a. ed. São Paulo: Livraria da Fisica/SBHMat, 2015.
NCTM. Principles and Standards for School Mathematics. 3. ed. Reston: The National Council of Teachers of Mathematics, 2000.
PRIETO G., Juan Luis. GeoGebra en diferentes escenarios de actuación. Revista Electrónica Conocimiento Libre y Licenciamiento (CLIC), [S. l.], v. 7, n. 14, p. 9–23, 2016.
ROJANO, Teresa. El futuro de las tecnologías digitales en la educación matemática : prospectiva a 30 años de investigación intensiva en el campo. Educación Matemática, [S. l.], v. Especial, n. 25 años, p. 11–30, 2014. https://doi.org/10.24844/EM
SÁNCHEZ, Ivonne C.; CASTILLO, Luis Andrés. Uma antiga demonstração do teorema de Pitágoras desde a perspectiva da geometria dinâmica. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 9, n. 26, p. 214–226, 2022. https://doi.org/10.30938/bocehm.v9i26.8030
SÁNCHEZ, Ivonne C.; CASTILLO, Luis Andrés; LUQUE, Rafael. Tecnologías Digitales y la Geometría Escolar: El GeoGebra para la enseñanza del teorema de Pitágoras. REMATEC, [S. l.], v. 16, n. 37, p. 160–175, 2021. https://doi.org/10.37084/rematec.1980-3141.2021.n37.p160-175.id316
SÁNCHEZ, Ivonne C.; PRIETO, Juan Luis. Algunos ejemplos del uso experimental del GeoGebra en situaciones de simulación y diagramación. In: (Yolanda Serres, Org.)IX CONGRESO VENEZOLANO DE EDUCACIÓN MATEMÁTICA 2016, Barquisimeto. Anais [...]. Barquisimeto: ASOVEMAT, 2016. p. 466–478.
SOUSA, Giselle Costa De. Experiências com GeoGebra e seu papel na aliança entre HM, TDIC e IM. REMATEC, [S. l.], v. 16, n. 37, p. 140–159, 2021. https://doi.org/10.37084/REMATEC.1980-3141.2021.n37.p140-159.id310
SOUSA, Giselle Costa De; ANDRADE, Luciana Vieira. Uma proposta de uso da história da matemática apoiada pelas TIC e HM para o ensino de função. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 3, n. 7, p. 41–53, 2016. https://doi.org/10.30938/bocehm.v3i7.64
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Anais - Seminário Nacional de História da Matemática
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.