RELAÇÕES DE PODER E A CONSTRUÇÃO DA DOCÊNCIA COMO PROFISSÃO FEMININA: DESVELANDO ALGUNS ASPECTOS HISTÓRICOS

Autores

Palavras-chave:

Docência, Educação, Mulheres, História da Matemática, Relações de Poder

Resumo

Neste trabalho, nosso objetivo é discorrer sobre as relações de poder na sociedade, as quais são também estendidas às relações de gênero, elencando a docência como profissão feminina. Por meio de levantamentos históricos bibliográficos, destacamos o acesso à educação, formação acadêmica e identidade corporal das mulheres até o século XX, principalmente, englobando as professoras que ensinavam matemática. Inicialmente, abordamos episódios do início do século XIX, momento em que surgiu a primeira lei educacional do Brasil, passando pela mudança do Império para a República e alterações legislativas e sociais no país, chegando ao século XX. Examinamos, de forma sucinta, o período de consolidação das Escolas Normais e a educação das meninas, destacando as diferenças curriculares das escolas femininas e masculinas. Por último, relacionamos as mulheres docentes da época com as relações de poder no campo social, político e profissional. Estes resultados, ainda parciais, referem-se à pesquisa de mestrado profissional em andamento, que tem como produto educacional, uma página no Instagram, já em curso, denominada Mathematical Women como forma de difusão de informações acerca de educação, docência, mulheres e matemática, sob a perspectiva de contextualização histórico-social.

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Biografia do Autor

Roseli Alves de Moura, UFRRJ-Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Doutora em Educação Matemática e Mestre em História da Ciência pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP. Professora Adjunta do Departamento de Matemática da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, atuando como Docente Orientadora do Programa Residência Pedagógica no curso de Matemática no Campus Seropédica na UFRRJ, em disciplinas especificas dos Núcleos de Ensino, Pesquisa e Extensão e Estágios Supervisionados no curso de licenciatura. Presidente da Comissão Interna de Projetos e Programas de Extensão do Instituto de Ciências Exatas-UFRRJ e docente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da UFRRJ, vinculando as experiências no Ensino de Matemática e História das Ciências, com estudos voltados à história da álgebra e análise matemática nos séculos XVII e XVIII e possíveis interfaces entre o Ensino e Aprendizagem de Matemática, Tecnologia e História das Ciências. Atualmente, vice-lider do grupo de pesquisa HEMMSUT História, Educação Matemática e Mulheres: Saberes, União e Trajetórias - UFRRJ, cuja proposta é constituir-se em um grupo para estudos, discussões e reflexões sobre questões de gênero e inclusão, e o papel da mulher na matemática em tais contextos. 

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Publicado

2023-03-31

Como Citar

FERREIRA DOS SANTOS PAULA, Lorrayne; ALVES DE MOURA, Roseli. RELAÇÕES DE PODER E A CONSTRUÇÃO DA DOCÊNCIA COMO PROFISSÃO FEMININA: DESVELANDO ALGUNS ASPECTOS HISTÓRICOS . Anais - Seminário Nacional de História da Matemática, [s. l.], v. 15, 2023. Disponível em: https://snhm.com.br/anais/article/view/31. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Comunicação Científica