RELAÇÕES DE PODER E A CONSTRUÇÃO DA DOCÊNCIA COMO PROFISSÃO FEMININA: DESVELANDO ALGUNS ASPECTOS HISTÓRICOS
Palavras-chave:
Docência, Educação, Mulheres, História da Matemática, Relações de PoderResumo
Neste trabalho, nosso objetivo é discorrer sobre as relações de poder na sociedade, as quais são também estendidas às relações de gênero, elencando a docência como profissão feminina. Por meio de levantamentos históricos bibliográficos, destacamos o acesso à educação, formação acadêmica e identidade corporal das mulheres até o século XX, principalmente, englobando as professoras que ensinavam matemática. Inicialmente, abordamos episódios do início do século XIX, momento em que surgiu a primeira lei educacional do Brasil, passando pela mudança do Império para a República e alterações legislativas e sociais no país, chegando ao século XX. Examinamos, de forma sucinta, o período de consolidação das Escolas Normais e a educação das meninas, destacando as diferenças curriculares das escolas femininas e masculinas. Por último, relacionamos as mulheres docentes da época com as relações de poder no campo social, político e profissional. Estes resultados, ainda parciais, referem-se à pesquisa de mestrado profissional em andamento, que tem como produto educacional, uma página no Instagram, já em curso, denominada Mathematical Women como forma de difusão de informações acerca de educação, docência, mulheres e matemática, sob a perspectiva de contextualização histórico-social.
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