A constituição de uma comunidade matemática no Brasil

Autores

Palavras-chave:

.

Resumo

Nesta mesa serão abordados diferentes aspectos da história da criação e consolidação de uma comunidade matemática no Brasil. Em um primeiro momento, serão apresentadas considerações acerca do caminho percorrido desde o processo de recepção da produção matemática dos países europeus até o estabelecimento da própria produção matemática no Brasil. Posteriormente, serão apresentadas considerações sobre a internacionalização da matemática brasileira, em especial, a relação da International Mathematical Union (IMU) com sociedades científicas, por meio de representantes do Brasil e pessoas envolvidas nesse processo de classificação do país nos grupos da IMU.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Feiteiro Cavalari, Universidade Federal de Itajubá

Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) em 2004, mestre em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) Câmpus Rio Claro em 2007 e doutora em Educação Matemática pela mesma instituição em 2012. Realizou uma pesquisa, na condição de Affiliate Academic, no Institute of Education da University College London (IOE-UCL), por um ano (03/2018 - 02/2019). Foi professora de Matemática em escolas da Educação Básica no Estado de São Paulo e desde 2009, é professora da Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI. Atuando no Instituto de Matemática e Computação desta instituição, leciona, sobretudo, as disciplinas de Prática de Ensino de Matemática, Estágio Supervisionado e História da Matemática. É membro permanente do corpo docente do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Líder do Grupo de Pesquisa em Práticas Formativas e Educativas em Ciências e Matemática (PFECiM) da UNIFEI. É Membro da Diretoria da Sociedade Brasileira de História da Matemática. Suas áreas de pesquisa são: História da Matemática; História das Mulheres e Gênero na Matemática e; articulações entre História da Matemática e Educação Matemática

Viviane de Oliveira Santos, Universidade Federal de Alagoas

Possui doutorado em Educação Matemática e pós-doutorado na área de História das Ciências pela Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" (Unesp), mestrado em Matemática e licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal). É professora efetiva no Instituto de Matemática da Ufal, coordenadora do projeto de extensão "Sem mais nem menos" da UFAL, coordenadora nacional do Mestrado Profissional em Rede Nacional (Profmat), docente no Profmat-Ufal e no Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática, editora-adjunta da Coleção História da Matemática da Sociedade Brasileira de Matemática e líder do Grupo de Pesquisa "História da Matemática e Educação Matemática" da Ufal. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em História da Matemática, História da Educação Matemática, Educação Matemática e Ensino de Matemática.

Vinicius Mendes Couto Pereira, Universidade Federal Fluminense

Doutor em História da Matemática pelo HCTE/UFRJ (2017). Mestre em Ensino de Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009). Licenciado em Matemática pela Universidade Federal Fluminense (2000). Atualmente Professor Adjunto do Departamento de Ciências Exatas, Biológicas e da Terra da Universidade Federal Fluminense. Atua principalmente na Formação Inicial e Continuada de Professores de Matemática tendo como área de interesse o Ensino e a História da Matemática, bem como da relação entre eles.

Referências

.

Publicado

2023-04-02

Como Citar

CAVALARI, Mariana Feiteiro; SANTOS, Viviane de Oliveira; PEREIRA, Vinicius Mendes Couto. A constituição de uma comunidade matemática no Brasil. Anais - Seminário Nacional de História da Matemática, [s. l.], v. 15, 2023. Disponível em: https://snhm.com.br/anais/article/view/119. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Mesa