O CURRÍCULO DOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: um mapeamento das disciplinas que abordam a temática “História da Matemática no Ensino”

Autores

Palavras-chave:

História da Matemática no ensino, Formação de Professores de Matemática, Licenciatura em Matemática, Currículo

Resumo

Este trabalho faz parte de uma pesquisa mais ampla que teve o objetivo de analisar a abordagem de aspectos da História da Matemática (HM) e das relações entre HM e a Educação Matemática (EM) no currículo de cursos, presenciais, de formação de professores de matemática ofertados por universidades federais (UF) brasileiras. De modo particular, a presente pesquisa teve o intuito de mapear as disciplinas que preveem a abordagem da HM no ensino nestes cursos. Para tanto, inicialmente, foram identificados os cursos de formação de professores de Matemática e, posteriormente, foram localizados seus documentos oficiais (Projeto Pedagógicos de Cursos, ementários e matrizes curriculares), sendo encontrados documentos de 117 cursos. Posteriormente, foram selecionadas, nestes documentos, as disciplinas que previam a abordagem de temáticas relativas à HM e/ou às relações entre a HM e a EM. Foram, então, enviados questionários aos coordenadores dos cursos e aos docentes que lecionaram as disciplinas identificadas. As disciplinas que abordam a “HM no ensino”, foco deste trabalho, foram destacadas e analisadas com relação a carga horária, período de oferta, natureza da disciplina, bem como, bibliografia e tópico da ementa relativos à HM no ensino. Identificou-se 76 disciplinas da matriz curricular de 49 cursos ofertados por UF localizadas em todas as regiões brasileiras. Sendo assim, estas disciplinas estão presentes em menos da metade dos cursos analisados, fato que indica a relevância de uma maior inserção desta temática nos cursos de licenciatura. Estas disciplinas são, em sua maioria, de natureza obrigatória, com carga horária superior a 60horas/aula e ofertadas após o quarto período. Por fim, destaca-se que esta investigação se configura como um primeiro passo para entender a inclusão da temática HM no ensino nos currículos destes cursos, suscitando, a realização de futuras pesquisas que se aprofundem no estudo das abordagens desta temática nos cursos de formação de professores.

Biografia do Autor

Mariana Feiteiro Cavalari, Universidade Federal de Itajubá - Unifei

Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) em 2004, mestre em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) Câmpus Rio Claro em 2007 e doutora em Educação Matemática pela mesma instituição em 2012. Realizou uma pesquisa, na condição de Affiliate Academic, no Institute of Education da University College London (IOE-UCL), por um ano (03/2018 - 02/2019). Foi professora de Matemática em escolas da Educação Básica no Estado de São Paulo e desde 2009, é professora da Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI. Atuando no Instituto de Matemática e Computação desta instituição, leciona, sobretudo, as disciplinas de Prática de Ensino de Matemática, Estágio Supervisionado e História da Matemática. É membro permanente do corpo docente do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Líder do Grupo de Pesquisa em Práticas Formativas e Educativas em Ciências e Matemática (PFECiM) da UNIFEI. Foi Membro da Diretoria da Sociedade Brasileira de História da Matemática por dois mandados (2015-2019 e 2019-2023) e atualmente é presidente da SBHMat (2023-2027). Suas áreas de pesquisa são: História da Matemática; História das Mulheres e Gênero na Matemática e; articulações entre História da Matemática e Educação Matemática.

Sabrina Helena Bonfim, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Possui graduação em Matemática - Licenciatura pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP-campus de São José do Rio Preto), mestrado, doutorado e pós-doutorado em Educação Matemática (Área Ensino e Aprendizagem de Matemática e seus Fundamentos Filosóficos - Científicos) pela mesma instituição (campus Rio Claro). Atuou no Ensino Fundamental e Médio. Desde 2009 é professora efetiva da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul ? UFMS, campus de Paranaíba, curso de Matemática - Licenciatura. Leciona disciplinas na área de formação de professores onde também realiza pesquisas e coordena o subprojeto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) desde setembro de 2012. É membro da Diretoria da Sociedade Brasileira de História da Matemática (2023-2027). Além disso, realiza pesquisas tendo como interesse principal a área de História da Matemática.

Angélica Raiz Calábria, Claretiano Centro Universitário

Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) "Júlio de Mesquita Filho" - Campus Rio Claro e, também, em Pedagogia pelo Centro Universitário Claretiano - Rio Claro-Batatais/SP. É mestre e doutora em Educação Matemática pela Unesp/Rio Claro e foi professora do Cursinho Comunitário da Unesp/Rio Claro e de escolas públicas no Ensino Fundamental também na cidade de Rio Claro. É pós doutora pela UNESP - Rio Claro, na área de História da Matemática do Brasil. Lecionou Cálculo e Estatística no Centro Universitário da Fundação Hermínio Ometto e, atualmente, leciona a disciplina de Bioestatísitca e Matemática e Estatística no Centro Universitário Claretiano. Suas áreas de pesquisa são: História da Matemática e articulações entre História da Matemática e Educação Matemática e, também, Estatística.

Referências

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Publicado

2023-03-31

Como Citar

CAVALARI, Mariana Feiteiro; BONFIM, Sabrina Helena; CALÁBRIA, Angélica Raiz. O CURRÍCULO DOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: um mapeamento das disciplinas que abordam a temática “História da Matemática no Ensino”. Anais - Seminário Nacional de História da Matemática, [s. l.], v. 15, 2023. Disponível em: https://snhm.com.br/anais/article/view/29. Acesso em: 8 jul. 2024.

Edição

Seção

Comunicação Científica