O CURRÍCULO DOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: um mapeamento das disciplinas que abordam a temática “História da Matemática no Ensino”
Palavras-chave:
História da Matemática no ensino, Formação de Professores de Matemática, Licenciatura em Matemática, CurrículoResumo
Este trabalho faz parte de uma pesquisa mais ampla que teve o objetivo de analisar a abordagem de aspectos da História da Matemática (HM) e das relações entre HM e a Educação Matemática (EM) no currículo de cursos, presenciais, de formação de professores de matemática ofertados por universidades federais (UF) brasileiras. De modo particular, a presente pesquisa teve o intuito de mapear as disciplinas que preveem a abordagem da HM no ensino nestes cursos. Para tanto, inicialmente, foram identificados os cursos de formação de professores de Matemática e, posteriormente, foram localizados seus documentos oficiais (Projeto Pedagógicos de Cursos, ementários e matrizes curriculares), sendo encontrados documentos de 117 cursos. Posteriormente, foram selecionadas, nestes documentos, as disciplinas que previam a abordagem de temáticas relativas à HM e/ou às relações entre a HM e a EM. Foram, então, enviados questionários aos coordenadores dos cursos e aos docentes que lecionaram as disciplinas identificadas. As disciplinas que abordam a “HM no ensino”, foco deste trabalho, foram destacadas e analisadas com relação a carga horária, período de oferta, natureza da disciplina, bem como, bibliografia e tópico da ementa relativos à HM no ensino. Identificou-se 76 disciplinas da matriz curricular de 49 cursos ofertados por UF localizadas em todas as regiões brasileiras. Sendo assim, estas disciplinas estão presentes em menos da metade dos cursos analisados, fato que indica a relevância de uma maior inserção desta temática nos cursos de licenciatura. Estas disciplinas são, em sua maioria, de natureza obrigatória, com carga horária superior a 60horas/aula e ofertadas após o quarto período. Por fim, destaca-se que esta investigação se configura como um primeiro passo para entender a inclusão da temática HM no ensino nos currículos destes cursos, suscitando, a realização de futuras pesquisas que se aprofundem no estudo das abordagens desta temática nos cursos de formação de professores.
Downloads
Referências
ARAMAN, E. M.; BATISTA, I. L. “O Processo de Construção de Abordagens Históricas na Formação Interdisciplinar do Professor de Matemática”. Bolema, Rio Claro (SP), v. 31, n. 57, p. 380 - 407, abr. 2017
BALESTRI, R. D. A Participação da História da Matemática na Formação Inicial de Professores de Matemática na Ótica de professores e pesquisadores. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina, 2008.
BARONI, R. S., TEIXEIRA, M. V., NOBRE, S. R. “A Investigação Científica em História da Matemática e suas Relações com o Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática”. In. BORBA, M. C; BICUDO, M. V. Educação Matemática: Pesquisa em Movimento. São Paulo: Editora Cortez, 2004.
CAVALARI, M. F. “A inserção da História da Matemática na Formação Inicial de Professores: breves considerações”. SEMINÁRIO NACIONAL DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, XIII, 2018, Fortaleza. Anais... Fortaleza: SBHMat, 2019.
CAVALARI, M. F., MORAES, S. R. A. de, CALÁBRIA, A. R., & BONFIM, S. H. História da matemática na formação de professores: Um mapeamento em cursos ofertados por Universidades Federais brasileiras. Revista de História da Educação Matemática, 8, 1-24, 2020.
FAUVEL, J.; MAANEN, J. (eds.). History in mathematics education: the ICMI study, Dordrecht: Kluwer 2000.
FAUVEL, J. Using history in mathematics education. For the Learning of Mathematics. v. 11, n. 2, p. 3-6, 1991
FRIED, M. Can Mathematics Education and History of Mathematics Coexist?. Science & Education. 10. 391-408. 2001.
MENDES, I. A. A investigação histórica como agente da cognição Matemática na sala de aula. In: MENDES, I. A; FOSSA, J. A.; VALDÉS, J. E. N. A história como um agente de cognição na Educação Matemática. Porto Alegre: Sulina, 2006, pp. 79-136.
MIGUEL, A. As potencialidades pedagógicas da história da matemática em questão: argumentos reforçadores e questionadores. Zetetike, Campinas, SP, v. 5, n. 2, 2009, pp. 73-106.
MIGUEL A.; BRITO, A. J. A História da Matemática na Formação do Professor de Matemática. In: FERREIRA, E. S. (org). Cadernos CEDES 40 (Centro de Estudos Educação e Sociedade) – História e Educação Matemática. 1ª Edição. P. 47-61. Papirus: 1996.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Anais - Seminário Nacional de História da Matemática
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.