Os Problemas geométricos abordados na Baixa Idade Média (do século XI ao XV)

Autores

Palavras-chave:

: História da Matemática, origens do simbolismo, origens da geometria., Geometria

Resumo

Este artigo relata o processo de desenvolvimento da geometria no período da Baixa Idade Média (XI a XV), nas regiões oriental e ocidental da Europa. Com o objetivo de entender os aspectos históricos que contribuíram com esse desenvolvimento, foram analisados problemas geométricos abordados durante os séculos XI e XV, seus autores, a finalidade e o contexto sob qual tais problemas foram desenvolvidos. Para melhor compreensão e representação, este artigo apresenta uma remodelação através do software GeoGebra dos problemas encontrados nas literaturas estudadas. Ao abordar esse tema, investigamos como a geometria se desenvolveu no período, os matemáticos da época, suas contribuições e impactos gerados pelas mesmas em três das principais sociedades da época: ocidental cristã, muçulmana e judaica. Fortemente influenciadas pelo apego religioso, tais sociedades buscavam expandir suas crenças, comércio, territórios e costumes, e a contribuição matemática da época foi determinante para facilitar atividades diárias e, em alguns casos, foi base para fortalecer certos aspectos religiosos destas culturas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Paulo Nascimento Lima, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Possui graduação em Construção de Edifícios pelo Instituto Federal de Alagoas - Matriz(2017) e ensino-medio-segundo-graupelo Colégio Santíssimo Sacramento(2007). Tem experiência na área de Matemática.

Viviane de Oliveira Santos, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Possui doutorado em Educação Matemática e pós-doutorado na área de História das Ciências pela Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" (Unesp), mestrado em Matemática e licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal). É professora efetiva no Instituto de Matemática da Ufal, coordenadora do projeto de extensão "Sem mais nem menos" da UFAL, coordenadora nacional do Mestrado Profissional em Rede Nacional (Profmat), docente no Profmat-Ufal e no Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática, editora-adjunta da Coleção História da Matemática da Sociedade Brasileira de Matemática e líder do Grupo de Pesquisa "História da Matemática e Educação Matemática" da Ufal. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em História da Matemática, História da Educação Matemática, Educação Matemática e Ensino de Matemática

Referências

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília, DF: MEC/SEF, 1997.

KATZ, V. J. The mathematical cultures of Medieval Europe. History and Pedagogy of Mathematics Montpellier: Hal, 2016.

KATZ, V. J; FOLKERTS, M.; HUGHES, B.; WAGNER, R.; BERGGREN, J. L. Sourcebook in the mathematics of medieval Europe and North Africa. Princeton: Princeton University Press, 2016.

MOTTA, C. D. V. B. Resumo: o papel psicológico da História da Matemática no processo de ensino-aprendizagem. Mestranda FEUSP São Paulo – SP, 2005.

ROQUE, T. História da matemática: uma visão crítica, desfazendo mitos e lendas. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.

SAITO, F. História da matemática e suas reconstruções contextuais. Livraria da Física, 2015.

SCHWARTZ, R. K. Al-qibla and the New Spherical Trigonometry: The Examples of al-Bīrūnī and al-Marrākushī Tunísia: COMHISMA10, 2010.

SOARES, K. M. História da Matemática na Formação de Professores do Ensino Fundamental – (1ª a 4ª série). Florianópolis. 2004.

Downloads

Publicado

2023-03-31

Como Citar

LIMA, João Paulo Nascimento; SANTOS, Viviane de Oliveira. Os Problemas geométricos abordados na Baixa Idade Média (do século XI ao XV). Anais - Seminário Nacional de História da Matemática, [s. l.], v. 15, 2023. Disponível em: https://snhm.com.br/anais/article/view/25. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Pôster