Os Problemas geométricos abordados na Baixa Idade Média (do século XI ao XV)
Palavras-chave:
: História da Matemática, origens do simbolismo, origens da geometria., GeometriaResumo
Este artigo relata o processo de desenvolvimento da geometria no período da Baixa Idade Média (XI a XV), nas regiões oriental e ocidental da Europa. Com o objetivo de entender os aspectos históricos que contribuíram com esse desenvolvimento, foram analisados problemas geométricos abordados durante os séculos XI e XV, seus autores, a finalidade e o contexto sob qual tais problemas foram desenvolvidos. Para melhor compreensão e representação, este artigo apresenta uma remodelação através do software GeoGebra dos problemas encontrados nas literaturas estudadas. Ao abordar esse tema, investigamos como a geometria se desenvolveu no período, os matemáticos da época, suas contribuições e impactos gerados pelas mesmas em três das principais sociedades da época: ocidental cristã, muçulmana e judaica. Fortemente influenciadas pelo apego religioso, tais sociedades buscavam expandir suas crenças, comércio, territórios e costumes, e a contribuição matemática da época foi determinante para facilitar atividades diárias e, em alguns casos, foi base para fortalecer certos aspectos religiosos destas culturas.
Downloads
Referências
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília, DF: MEC/SEF, 1997.
KATZ, V. J. The mathematical cultures of Medieval Europe. History and Pedagogy of Mathematics Montpellier: Hal, 2016.
KATZ, V. J; FOLKERTS, M.; HUGHES, B.; WAGNER, R.; BERGGREN, J. L. Sourcebook in the mathematics of medieval Europe and North Africa. Princeton: Princeton University Press, 2016.
MOTTA, C. D. V. B. Resumo: o papel psicológico da História da Matemática no processo de ensino-aprendizagem. Mestranda FEUSP São Paulo – SP, 2005.
ROQUE, T. História da matemática: uma visão crítica, desfazendo mitos e lendas. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.
SAITO, F. História da matemática e suas reconstruções contextuais. Livraria da Física, 2015.
SCHWARTZ, R. K. Al-qibla and the New Spherical Trigonometry: The Examples of al-Bīrūnī and al-Marrākushī Tunísia: COMHISMA10, 2010.
SOARES, K. M. História da Matemática na Formação de Professores do Ensino Fundamental – (1ª a 4ª série). Florianópolis. 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Anais - Seminário Nacional de História da Matemática
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.