HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E ETNOMATEMÁTICA: ações pedagógicas para o ensino de Progressões Aritméticas

Autores

Palavras-chave:

História da Matemática., Etnomatemática., Progressões Aritméticas., Proposta de ensino., Ações pedagógicas.

Resumo

O objetivo deste artigo é refletir sobre os efeitos e as ações pedagógicas emergentes de uma mesma proposta de ensino, aplicada em dois momentos diferentes. A proposta de ensino abordou conceitos relacionados às Progressões Aritméticas e foi aplicada com dois grupos de estudantes diferentes, nos anos de 2017 e 2018. Foi elaborada a partir da articulação entre História da Matemática e Etnomatemática, com fundamentação teórica pautada nas teorizações pós-estruturalistas dos filósofos Michel Foucault e Ludwig Wittgenstein, em sua segunda fase. Como resultados, verificou-se que na segunda aplicação da proposta, mais ações pedagógicas emergiram, ao passo que outros efeitos foram produzidos nos processos de ensino e de aprendizagem dos estudantes. Conclui-se que, apesar das diferenças entre os efeitos produzidos em ambas as aplicações da proposta, é relevante observar que os efeitos produzidos em comum são justamente aqueles que vão ao encontro do referencial teórico utilizado. De modo geral, as ações emergentes indicam a criação de condições de possibilidade para que os estudantes compreendam a existência de distintos modos de matematizar, contribuindo assim para a reflexão sobre a hegemonia dos jogos de linguagem presentes na Matemática Escolar.

Biografia do Autor

Juliana Batista Pereira dos Santos, Escola Estadual de Ensino Médio Bibiano de Almeida - Rio Grande/RS

Possui Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel/2010). Doutora em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS/2020). É Especialista em Educação Matemática (2012) e Mestre em Educação em Ciências (2014), ambos pela Universidade Federal de Santa Maria. Participou de projetos de pesquisa como PIBID (2008-2010) e OBEDUC (2011-2014). Atualmente é professora de Matemática da Rede Estadual de Educação do Rio Grande do Sul, com atuação no Ensino Fundamental e professora preceptora do Programa Residência Pedagógica (Edital 15/2022/FURG), no subprojeto de Matemática. E membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Etnomatemática (GEPEPUCRS), vinculado à Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Isabel Cristina Machado de Lara, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007), Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001) e possui graduação em Matemática - Licenciatura Plena pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1993). Realizou seu Pós-Doutoramento no Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2011). Atualmente é professora da Escola Politécnica da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e professora permanente do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Matemática e do Programa de Pós Graduação em Educação. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Discalculia do Desenvolvimento (GEPEDPUCRS) e o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Etnomatemática (GEPEPUCRS). É coordenadora da Red Internacional de Etnomatemática - RedINET ? da região Sul do Brasil. Realiza palestras, oficinas e minicursos atuando, principalmente, nos seguintes temas: tendências atuais no ensino da Matemática; Etnomatemática; Modelagem Matemática; História da Matemática; dificuldades e transtornos de aprendizagem em Matemática; Resolução de Problemas; uso de jogos.

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Publicado

2023-03-31

Como Citar

SANTOS, Juliana Batista Pereira dos; LARA, Isabel Cristina Machado de. HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E ETNOMATEMÁTICA: ações pedagógicas para o ensino de Progressões Aritméticas. Anais - Seminário Nacional de História da Matemática, [s. l.], v. 15, 2023. Disponível em: https://snhm.com.br/anais/article/view/45. Acesso em: 8 jul. 2024.

Edição

Seção

Comunicação Científica