HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E ETNOMATEMÁTICA: ações pedagógicas para o ensino de Progressões Aritméticas
Palavras-chave:
História da Matemática., Etnomatemática., Progressões Aritméticas., Proposta de ensino., Ações pedagógicas.Resumo
O objetivo deste artigo é refletir sobre os efeitos e as ações pedagógicas emergentes de uma mesma proposta de ensino, aplicada em dois momentos diferentes. A proposta de ensino abordou conceitos relacionados às Progressões Aritméticas e foi aplicada com dois grupos de estudantes diferentes, nos anos de 2017 e 2018. Foi elaborada a partir da articulação entre História da Matemática e Etnomatemática, com fundamentação teórica pautada nas teorizações pós-estruturalistas dos filósofos Michel Foucault e Ludwig Wittgenstein, em sua segunda fase. Como resultados, verificou-se que na segunda aplicação da proposta, mais ações pedagógicas emergiram, ao passo que outros efeitos foram produzidos nos processos de ensino e de aprendizagem dos estudantes. Conclui-se que, apesar das diferenças entre os efeitos produzidos em ambas as aplicações da proposta, é relevante observar que os efeitos produzidos em comum são justamente aqueles que vão ao encontro do referencial teórico utilizado. De modo geral, as ações emergentes indicam a criação de condições de possibilidade para que os estudantes compreendam a existência de distintos modos de matematizar, contribuindo assim para a reflexão sobre a hegemonia dos jogos de linguagem presentes na Matemática Escolar.
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