ALGUNS CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS MOBILIZADOS NO ESTUDO DA CONSTRUÇÃO DE CORPOS REGULARES SEGUNDO O TRATADO DE DIVINA PROPORTIONE DE LUCA PACIOLI
Palavras-chave:
De Divina Proportione, Ensino de Geometria, Corpos regularesResumo
No contexto histórico do ensino de Matemática, a Geometria é um conteúdo que poderia ter maior destaque nos diferentes níveis educacionais. A fim de propiciar isso, estudos vem sendo desenvolvidos partindo da relação entre diversos campos do saber. Especificamente para os conhecimentos matemáticos que envolvem os corpos regulares, a utilização da fonte histórica De Divina Proportione, tratado redigido pelo frade italiano Luca Pacioli (1447-1517) durante o período renascentista, é uma opção que traz contribuições significativas. O presente estudo trata de um recorte de uma pesquisa de mestrado realizada sobre os capítulos XXV a XXVIII do referido tratado e tem por objetivo apresentar os resultados do estudo realizado, trazendo algumas reflexões didáticas que emergem dos escritos de Pacioli no que se refere ao conceito de corpos regulares e à construção de alguns deles. A partir disso, percebemos que o conteúdo do tratado De Divina Proportione pode ser fonte de diversas discussões potencialmente didáticas relacionadas à construção do conhecimento de corpos regulares, representando uma possibilidade de ressignificar conhecimentos.
Downloads
Referências
BELTRAN, M. H. R..; SAITO, F.; TRINDADE, L. S. P. História da Ciência para formação de professores. São Paulo: Ed. Livraria da Física, 2014.
BERTATO, F. M.. A "De Divina Proportione" de Luca Pacioli: tradução anotada e comentada. Campinas: Unicamp, 2010. 56 v. Coleção CLE.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CES 1.302/2001. Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Matemática, Bacharelado e Licenciatura. Diário Oficial da União, Brasília, 05 mar. 2002, Seção 1, p. 15. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES13022.pdf. Acesso em: 1 nov. 2019.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 23 dez. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 1 nov. 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. Brasília: MEC, 2018.
CALDATTO, M. E.; PAVANELLO, R. M.. Um panorama histórico do ensino de geometria no Brasil: de 1500 até os dias atuais. Quadrante, Lisboa, v. 24, n. 1, p. 103-128, jun. 2015. Disponível em: https://quadrante.apm.pt/article/view/22913. Acesso em: 01 jan. 2021.
DI TEODORO, F. P.. PACIOLI, Luca. 2014. Dizionario Biografico degli Italiani. Disponível em: http://www.treccani.it/enciclopedia/luca-pacioli_(Dizionario-Biografico). Acesso em: 01 nov. 2019.
DIAS, M. da S.; SAITO, F.. Algumas potencialidades didáticas do “setor trigonal” na interface entre história e ensino de Matemática Some didactic potential of “trigonal sector” at the interface between history and mathematic teaching. Educação Matemática Pesquisa: Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, v. 16, n. 4, p. 1227-1253, 2014.
NUOVO, A.. PAGANINI, Paganino. 2014. Dizionario Biografico degli Italiani. Disponível em: http://www.treccani.it/enciclopedia/paganino-paganini_%28Dizionario- Biografico%29. Acesso em: 01 nov. 2019.
PACIOLI, L.. De Divina Proportione. In: BERTATO, F. M.. A "De Divina Proportione" de Luca Pacioli: tradução anotada e comentada. Campinas: Unicamp, 2010. 56 v. Coleção CLE. p. 1-109.
PACIOLI, L.. De Divina Proportione. Veneza: A. Paganius Paganinus, 1509.
PEREIRA, A. C. C.; SAITO, F.. A reconstrução do báculo de Petrus Ramus na interface entre história e ensino de matemática. COCAR, Belém, v. 13, n. 25, p.342-373, abr. 2019.
PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.
SAITO, F.. História da matemática e suas (re)construções contextuais. São Paulo: Livraria da Física, 2015.
SAITO, F.. Instrumentos e o “saber-fazer” matemático no século XVI, in Ciência, Tecnologia e Cultura: Outro desenvolvimento é possível? Anais do V Simpósio Nacional de Tecnologia e Sociedade. Curitiba, UTFPR/ESOCITE.BR, 2013, pp. 1151-1160.
SAITO, F.; DIAS, M. da S.. Interface entre História da Matemática e ensino: uma atividade desenvolvida com base num documento do século XVI. Ciência & Educação, v.19, no1, p. 89-111, 2013.
SILVA, A. S. da. O conceito de corpos regulares em alguns livros didáticos e sua relação com o tratado De Divina Proportione (1509). Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, Fortaleza, v. 7, n. 20, p. 190–201, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/2968. Acesso em: 01 jan. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Anais - Seminário Nacional de História da Matemática
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.