ALGUNS CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS MOBILIZADOS NO ESTUDO DA CONSTRUÇÃO DE CORPOS REGULARES SEGUNDO O TRATADO DE DIVINA PROPORTIONE DE LUCA PACIOLI

Autores

Palavras-chave:

De Divina Proportione, Ensino de Geometria, Corpos regulares

Resumo

No contexto histórico do ensino de Matemática, a Geometria é um conteúdo que poderia ter maior destaque nos diferentes níveis educacionais. A fim de propiciar isso, estudos vem sendo desenvolvidos partindo da relação entre diversos campos do saber. Especificamente para os conhecimentos matemáticos que envolvem os corpos regulares, a utilização da fonte histórica De Divina Proportione, tratado redigido pelo frade italiano Luca Pacioli (1447-1517) durante o período renascentista, é uma opção que traz contribuições significativas. O presente estudo trata de um recorte de uma pesquisa de mestrado realizada sobre os capítulos XXV a XXVIII do referido tratado e tem por objetivo apresentar os resultados do estudo realizado, trazendo algumas reflexões didáticas que emergem dos escritos de Pacioli no que se refere ao conceito de corpos regulares e à construção de alguns deles. A partir disso, percebemos que o conteúdo do tratado De Divina Proportione pode ser fonte de diversas discussões potencialmente didáticas relacionadas à construção do conhecimento de corpos regulares, representando uma possibilidade de ressignificar conhecimentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alison Sousa da Silva, Secretaria da Educação do Estado do Ceará (SEDUC-CE)

Professor efetivo da Secretaria da Educação do Estado do Ceará (SEDUC CE), possui licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Atualmente atua como Assessor Técnico na 1ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (CREDE 1), cursa especialização em Gestão Escolar: Coordenação Pedagógica e Orientação Educacional pela Faculdade Única de Ipatinga, é membro do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM) e revisor do periódico Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (BOCEHM). 

Referências

BELTRAN, M. H. R..; SAITO, F.; TRINDADE, L. S. P. História da Ciência para formação de professores. São Paulo: Ed. Livraria da Física, 2014.

BERTATO, F. M.. A "De Divina Proportione" de Luca Pacioli: tradução anotada e comentada. Campinas: Unicamp, 2010. 56 v. Coleção CLE.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CES 1.302/2001. Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Matemática, Bacharelado e Licenciatura. Diário Oficial da União, Brasília, 05 mar. 2002, Seção 1, p. 15. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES13022.pdf. Acesso em: 1 nov. 2019.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 23 dez. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 1 nov. 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. Brasília: MEC, 2018.

CALDATTO, M. E.; PAVANELLO, R. M.. Um panorama histórico do ensino de geometria no Brasil: de 1500 até os dias atuais. Quadrante, Lisboa, v. 24, n. 1, p. 103-128, jun. 2015. Disponível em: https://quadrante.apm.pt/article/view/22913. Acesso em: 01 jan. 2021.

DI TEODORO, F. P.. PACIOLI, Luca. 2014. Dizionario Biografico degli Italiani. Disponível em: http://www.treccani.it/enciclopedia/luca-pacioli_(Dizionario-Biografico). Acesso em: 01 nov. 2019.

DIAS, M. da S.; SAITO, F.. Algumas potencialidades didáticas do “setor trigonal” na interface entre história e ensino de Matemática Some didactic potential of “trigonal sector” at the interface between history and mathematic teaching. Educação Matemática Pesquisa: Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, v. 16, n. 4, p. 1227-1253, 2014.

NUOVO, A.. PAGANINI, Paganino. 2014. Dizionario Biografico degli Italiani. Disponível em: http://www.treccani.it/enciclopedia/paganino-paganini_%28Dizionario- Biografico%29. Acesso em: 01 nov. 2019.

PACIOLI, L.. De Divina Proportione. In: BERTATO, F. M.. A "De Divina Proportione" de Luca Pacioli: tradução anotada e comentada. Campinas: Unicamp, 2010. 56 v. Coleção CLE. p. 1-109.

PACIOLI, L.. De Divina Proportione. Veneza: A. Paganius Paganinus, 1509.

PEREIRA, A. C. C.; SAITO, F.. A reconstrução do báculo de Petrus Ramus na interface entre história e ensino de matemática. COCAR, Belém, v. 13, n. 25, p.342-373, abr. 2019.

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

SAITO, F.. História da matemática e suas (re)construções contextuais. São Paulo: Livraria da Física, 2015.

SAITO, F.. Instrumentos e o “saber-fazer” matemático no século XVI, in Ciência, Tecnologia e Cultura: Outro desenvolvimento é possível? Anais do V Simpósio Nacional de Tecnologia e Sociedade. Curitiba, UTFPR/ESOCITE.BR, 2013, pp. 1151-1160.

SAITO, F.; DIAS, M. da S.. Interface entre História da Matemática e ensino: uma atividade desenvolvida com base num documento do século XVI. Ciência & Educação, v.19, no1, p. 89-111, 2013.

SILVA, A. S. da. O conceito de corpos regulares em alguns livros didáticos e sua relação com o tratado De Divina Proportione (1509). Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, Fortaleza, v. 7, n. 20, p. 190–201, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/2968. Acesso em: 01 jan. 2021.

Downloads

Publicado

2023-03-31

Como Citar

SILVA, Alison Sousa da; OLIVEIRA, Adriana Nogueira de. ALGUNS CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS MOBILIZADOS NO ESTUDO DA CONSTRUÇÃO DE CORPOS REGULARES SEGUNDO O TRATADO DE DIVINA PROPORTIONE DE LUCA PACIOLI. Anais - Seminário Nacional de História da Matemática, [s. l.], v. 15, 2023. Disponível em: https://snhm.com.br/anais/article/view/112. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Comunicação Científica