História da Matemática no Ensino
Palavras-chave:
.Resumo
A Matemática tem uma história, associada à história do seu ensino e que, na visão de muitos estudiosos do tema, carrega um significativo potencial para influenciar positivamente no ensino e na aprendizagem dessa disciplina bem como na formação dos professores. Produzir e contar as Histórias da Matemática nos ajuda a perceber essa disciplina como produto sociocultural, como uma das muitas manifestações da diversidade e da comunicação humanas. Por meio da História, podemos compreender a natureza da Matemática, de seus objetos e de seus métodos, refletindo sobre seus processos de produção e difusão com reflexos importantes no seu ensino. Na Mesa Redonda “História da Matemática no Ensino”, mediada pela professora Romélia Mara Alves Souto, com a participação das professoras Bernadete Barbosa Morey e Cristiane Borges Angelo, pretendemos tematizar essas e outras questões, com vistas a motivar a discussão de questões éticas, políticas, sociais e pedagógicas associadas à atividade matemática, ao seu ensino e à inserção da sua história na formação de professores
Downloads
Referências
.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Anais - Seminário Nacional de História da Matemática
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.