História da Matemática no Ensino

Autores

Palavras-chave:

.

Resumo

A Matemática tem uma história, associada à história do seu ensino e que, na visão de muitos estudiosos do tema, carrega um significativo potencial para influenciar positivamente no ensino e na aprendizagem dessa disciplina bem como na formação dos professores. Produzir e contar as Histórias da Matemática nos ajuda a perceber essa disciplina como produto sociocultural, como uma das muitas manifestações da diversidade e da comunicação humanas. Por meio da História, podemos compreender a natureza da Matemática, de seus objetos e de seus métodos, refletindo sobre seus processos de produção e difusão com reflexos importantes no seu ensino. Na Mesa Redonda “História da Matemática no Ensino”, mediada pela professora Romélia Mara Alves Souto, com a participação das professoras Bernadete Barbosa Morey e Cristiane Borges Angelo, pretendemos tematizar essas e outras questões, com vistas a motivar a discussão de questões éticas, políticas, sociais e pedagógicas associadas à atividade matemática, ao seu ensino e à inserção da sua história na formação de professores

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bernadete Morey, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Matemática pela Universidade Amizade dos Povos (1979), mestrado em Matemática pela Universidade Amizade dos Povos (1981) e doutorado em Educação Matemática pela Universidade Amizade dos Povos (1992). Estágio pós-doutoral na UNESP-RC em História da Matemática (2010), Estágio pós-doutoral na Universidade de Penza, Rússia (2016) em História da Matemática. Estágio pós-doutoral (2017-2018) na Laurentian University, Sudbury, Canadá. Coordena o Grupo de Pesquisa Matemática e Cultura. Seus interesses em pesquisa são: 1. Teoria da Objetivação, uma teoria de ensino e aprendizagem sociocultural; 2. Relações entre a História da Matemática e a Educação Matemática; 3. Matemática Recreativa e Ensino de Matemática; 4. Matemática Medieval Islâmica.

Cristiane Borges Angelo, Universidade Federal da Paraíba

É Licenciada em Matemática, Especialista em Educação Profissional para de Jovens e Adultos - PROEJA, Mestre e Doutora em Educação - Linha de Pesquisa em Educação Matemática (UFRN). Atualmente é professora associada da Universidade Federal da Paraíba e vice líder do Grupo de Pesquisa em Ensino de Matemática nos Anos Iniciais (GPEMAIS - UFPB - Campus I). Liderou o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (GEPEM - UFPB - Campus IV), entre 2016 e 2018. Atuou na UFPBVirtual como professora pesquisadora do Curso de Licenciatura em Matemática. É coordenadora adjunta do Programa de Residência Pedagógica e coordenadora de estágio do Curso de Pedagogia com área de aprofundamento em Educação do Campo. Tem experiência na formação inicial e continuada de professores que ensinam matemática nos anos iniciais e finais da Educação Básica. Sua área de atuação contempla os seguintes temas: formação de professores, história da matemática, análise epistemológica, análise e produção de material didático e educação do campo

Romélia Mara Alves Souto, Universidade Federal de São João Del-Rei

possui graduação em Matemática pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1985), mestrado(1997) e doutorado(2006) em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atualmente é Professora Associada do Departamento de Matemática e Estatística da Universidade Federal de São João del-Rei, atuando na área de Educação Matemática, com ênfase nas relações da História com a Educação Matemática, na formação de professores que ensinam matemática e nas relações entre cinema e educação. Tem experiência como docente na educação básica e na formação de professores de Matemática. Atualmente é membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Matemática (Licenciatura) e do Fórum das Licenciaturas da UFSJ

Referências

.

Publicado

2023-04-02

Como Citar

MOREY, Bernadete; ANGELO, Cristiane Borges; SOUTO, Romélia Mara Alves. História da Matemática no Ensino. Anais - Seminário Nacional de História da Matemática, [s. l.], v. 15, 2023. Disponível em: https://snhm.com.br/anais/article/view/120. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Mesa