Rede ACOMECIM: formação continuada de professores de Matemática no RS
Palavras-chave:
Formação professores., Matemática., ACOMECIM.Resumo
O presente trabalho é um recorte de um projeto de pesquisa do grupo História, Cultura e Ensino de Matemática da Universidade de Passo Fundo, que busca inventariar a história recente da Rede ACOMECIM: Ação Conjunta para a Melhoria do Ensino de Ciências e Matemática no Rio Grande do Sul (RS). A referida Rede esteve sobre tutela do Centro de Ciências do Rio Grande do Sul (CECIRS), entre os anos de 1984 até início de 1990, juntamente com a cooperação de 11 instituições de Ensino Superior do estado do RS. Suas ações, como o próprio nome sugere, estava centrado no aprimoramento das práticas dos professores de Ciências e Matemática através da proposição de atividades de natureza de formação continuada. Nesta perspectiva, o objetivo deste texto é trazer informações já elencadas sobre ações da referida REDE. Uma delas desenvolvidas se deu através de cursos ministrados pelas instituições envolvidas em suas áreas de abrangência. Como primeiros dados sobre estes cursos, são trazidos títulos e temáticas dos realizados pela Universidade de Passo Fundo. O projeto de pesquisa, anteriormente referendado, se baliza em quatro etapas. Os resultados da primeira destas, é o que trata também este texto. Já é possível intuir, através dos indícios do trabalho bibliográfico desenvolvido nesta primeira etapa, ter sido a Rede ACOMECIM de uma dinâmica bastante intensa, fortemente alicerçada em estudos, reuniões e elaboração de materiais para alcançar seus objetivos. O indicativo maior a título de conclusão, já possível de afirmar, é que a Rede ACOMECIM interveio de forma constante junto a professores do estado do RS e contribuiu em suas práticas docentes.
Downloads
Referências
Balestrin, G. A. Educação Matemática no Centro de Ciências do Rio Grande do Sul: um estudo das concepções do professor Vicente Hillebrand. (Dissertação - Mestrado) – Porto Alegre: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2013.
Borges, R. M.R. Um centro de ciências chamado CECIRS. II Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 1999. Disponível em: http://www.abrapecnet.org.br/enpec/ii-enpec/Dados/trabalhos/A45.pdf Acesso em 08 de março de 2022.
Ferreira, M, K. L. Ideias Matemáticas de povos culturalmente distintos. São Paulo: Global, 2002.
Hué, W. Bienestar docente y pensamento emocional. Madrid: Las Rozas, 2008.
Imbernon, F. La formación y el deserrollo profesional del professorado. Barcelona: Graó, 1994.
Silva, S. M. de A. Formação docente e trajetórias. Brasília: Enciclopédia de Pedagogia Universitária, V. 2. p. 367 – 379, 2013.
Tardif, M.A. A profissionalização do ensino passados trinta anos: dois passos para a frente, três para trás. Revista Educação e Sociedade. [online], vol. 13, n. 123, pp. 551 – 571, 2013. https://doi.org/10.1590./S0101-73302013000200013.
Arquivos – Material arquivado no LabMat da Universidade de Passo Fundo. Sem datação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Anais - Seminário Nacional de História da Matemática
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.