As Possibilidades de atividades para a disciplina História da Matemática nos cursos de formação inicial de professores

Autores

  • Edna S. Banin ednas@utfpr.edu.br
    UTFPR
  • Luciana S. de Oliveira lucianaoliveira@utfpr.edu.br

  • Mirian M. A. Gonçalez miriangoncalez@utfpr.edu.br

Palavras-chave:

História da Matemática, Cultura Maker, Estudo de Caso

Resumo

Neste Relato de Experiência apresentamos duas possibilidades de atividades Ativas que foram adaptadas segundo os pressupostos da disciplina de História da Matemática, oferecida como unidade curricular obrigatória no curso de Licenciatura em Matemática pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Curitiba. Como o curso envolve a formação de futuros professores da área de matemática, toda iniciativa humanista - utilizando o sentido amplo do termo na filosofia -, implementada nos diferentes componentes curriculares do curso são bem-vindas. Primeiramente utilizamos a Cultura Maker, pautada na ideia do “faça você mesmo”, após estudos teóricos os estudantes criaram slides individuais para compor uma produção coletiva do tema estudado. O Estudo de Caso (Anastasiou, Alves, 2009) foi adaptado para a segunda atividade, em que os futuros professores foram convidados a participarem de uma ação cognitiva, mais complexa, incluindo uma visita ao Museu do Holocausto. Em ambas atividades, que foram avaliadas por critérios da Avaliação Formativa Continuada, resultados positivos foram observados, seja na reação de satisfação emitida pelos estudantes, seja pela qualidade das produções desenvolvidas.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANASTASIOU, L.G.C.; ALVES, L.P. Processos de ensinagem da universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. Joinville. UNIVILLE, 2009, 8ª Edição.

BOSI, A. O tempo e os tempos. in Tempo e História. São Paulo: Cia das Letras, 1992.

BROCKVELD, M.V.V. A Cultura Maker em prol da inovação: boas práticas voltadas a sistemas educacionais. In: Anais 27ª Conferência Anprotec de Empreendedorismo e Ambientes de Inovação, 27ª edição, 2017, Rio de Janeiro<https://anprotec.org.br/site/2017/10/anais-da-27a-conferencia-anprotec-estao-disponiveis-para-download/> p.1680-1702.

MENDES. I. A. História da matemática no ensino: entre trajetórias profissionais, epistemológicas e pesquisas. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2015.

ROQUE, T. História da matemática: uma visão crítica, desfazendo mitos e lendas. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.

Downloads

Publicado

2023-03-31

Como Citar

S. BANIN, Edna; S. DE OLIVEIRA, Luciana; M. A. GONÇALEZ, Mirian. As Possibilidades de atividades para a disciplina História da Matemática nos cursos de formação inicial de professores. Anais - Seminário Nacional de História da Matemática, [s. l.], v. 15, 2023. Disponível em: https://snhm.com.br/anais/article/view/67. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Comunicação Científica