As Possibilidades de atividades para a disciplina História da Matemática nos cursos de formação inicial de professores
Palavras-chave:
História da Matemática, Cultura Maker, Estudo de CasoResumo
Neste Relato de Experiência apresentamos duas possibilidades de atividades Ativas que foram adaptadas segundo os pressupostos da disciplina de História da Matemática, oferecida como unidade curricular obrigatória no curso de Licenciatura em Matemática pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Curitiba. Como o curso envolve a formação de futuros professores da área de matemática, toda iniciativa humanista - utilizando o sentido amplo do termo na filosofia -, implementada nos diferentes componentes curriculares do curso são bem-vindas. Primeiramente utilizamos a Cultura Maker, pautada na ideia do “faça você mesmo”, após estudos teóricos os estudantes criaram slides individuais para compor uma produção coletiva do tema estudado. O Estudo de Caso (Anastasiou, Alves, 2009) foi adaptado para a segunda atividade, em que os futuros professores foram convidados a participarem de uma ação cognitiva, mais complexa, incluindo uma visita ao Museu do Holocausto. Em ambas atividades, que foram avaliadas por critérios da Avaliação Formativa Continuada, resultados positivos foram observados, seja na reação de satisfação emitida pelos estudantes, seja pela qualidade das produções desenvolvidas.
Downloads
Referências
ANASTASIOU, L.G.C.; ALVES, L.P. Processos de ensinagem da universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. Joinville. UNIVILLE, 2009, 8ª Edição.
BOSI, A. O tempo e os tempos. in Tempo e História. São Paulo: Cia das Letras, 1992.
BROCKVELD, M.V.V. A Cultura Maker em prol da inovação: boas práticas voltadas a sistemas educacionais. In: Anais 27ª Conferência Anprotec de Empreendedorismo e Ambientes de Inovação, 27ª edição, 2017, Rio de Janeiro<https://anprotec.org.br/site/2017/10/anais-da-27a-conferencia-anprotec-estao-disponiveis-para-download/> p.1680-1702.
MENDES. I. A. História da matemática no ensino: entre trajetórias profissionais, epistemológicas e pesquisas. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2015.
ROQUE, T. História da matemática: uma visão crítica, desfazendo mitos e lendas. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Anais - Seminário Nacional de História da Matemática
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.